O plano da General Motors era acabar com o nome Captiva e substituí-lo pelo Equinox. Foi o movimento que aconteceu em diversos países, inclusive no Brasil. Na Colômbia, porém, a história será diferente. A fabricante apresentou o novo Chevrolet Captiva durante o Salão de Bogotá, mas na verdade trata-se de um carro chinês com o logotipo da gravatinha dourada. Ainda sem muitos detalhes revelados, a empresa diz apenas que será um modelo global.
O novo Chevrolet Captiva é, na prática, um carro chinês. Mais exatamente o Baojun 530, SUV produzido pela SAIC, parceria da GM na China. Tanto é que manteve o motor 1.5 turbo de 147 cv, o mesmo utilizado pelo crossover chinês e que é uma evolução de um motor da Daewoo, antiga marca coreana da GM, da mesma família que o 1.2 usado no Sonic por lá. Trabalha com câmbio manual ou o automático de 6 marchas, e pode ter versão com tração nas quatro rodas.
Visualmente, o Captiva muda pouco em relação ao modelo chinês. A grade está com um desenho interno diferente, sem as duas linhas cromadas. As rodas também têm outro desenho e são de liga leve. De resto, manteve o design do Baojun 530, com lanternas na horizontal e faróis dianteiros bem finos. A fabricante não divulgou imagens do interior, revelando apenas que terá controle de estabilidade, teto solar, bancos com ajuste elétrico e uma versão de sete lugares.
Deve ser vendido em apenas alguns mercados, como Colômbia e países asiáticos. A General Motors trabalha em uma nova linha de carros desenvolvida em parceria com a SAIC e que dará origem aos novos Onix, Prisma e um SUV para o lugar do Tracker. Além disso, o Equinox acabou ocupando o espaço do Captiva em nosso mercado.
A estratégia do novo Chevrolet Captiva não é exclusiva da GM. A Ford está fazendo o mesmo com o inédito Territory, modelo feito a partir do chinês Yusheng S330 da Jianling, sua parceria no país. O SUV, que está no estande da empresa no Salão do Automóvel de São Paulo, pode ser vendido no Brasil como rival do Jeep Compass.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda