Mesmo com o título garantido, Lewis Hamilton não segura o ritmo. O pentacampeão antecipado marcou a pole position para o GP do Brasil de F1, em Interlagos, levando a melhor sobre Sebastian Vettel em uma acirrada classificação.
O inglês marcou o tempo de 1min07s281 na fase final da sessão, o que foi suficiente para deixá-lo pouco menos de um décimo de segundo à frente do rival.
O piloto da Ferrari ainda está sob investigação por ter desrespeitado um procedimento na pesagem no intervalo do Q2 para o Q3.
Valtteri Bottas e Kimi Raikkonen registraram a segunda fila, à frente de Max Verstappen e Daniel Ricciardo, da Red Bull – embora o australiano vá perder cinco posições no grid.
Marcus Ericsson, Charles Leclerc, Romain Grosjean e Pierre Gasly completaram o top 10 da classificação.
As equipes estavam em alerta para a ameaça de chuva durante a classificação, o que fez com que todos os ponteiros já fossem à pista nos minutos iniciais do Q1. Logo de início, pilotos de Mercedes, Ferrari e Red Bull garantiram tempos suficientes para avançar de fase, com a ponta nas mãos de Verstappen, com 1min08s205.
No entanto, a situação estava parelha na tabela de tempos, já que os ponteiros ficaram separados por apenas 0s3. Raikkonen fechou a fase na segunda posição, à frente de Vettel, com Hamilton em quarto.
Durante a fase, Kevin Magnussen se intrometeu entre os líderes para terminar em quinto, a 0s2 de Verstappen. Bottas e Ricciardo vieram a seguir.
Nos minutos finais do Q1, alguns pilotos já reportavam gotas d’água da chuva, o que deixou o último trecho, sobretudo a saída da Junção, escorregadio. Mesmo assim, Pierre Gasly conseguiu melhorar seu tempo para fugir da degola, o que condenou Carlos Sainz, Brendon Hartley, Fernando Alonso, Lance Stroll e Stoffel Vandoorne, eliminados do treino.
A cena do Q1 se repetiu na segunda fase, quando os pilotos, temerosos pela possível chegada definitiva da chuva, foram de imediato à pista para aproveitar o asfalto mais seco. A Ferrari, pensando na corrida, decidiu apostar ao mandar Vettel e Raikkonen de pneus macios, enquanto que todos os demais usaram os supermacios.
Bottas liderou a primeira parte da fase, com 1min07s727. Contudo, Vettel, mesmo de pneus mais lentos, ficou colado, a apenas 0s049. Hamilton ocupou o terceiro posto, 0s068 atrás do parceiro de equipe.
Mercedes e Red Bull, então, seguiram a tática da Ferrari e puseram pneus macios para a segunda tentativa de seus pilotos. Porém, neste momento, já havia uma chuva mais forte, especialmente entre a Junção e o S do Senna , o que impossibilitou melhora no pelotão da frente.
Assim, os melhores tempos do início se mantiveram. Isso significa que Vettel e Raikkonen largarão para a prova de pneus macios, em tese mais duráveis, enquanto que Hamilton, Bottas, Verstappen e Ricciardo partem de supermacios, que têm mais aderência, mas também uma vida útil mais curta.
Verstappen, Raikkonen, Ricciardo e Grosjean vieram a seguir. Já Leclerc, contrariando a decisão da Sauber ao permanecer na pista, conseguiu tirar uma volta da cartola quando as condições climáticas pareciam piores, passando ao Q3 em oitavo. Ericsson e Gasly completaram o top 10.
Isso resultou na eliminação de Magnussen, Pérez, Ocon, Hulkenberg e Sirotkin – que se envolveu em um entrevero com Hamilton na fase, quando o inglês andava lento na saída do Mergulho.
Novamente não houve muito tempo para descanso. Na abertura do Q3, os líderes calçaram pneus novos para suas primeiras tentativas, e Hamilton começou na frente: 1min07s301, apenas 0s073 à frente de Vettel, que deu uma leve exagerada na saída da Curva do Lago.
Bottas e Raikkonen fecharam as primeiras tentativas a seguir, a menos de 0s2 de Hamilton. Já a Red Bull, com Verstappen à frente de Ricciardo, veio 0s4 atrás.
Nas segundas tentativas, Vettel iniciou sua volta com o melhor tempo no primeiro setor, enquanto que Hamilton veio mais rápido no segundo trecho. Porém, ambos perderam tempo no geral, de modo que ninguém melhorou. Mais uma pole, portanto, para o inglês.
Bottas e Raikkonen também não progrediram e abrem a segunda fila. Verstappen e Ricciardo, ainda com as melhores voltas na primeira tentativa, vieram a seguir, separados apenas por 0s002.
Ericsson, Leclerc, Grosjean e Gasly completaram, nesta ordem, o top 10.
Cla | # | Piloto | Chassi | Motor | Tempo | Diferença | km/h |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 1'07.281 | 230.561 | |
2 | 5 | Sebastian Vettel | Ferrari | Ferrari | 1'07.374 | 0.093 | 230.243 |
3 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | Mercedes | 1'07.441 | 0.160 | 230.014 |
4 | 7 | Kimi Raikkonen | Ferrari | Ferrari | 1'07.456 | 0.175 | 229.963 |
5 | 33 | Max Verstappen | Red Bull | TAG | 1'07.778 | 0.497 | 228.870 |
6 | 9 | Marcus Ericsson | Sauber | Ferrari | 1'08.296 | 1.015 | 227.134 |
7 | 16 | Charles Leclerc | Sauber | Ferrari | 1'08.492 | 1.211 | 226.484 |
8 | 8 | Romain Grosjean | Haas | Ferrari | 1'08.517 | 1.236 | 226.402 |
9 | 10 | Pierre Gasly | Toro Rosso | Honda | 1'09.029 | 1.748 | 224.722 |
10 | 20 | Kevin Magnussen | Haas | Ferrari | 1'08.659 | 1.378 | 225.933 |
11 | 3 | Daniel Ricciardo | Red Bull | TAG | 1'07.780 | 0.499 | 228.863 |
12 | 11 | Sergio Perez | Force India | Mercedes | 1'08.741 | 1.460 | 225.664 |
13 | 27 | Nico Hulkenberg | Renault | Renault | 1'08.834 | 1.553 | 225.359 |
14 | 35 | Sergey Sirotkin | Williams | Mercedes | 1'10.381 | 3.100 | 220.406 |
15 | 55 | Carlos Sainz Jr. | Renault | Renault | 1'09.269 | 1.988 | 223.944 |
16 | 28 | Brendon Hartley | Toro Rosso | Honda | 1'09.280 | 1.999 | 223.908 |
17 | 14 | Fernando Alonso | McLaren | Renault | 1'09.402 | 2.121 | 223.515 |
18 | 31 | Esteban Ocon | Force India | Mercedes | 1'08.770 | 1.489 | 225.569 |
19 | 18 | Lance Stroll | Williams | Mercedes | 1'09.441 | 2.160 | 223.389 |
20 | 2 | Stoffel Vandoorne | McLaren | Renault | 1'09.601 | 2.320 | 222.876 |
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