Com praticamente todos os modelos registrando números positivos em relação ao último ranking, o mês de outubro apresentou diversos destaques e um modelo que parece cada vez mais imbatível. Confira agora os 50 automóveis e comerciais leves mais vendidos em outubro.
AUTOMÓVEIS
Responsável por quase 11% de todos os automóveis emplacados no Brasil no mês passado, o Chevrolet Onix (22.324) registrou seu novo recorde de vendas com 2,5 mil unidades de vantagem em relação à soma do Ford Ka (10.461) e do Hyundai HB20 (9.361), seus adversários mais próximos. É mais, por exemplo, do que o total emplacado pelo Fiat Uno (2.309) no período.
Quarto pelo terceiro mês consecutivo, o VW Gol (8.973) ficou muito próximo de desalojar o HB20 do pódio. Novamente líder entre os sedãs, o Chevrolet Prisma (7.716) completou o top 5. Com novo recorde, assim como o Onix, o Fiat Argo (6.881) ultrapassou a barreira das seis mil unidades pelo terceiro mês seguido.
Repetindo o oitavo lugar de setembro, o VW Polo (6.090) venceu a disputa contra o Renault Sandero (6.060) por apenas trinta unidades e ficou atrás do Jeep Compass (6.163), mais uma vez o nº 1 entre os SUVs / crossovers e único representante da categoria no top 10, que ainda teve o Renault Kwid (5.940) apenas doze unidades à frente do Toyota Corolla (5.928).
Auxiliado pela reestilização recente e pela adoção de câmbio automático, o Ford Ka Sedan (4.319) vendeu mais do que os dois representantes da VW entre os sedãs compactos, Voyage (4.256) e Virtus (4.159). Com 2.720 emplacamentos, o Fiat Cronos ficou fora do top 20. Destaque também para o recorde do Renault Captur (3.239).
Ultrapassando a barreira das mil unidades, Chery Tiggo (1.045) e VW Tiguan (1.033) venderam mais, por exemplo, do que um Toyota Etios Sedan (892) em queda livre. Em seu primeiro top 50, o recém-lançado Citroën C4 Cactus emplacou 793 unidades, suficientes para uma discreta 47ª posição, mas que o coloca como o carro mais emplacado da empresa com folga.
POS. |
MODELO |
OUT 18 |
% TOTAL |
SET 18 |
% TOTAL |
% VAR. OUT/SET |
POS. SET |
1º |
CHEVROLET ONIX |
22.324 |
10,69% |
17.981 |
10,38% |
24,15% |
1º |
2º |
FORD KA |
10.461 |
5,01% |
8.680 |
5,01% |
20,52% |
2º |
3º |
HYUNDAI HB20 |
9.361 |
4,48% |
8.626 |
4,98% |
8,52% |
3º |
4º |
VW GOL |
8.973 |
4,30% |
6.765 |
3,91% |
32,64% |
4º |
5º |
CHEVROLET PRISMA |
7.716 |
3,70% |
6.532 |
3,77% |
18,13% |
5º |
6º |
FIAT ARGO |
6.881 |
3,30% |
6.395 |
3,69% |
7,60% |
6º |
7º |
JEEP COMPASS |
6.163 |
2,95% |
5.006 |
2,89% |
23,11% |
9º |
8º |
VW POLO |
6.090 |
2,92% |
5.318 |
3,07% |
14,52% |
8º |
9º |
RENAULT SANDERO |
6.060 |
2,90% |
4.577 |
2,64% |
32,40% |
11º |
10º |
RENAULT KWID |
5.940 |
2,84% |
5.486 |
3,17% |
8,28% |
7º |
11º |
TOYOTA COROLLA |
5.928 |
2,84% |
4.774 |
2,76% |
24,17% |
10º |
12º |
HONDA HR-V |
5.352 |
2,56% |
3.972 |
2,29% |
34,74% |
14º |
13º |
HYUNDAI CRETA |
5.026 |
2,41% |
4.195 |
2,42% |
19,81% |
12º |
14º |
FIAT MOBI |
4.997 |
2,39% |
3.537 |
2,04% |
41,28% |
15º |
15º |
NISSAN KICKS |
4.663 |
2,23% |
4.000 |
2,31% |
16,58% |
13º |
16º |
FORD KA SEDAN |
4.319 |
2,07% |
3.282 |
1,90% |
31,60% |
18º |
