O mercado norte-americano reagiu em outubro. Embora de maneira bastante discreta, as vendas de veículos novos atingiram a marca de 1.360.692 unidades e cresceram 0,5% na comparação com o mesmo período do ano passado, mesmo com a retração de três das quatro principais montadoras – a Chevrolet e demais marcas da General Motors, vale ressaltar, agora só têm números oficiais divulgados trimestralmente.
Com 168.386 unidades, a Toyota foi a única do top 4 a crescer (+1,7%). Já a Nissan (98.082) foi quem mais perdeu espaço no top 10 (-13%). A Tesla (20.325) pelo segundo mês seguido ficou à frente da Audi (16.056), que viu cair uma sequência de números positivos que já durava mais de 100 meses.
Entre os modelos, nenhuma surpresa na liderança. A novidade foi a queda da Ford F-Series (70.438, -7,3%) após 16 meses seguidos de altas, de acordo com o Best Selling Cars Blog. Vice-líder, a Ram Pickup (49.186) atingiu o terceiro melhor desempenho da história. Da terceira à quinta posições, só SUVs e crossovers, com o Toyota RAV4 (34.004) bem à frente do Honda CR-V (27.825) e do Nissan Rogue (27.748).
Único sedã do top 10 a registrar crescimento (+2,5%), o Toyota Camry foi o sexto. Atrás do irmão maior Accord (23.778), o Honda Civic (22.450) perdeu mais de ¼ dos seus compradores nos últimos 12 meses – a maior retração da parte de cima da tabela - e viu o Toyota Corolla (22.020), mesmo em fim de carreira na atual geração, encostar de vez.
Atual sensação do mercado local, o Tesla Model 3, 13º em setembro, emplacou 17.750 unidades e garantiu presença no top 20 pelo segundo mês seguido. A veterana Dodge Grand Caravan (11.110) manteve o bom momento comercial, praticamente multiplicando por cinco as vendas do ano passado. Representantes do grupo VW, Tiguan (7.586) e Audi Q5 (7.316) incrementaram seus desempenhos em pelo menos 35%.
POS. |
MODELO |
OUT.18 |
% MERCADO |
OUT.17 |
% VARIAÇÃO |
1 |
FORD F-SERIES |
70.438 |
5,2% |
75.974 |
-7,3% |
2 |
RAM PICK-UP |
49.186 |
3,6% |
44.201 |
11,3% |
3 |
TOYOTA RAV4 |
34.004 |
2,5% |
34.086 |
-0,2% |
4 |
HONDA CR-V |
27.825 |
2,0% |
27.791 |
0,1% |
5 |
NISSAN ROGUE |
27.748 |
2,0% |
30.286 |
-8,4% |
6 |
TOYOTA CAMRY |
26.914 |
2,0% |
26.252 |
2,5% |
7 |
HONDA ACCORD |
23.778 |
1,7% |
26.740 |
-11,1% |
8 |
HONDA CIVIC |
22.450 |
1,6% |
30.319 |
-26,0% |
9 |
TOYOTA COROLLA |
22.020 |
1,6% |
24.667 |
-10,7% |
10 |
FORD EXPLORER |
21.935 |
1,6% |
19.421 |
12,9% |
11 |
TOYOTA HIGHLANDER |
20.548 |
1,5% |
17.461 |
17,7% |
12 |
TOYOTA TACOMA |
20.534 |
1,5% |
15.804 |
29,9% |
13 |
FORD ESCAPE |
20.515 |
1,5% |
23.064 |
-11,1% |
14 |
JEEP GRAND CHEROKEE |
19.109 |
1,4% |
17.215 |
11,0% |
15 |
JEEP CHEROKEE |
18.598 |
1,4% |
16.138 |
15,2% |
16 |
HYUNDAI ELANTRA |
18.312 |
1,3% |
14.733 |
24,3% |
17 |
TESLA MODEL 3 |
17.750 |
1,3% |
145 |
12141,4% |
18 |
NISSAN SENTRA |
17.611 |
1,3% |
18.341 |
-4,0% |
19 |
SUBARU FORESTER |
15.981 |
1,2% |
13.430 |
19,0% |
20 |
FORD FUSION |
15.932 |
1,2% |
17.536 |
-9,1% |
21 |
JEEP COMPASS |
14.083 |
1,0% |
11.207 |
25,7% |
22 |
HONDA PILOT |
13.479 |
1,0% |
10.285 |
31,1% |
23 |
NISSAN ALTIMA |
13.406 |
1,0% |
17.863 |
-25,0% |
