Os carros elétricos ainda estão brigando por seu espaço no mundo do automobilismo, com iniciativas como a Formula E. A Nissan, uma das fabricantes que mais acredita nos modelos EV, quer provar que a falta do ronco do motor não impede que um carro seja competitivo nas pistas. Para isso, transformou o novo Leaf na versão Nismo RC, preparada para competições e que terá somente seis unidades produzidas.
Apresentado na Galeria Nisssan Crossing, o Leaf Nismo RC fará sua estreia no dia 2 de dezembro, durante o Festival Nismo no autódromo Fuji Speedway. O hatch elétrico foi preparado para gerar 340 cv e 65,2 kgfm no total. Como? Em vez de um, ele foi equipado com dois motores elétricos. Aproveitando o torque instantâneo, o Leaf Nismo RC acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos.
A marca foi além de apenas colocar um motor extra no Leaf Nismo RC. Diversos componentes foram trocados por versões mais leves, enquanto a estrutura monocoque é de fibra de carbono de competição e as baterias foram posicionadas no centro da carroceria. Desta forma, os 1.220 kg têm uma distribuição mais equilibrada. E, como há um motor em cada eixo, passa a contar com tração nas quatro rodas. A Nissan diz que o sistema foi calibrado para distribuir o torque direto ao pneu com maior aderência.
O Leaf está muito mais invocado. O capô foi alongado, os faróis estão mais finos e a grade com o estilo V-Motion está menor. O para-choque dianteiro foi redesenhado, passando a contar com um splitter e luzes em LED nas laterais. Uma asa ajustável foi instalada na traseira. A carroceria foi pintada de prata e preto, com detalhes em vermelho.
Apesar de todo o esforço para criar o novo Leaf Nismo RC, a Nissan ainda não confirma se ele irá participar de alguma competição. Por enquanto, a marca irá apostar na Fórmula E, competindo no lugar da Renault. Seu carro para a competição será apresentado também no dia 2 de dezembro.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz CLA elétrico bate recorde do Porsche Taycan
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Porsche: "há uma tendência clara'' de preferência por carros a gasolina
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Toyota confirma lançamento da Hilux elétrica para 2025
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Mercedes-Benz admite que suas metas de eletrificação foram otimistas demais