17º |
VW VOYAGE |
4.256 |
2,04% |
2.828 |
1,63% |
50,50% |
24º |
18º |
VW VIRTUS |
4.159 |
1,99% |
3.524 |
2,03% |
18,02% |
16º |
19º |
VW FOX/CROSS FOX |
3.792 |
1,82% |
2.919 |
1,69% |
29,91% |
21º |
20º |
JEEP RENEGADE |
3.693 |
1,77% |
3.386 |
1,96% |
9,07% |
17º |
21º |
RENAULT CAPTUR |
3.239 |
1,55% |
2.329 |
1,34% |
39,07% |
27º |
22º |
FORD ECOSPORT |
3.167 |
1,52% |
2.888 |
1,67% |
9,66% |
23º |
23º |
TOYOTA YARIS HATCH |
3.148 |
1,51% |
2.943 |
1,70% |
6,97% |
20º |
24º |
HYUNDAI HB20S |
2.932 |
1,40% |
2.451 |
1,42% |
19,62% |
26º |
25º |
HONDA FIT |
2.861 |
1,37% |
1.869 |
1,08% |
53,08% |
31º |
26º |
FIAT CRONOS |
2.720 |
1,30% |
3.062 |
1,77% |
-11,17% |
19º |
27º |
RENAULT DUSTER |
2.702 |
1,29% |
1.803 |
1,04% |
49,86% |
32º |
28º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
2.633 |
1,26% |
2.122 |
1,23% |
24,08% |
28º |
29º |
CHEVROLET SPIN |
2.558 |
1,23% |
1.783 |
1,03% |
43,47% |
33º |
30º |
FIAT UNO |
2.309 |
1,11% |
1.515 |
0,87% |
52,41% |
37º |
31º |
NISSAN VERSA |
2.302 |
1,10% |
2.462 |
1,42% |
-6,50% |
25º |
32º |
HONDA CIVIC |
2.298 |
1,10% |
1.914 |
1,11% |
20,06% |
30º |
33º |
CHEVROLET COBALT |
2.094 |
1,00% |
1.994 |
1,15% |
5,02% |
29º |
34º |
CHEVROLET TRACKER |
2.094 |
1,00% |
1.674 |
0,97% |
25,09% |
34º |
35º |
RENAULT LOGAN |
1.921 |
0,92% |
2.907 |
1,68% |
-33,92% |
22º |
36º |
HONDA CITY |
1.852 |
0,89% |
1.030 |
0,59% |
79,81% |
40º |
37º |
VW UP |
1.788 |
0,86% |
1.544 |
0,89% |
15,80% |
35º |
38º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
1.723 |
0,83% |
1.541 |
0,89% |
11,81% |
36º |
39º |
FIAT SIENA |
1.317 |
0,63% |
1.441 |
0,83% |
-8,61% |
38º |
40º |
TOYOTA HILUX SW4 |
1.273 |
0,61% |
1.017 |
0,59% |
25,17% |
41º |
41º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
1.248 |
0,60% |
1.165 |
0,67% |
7,12% |
39º |
42º |
PEUGEOT 2008 |
1.046 |
0,50% |
839 |
0,48% |
24,67% |
43º |
43º |
CHERY TIGGO |
1.045 |
0,50% |
766 |
0,44% |
36,42% |
45º |
44º |
VW TIGUAN |
1.033 |
0,49% |
658 |
0,38% |
56,99% |
48º |
45º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
892 |
0,43% |
851 |
0,49% |
4,82% |
42º |
46º |
HONDA WR-V |
891 |
0,43% |
787 |
0,45% |
13,21% |
44º |
47º |
CITROËN C4 CACTUS |
793 |
0,38% |
190 |
0,11% |
317,37% |
- |
48º |
NISSAN MARCH |
733 |
0,35% |
690 |
0,40% |
6,23% |
46º |
49º |
FORD FIESTA |
691 |
0,33% |
682 |
0,39% |
1,32% |
47º |
50º |
FIAT WEEKEND |
628 |
0,30% |
436 |
0,25% |
44,04% |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL AUTOS |
208.814 |
100,00% |
173.182 |
100,00% |
20,57% |
|
COMERCIAIS LEVES
Líder pelo segundo mês seguido, a Fiat Strada (7.199) cresceu mais de 50% nas últimas semanas e abriu boa vantagem sobre a Fiat Toro (5.659). Já a disputa pelo terceiro lugar foi a mais acirrada dos últimos tempos: a vitória da VW Saveiro sobre a Toyota Hilux se deu por apenas 56 unidades (4.083 x 4.027).
Destaque positivo em setembro, a VW Amarok (1.612) caiu da quinta para a oitava posição, superada pela Chevrolet S10 (2.794), pela Ford Ranger (2.094) e pela Fiat Fiorino (1.705). Dentro do top 20, a van Citroën Jumpy (156) mais do que dobrou os números do mês passado.
