O mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves fechou novembro com 221.317 unidades emplacadas, o que representa alta de 12,12% sobre o mesmo mês do ano passado, de acordo com dados divulgados pela Fenabrave nesta segunda-feira (3). Comparado a outubro, houve queda de 9,57%, mas a redução pode ser explicada pelo menor número de dias úteis de novembro. No acumulado, já são 2.245.677 veículos vendidos em 2018, resultado 14,15% maior que igual período de 2017.
A surpresa do mês ficou por conta do VW Gol, que confirmou a boa performance da quinzena e fechou novembro na segunda posição geral, batendo o Ford Ka e o Hyundai HB20, sendo que a diferença para o Ka foi de apenas duas unidades. Outro destaque foi o Renault Kwid, que superou os 7 mil emplacamentos para atingir a sexta posição, com o primo Sandero em décimo.
Com folga na liderança de suas categorias, tanto o Chevrolet Onix (22.277) quanto o Prisma (7.598) deixam os rivais cada vez menores no retrovisor. O hatch vendeu mais que a soma dos segundo e terceiro colocados, enquanto o sedã mais que dobrou o resultado do concorrente mais próximo - o Ford Ka Sedan, numa distante décima oitava colocação.
Uma liderança que parece em jogo, porém, é a dos SUVs compactos. O Hyundai Creta segue na crescente e em novembro bateu não só o rival direto Honda HR-V (que estava no período de troca para a versão reestilizada e ficou apenas na vigésima posição) como também o Jeep Compass, e foi o líder entre os SUVs no geral. Apesar de perder o trono mensal, o Compass continua emplacando acima das 5 mil unidades/mês.
Quem também vendeu acima das 5 mil unidades em novembro foi o Toyota Corolla, líder absoluto entre os sedãs médios. Mas o resultado desta vez não foi suficiente para garantir o modelo no Top 10. Será o efeito de a nova geração ter sido apresentada nos EUA e na China? Outro que pode ameaçar o Corolla é o companheiro de concessionária Yaris Sedan, que já está vendendo mais que o hatch - 2.774 emplacamentos contra 2.507, respectivamente, em novembro.
Entre os comerciais leves, mais um mês sem novidades: dobradinha da Fiat com Strada e Toro na liderança, VW Saveiro em terceiro, e Toyota Hilux à frente da Chevrolet S10. Briga boa ficou por conta da Ranger versus a Amarok, em duelo vendido pela Ford por apenas 32 unidades.
POS. |
MODELO |
NOVEMBRO 18 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
22.277 |
2º |
VW GOL |
8.836 |
3º |
FORD KA |
8.834 |
4º |
HYUNDAI HB20 |
8.395 |
5º |
CHEVROLET PRISMA |
7.598 |
6º |
RENAULT KWID |
7.092 |
7º |
FIAT ARGO |
6.078 |
8º |
VW POLO |
5.644 |
9º |
HYUNDAI CRETA |
5.171 |
10º |
RENAULT SANDERO |
5.110 |
11º |
TOYOTA COROLLA |
5.023 |
12º |
JEEP COMPASS |
5.008 |
13º |
FIAT MOBI |
4.258 |
14º |
CHEVROLET SPIN |
4.179 |
15º |
NISSAN KICKS |
4.040 |
16º |
VW VIRTUS |
3.955 |
17º |
JEEP RENEGADE |
3.845 |
18º |
FORD KA SEDAN |
3.695 |
19º |
VW FOX |
3.330 |
20º |
HONDA HR-V |
3.305 |
Comerciais leves
POS. |
MODELO |
NOVEMBRO 18 |
1º |
FIAT STRADA |
5.158 |
2º |
FIAT TORO |
3.922 |
3º |
VW SAVEIRO |
3.516 |
4º |
TOYOTA HILUX |
3.382 |
5º |
CHEVROLET S10 |
2.749 |
6º |
FORD RANGER |
1.572 |
7º |
VW AMAROK |
1.540 |
8º |
CHEVROLET MONTANA |
1.169 |
9º |
FIAT FIORINO |
1.022 |
10º |
RENAULT DUSTER OROCH |
997 |
Fonte: Fenabrave
Fotos: divulgação e arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
VW: "décadas de problemas estruturais" levaram à crise atual
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Fiat Pulse e Fastback híbridos terão duas versões; veja quais
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira