Citroën C4 Cactus já representa mais da metade das vendas da marca
Crossover compacto emplacou 1.150 unidades em novembro, ou 59,5% de tudo o que a fabricante francesa vendeu no mês
Falar que o Citroën C4 Cactus veio para salvar a empresa no Brasil podia parecer exagero, mas os dados de emplacamento da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) mostram que isso não está longe da verdade. Segundo o relatório de novembro, o crossover compacto emplacou 1.150 unidades no mês passado, mais do que a soma de todos os demais carros da fabricante no país. E ainda fez com que a Citroën ficasse à frente da Peugeot nas vendas do Grupo PSA.
Para se ter uma ideia, a Citroën emplacou 1.933 carros em novembro, sendo que 1.150 deles foram o C4 Cactus, enquanto as 783 restantes se dividem entre C3, C4 Lounge, C4 Picasso e Aircross. Isso faz com que o C4 Cactus corresponda a 59,4% de tudo o que a Citroën vendeu em novembro. Essa situação não melhora muito nem mesmo se somar os comerciais leves, como Berlingo e Jumpy, o que eleva o total para 2.082 unidades. Neste cenário, o crossover corresponde a 55,2% dos emplacamentos.
Isso atiçou a briga interna do Grupo PSA. A Peugeot vinha ganhando essa disputa, se distanciando aos poucos com um resultado melhor a cada mês. Até outubro, a Peugeot havia emplacado 20.204 unidades, enquanto a Citroën contava 16.029 veículos, uma diferença de 4.175 unidades. Com o resultado de novembro, a Peugeot tem 21.917 veículos, enquanto a Citroën subiu para 18.111 unidades, reduzindo a diferença entre as duas para 3.806 carros.
Desde o lançamento em agosto, o Citroën C4 Cactus vem numa crescente. No primeiro mês, contabilizou 39 unidades, sendo que boa parte delas devem ter sido de carros para test-drive das concessionárias. No mês seguinte, o primeiro em que realmente estava nas lojas, subiu para 190 veículos. Em outubro, pulou para 793 carros emplacados e agora alcança as 1.150 unidades, seu melhor resultado. Não será o Citroën mais vendido no ano, já que tem uma desvantagem de oito meses, mas já mostra que será o carro que irá movimentar as concessionárias da fabricante em 2019.
Fotos: divulgação
Galeria: Citroën C4 Cactus Shine - Brasil
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?