POS. |
MODELO |
OUT 18 |
% TOTAL |
SET 18 |
% TOTAL |
% VAR. OUT/SET |
POS. SET |
1º |
FIAT STRADA |
7.199 |
20,04% |
4.696 |
14,89% |
53,30% |
1º |
2º |
FIAT TORO |
5.659 |
15,75% |
4.575 |
14,51% |
23,69% |
2º |
3º |
VW SAVEIRO |
4.083 |
11,37% |
4.334 |
13,74% |
-5,79% |
3º |
4º |
TOYOTA HILUX |
4.027 |
11,21% |
3.282 |
10,41% |
22,70% |
4º |
5º |
CHEVROLET S10 |
2.794 |
7,78% |
2.450 |
7,77% |
14,04% |
6º |
6º |
FORD RANGER |
2.094 |
5,83% |
2.145 |
6,80% |
-2,38% |
7º |
7º |
FIAT FIORINO |
1.705 |
4,75% |
1.285 |
4,07% |
32,68% |
9º |
8º |
VW AMAROK |
1.612 |
4,49% |
2.505 |
7,94% |
-35,65% |
5º |
9º |
CHEVROLET MONTANA |
1.256 |
3,50% |
1.292 |
4,10% |
-2,79% |
8º |
10º |
RENAULT DUSTER OROCH |
1.127 |
3,14% |
1.045 |
3,31% |
7,85% |
10º |
11º |
MITSUBISHI L200 |
906 |
2,52% |
840 |
2,66% |
7,86% |
11º |
12º |
RENAULT MASTER |
663 |
1,85% |
611 |
1,94% |
8,51% |
12º |
13º |
NISSAN FRONTIER |
460 |
1,28% |
361 |
1,14% |
27,42% |
13º |
14º |
FIAT DUCATO |
373 |
1,04% |
333 |
1,06% |
12,01% |
16º |
15º |
HYUNDAI HR |
333 |
0,93% |
353 |
1,12% |
-5,67% |
14º |
16º |
KIA K2500 |
296 |
0,82% |
350 |
1,11% |
-15,43% |
15º |
17º |
VW EXPRESS |
241 |
0,67% |
196 |
0,62% |
22,96% |
17º |
18º |
IVECO DAILY 3514 |
175 |
0,49% |
160 |
0,51% |
9,38% |
18º |
19º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
166 |
0,46% |
154 |
0,49% |
7,79% |
19º |
20º |
CITROËN JUMPY |
156 |
0,43% |
74 |
0,23% |
110,81% |
22º |
21º |
PEUGEOT EXPERT |
113 |
0,31% |
66 |
0,21% |
71,21% |
24º |
22º |
PEUGEOT PARTNER |
72 |
0,20% |
67 |
0,21% |
7,46% |
23º |
23º |
RAM 2500 |
67 |
0,19% |
79 |
0,25% |
-15,19% |
21º |
24º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
64 |
0,18% |
39 |
0,12% |
64,10% |
26º |
25º |
IVECO DAILY 30S13 |
62 |
0,17% |
45 |
0,14% |
37,78% |
25º |
26º |
RENAULT KANGOO |
48 |
0,13% |
95 |
0,30% |
-49,47% |
20º |
27º |
CITROËN BERLINGO |
33 |
0,09% |
21 |
0,07% |
57,14% |
27º |
28º |
IVECO DAILY |
27 |
0,08% |
8 |
0,03% |
237,50% |
31º |
29º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
24 |
0,07% |
19 |
0,06% |
26,32% |
28º |
30º |
EFFA K01 |
21 |
0,06% |
16 |
0,05% |
31,25% |
29º |
31º |
JAC V260 |
16 |
0,04% |
9 |
0,03% |
77,78% |
30º |
32º |
IVECO DAILY 5516 |
8 |
0,02% |
4 |
0,01% |
100,00% |
33º |
33º |
EFFA V22 |
5 |
0,01% |
1 |
0,00% |
400,00% |
42º |
34º |
EFFA K02 |
3 |
0,01% |
3 |
0,01% |
0,00% |
35º |
35º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
3 |
0,01% |
2 |
0,01% |
50,00% |
40º |
36º |
FORD F150 |
2 |
0,01% |
5 |
0,02% |
-60,00% |
32º |
37º |
FORD F75 |
2 |
0,01% |
2 |
0,01% |
0,00% |
37º |
38º |
MERCEDES-BENZ RIBEIRAUTO |
2 |
0,01% |
2 |
0,01% |
0,00% |
38º |
39º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 |
2 |
0,01% |
2 |
0,01% |
0,00% |
39º |
40º |
DKW VEMAGUETE |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
41º |
FARGO |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
42º |
GM C1404 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
43º |
GM C1414 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
44º |
GM CHEVROLET |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
45º |
GM CHEVY |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
46º |
HAFEI RUIYI |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
47º |
HAFEI ZHONGYI VAN |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
48º |
LIFAN FOISON |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
49º |
MERCEDES-BENZ VITO |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
50º |
VW KOMBI |
1 |
0,00% |
3 |
0,01% |
-66,67% |
36º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL COMERCIAIS |
35.926 |
100,00% |
31.538 |
100,00% |
13,91% |
|
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Vendas na China: BYD emplacou mais que VW e Toyota somadas
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
México: novo Toyota Yaris Sedan é destaque em setembro