Acredite ou não, a Harley-Davidson será a primeira grande fabricante de motocicletas a vender um modelo totalmente elétrico. Já mostrada anteriormente como conceito, a Livewire em versão final de produção foi a principal atração da marca durante o Salão de Milão, realizado na semana passada na Itália. As vendas começam em janeiro de 2019.
Ainda sem revelar preços ou potência e tempo de recarga, a Harley preferiu dizer neste primeiro momento que haverá 250 concessionários ao redor do mundo com pontos de recarga e suporte à Livewire - foi feita toda uma estratégia por trás do lançamento do modelo. A recarga poderá ser feita numa tomada comum de casa ou por meio de um sistema de recarga rápida.
Por enquanto, o que se sabe é que a Livewire possui um rígido chassi de aço, bengalas Showa na suspensão dianteira e freios Brembo, enquanto que o motor elétrico é montado longitudinalmente. Para lidar com o torque 100% instantâneo deste tipo de motor, haverá nada menos que sete modos de condução, sendo quatro definidos pelo fabricante e mais três que podem ser programados.
A Livewire faz parte de uma ofensiva da Harley-Davidson para conquistar novos motociclistas ao redor do mundo. Juntamente com ela, foram apresentadas as inéditas Streetfighter (naked) e Adventure (big trail), que chegarão às lojas em 2020.
Texto e fotos: Daniel Messeder, de Milão - Itália
Viagem a convite da Honda Motos do Brasil
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
CG 160 2025 marca 30 milhões de motos Honda fabricadas no Brasil
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Moto Morini: marca de motos premium italiana chegará ao Brasil em 2025
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Nova Honda CG 160 2025: preços, equipamentos e o que mudou