24 |
JEEP WRANGLER |
13.318 |
1,0% |
13.391 |
-0,5% |
25 |
TOYOTA 4RUNNER |
12.624 |
0,9% |
11.153 |
13,2% |
26 |
SUBARU OUTBACK |
11.574 |
0,9% |
15.786 |
-26,7% |
27 |
HYUNDAI TUCSON |
11.493 |
0,8% |
8.731 |
31,6% |
28 |
DODGE GRAND CARAVAN |
11.110 |
0,8% |
2.431 |
357,0% |
29 |
SUBARU CROSSTREK |
11.049 |
0,8% |
10.871 |
1,6% |
30 |
FORD TRANSIT |
10.757 |
0,8% |
10.290 |
4,5% |
31 |
FORD EDGE |
10.264 |
0,8% |
11.036 |
-7,0% |
32 |
VW JETTA |
10.148 |
0,7% |
9.217 |
10,1% |
33 |
TOYOTA TUNDRA |
9.571 |
0,7% |
10.022 |
-4,5% |
34 |
KIA FORTE |
9.537 |
0,7% |
9.219 |
3,4% |
35 |
CHRYSLER PACIFICA |
9.277 |
0,7% |
7.593 |
22,2% |
36 |
MAZDA CX-5 |
9.271 |
0,7% |
10.306 |
-10,0% |
37 |
LEXUS RX |
8.608 |
0,6% |
8.374 |
2,8% |
38 |
HONDA ODYSSEY |
8.403 |
0,6% |
7.301 |
15,1% |
39 |
KIA SOUL |
7.951 |
0,6% |
9.254 |
-14,1% |
40 |
HYUNDAI SANTA FE |
7.728 |
0,6% |
13.024 |
-40,7% |
41 |
JEEP RENEGADE |
7.683 |
0,6% |
7.888 |
-2,6% |
42 |
VW TIGUAN |
7.586 |
0,6% |
5.111 |
48,4% |
43 |
AUDI Q5 |
7.316 |
0,5% |
5.416 |
35,1% |
44 |
KIA OPTIMA |
7.280 |
0,5% |
7.554 |
-3,6% |
45 |
HYUNDAI SONATA |
7.265 |
0,5% |
7.595 |
-4,3% |
46 |
TOYOTA SIENNA |
6.854 |
0,5% |
7.255 |
-5,5% |
47 |
KIA SPORTAGE |
6.626 |
0,5% |
5.979 |
10,8% |
48 |
KIA SORENTO |
6.560 |
0,5% |
6.478 |
1,3% |
49 |
DODGE CHARGER |
6.316 |
0,5% |
8.086 |
-21,9% |
50 |
TOYOTA PRIUS |
6.306 |
0,5% |
7.710 |
-18,2% |
Marcas
POS. |
MARCA |
OUT.18 |
% MERCADO |
OUT.17 |
% VARIAÇÃO |
1 |
FORD |
184.108 |
13,5% |
190.789 |
-3,5% |
2 |
TOYOTA |
168.386 |
12,4% |
165.540 |
1,7% |
3 |
HONDA |
108.558 |
8,0% |
114.655 |
-5,3% |
4 |
NISSAN |
98.082 |
7,2% |
112.716 |
-13,0% |
5 |
JEEP |
72.800 |
5,4% |
67.074 |
8,5% |
6 |
SUBARU |
55.394 |
4,1% |
54.045 |
2,5% |
7 |
RAM |
54.542 |
4,0% |
47.831 |
14,0% |
8 |
HYUNDAI |
52.653 |
3,9% |
51.224 |
2,8% |
9 |
KIA |
45.102 |
3,3% |
44.397 |
1,6% |
10 |
DODGE |
33.872 |
2,5% |
24.476 |
38,4% |
11 |
VOLKSWAGEN |
29.000 |
2,1% |
27.732 |
4,6% |
12 |
MERCEDES-BENZ |
27.537 |
2,0% |
28.955 |
-4,9% |
13 |
BMW |
23.262 |
1,7% |
23.208 |
0,2% |
14 |
LEXUS |
22.716 |
1,7% |
22.894 |
-0,8% |
15 |
TESLA |
20.325 |
1,5% |
4.200 |
383,9% |
16 |
MAZDA |
18.673 |
1,4% |
20.811 |
-10,3% |
17 |
AUDI |
16.056 |
1,2% |
19.425 |
-17,3% |
18 |
ACURA |
13.624 |
1,0% |
12.698 |
7,3% |
19 |
CHRYSLER |
13.289 |
1,0% |
11.018 |
20,6% |
20 |
INFINITI |
11.880 |
0,9% |
10.296 |
15,4% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
1.360.692 |
... |
1.353.665 |
0,5% |
|
ACUMULADO |
14.301.054 |
... |
14.208.033 |
0,7% |
Observações:
Fontes: Good Car Bad Car / Best Selling Cars / The Truth About Cars
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW domina SP, Creta líder no RJ: veja mais vendidos por estado em outubro
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
VW Polo dispara e Hyundai HB20S é destaque: confira mais vendidos na 1ª quinzena de novembro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
SUVs em outubro: Jeep Compass lidera e Tiggo 7 tem recorde de vendas
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Sedãs em outubro: BYD King supera Nissan Sentra; veja o ranking