VW Gol se aproxima do Hyundai HB20: veja os 50 carros mais vendidos em outubro
Antigo líder chega perto de roubar a 3ª posição do rival coreano. C4 Cactus estreia como o Citroën mais emplacado
Com praticamente todos os modelos registrando números positivos em relação ao último ranking, o mês de outubro apresentou diversos destaques e um modelo que parece cada vez mais imbatível. Confira agora os 50 automóveis e comerciais leves mais vendidos em outubro.
AUTOMÓVEIS
Responsável por quase 11% de todos os automóveis emplacados no Brasil no mês passado, o Chevrolet Onix (22.324) registrou seu novo recorde de vendas com 2,5 mil unidades de vantagem em relação à soma do Ford Ka (10.461) e do Hyundai HB20 (9.361), seus adversários mais próximos. É mais, por exemplo, do que o total emplacado pelo Fiat Uno (2.309) no período.
Quarto pelo terceiro mês consecutivo, o VW Gol (8.973) ficou muito próximo de desalojar o HB20 do pódio. Novamente líder entre os sedãs, o Chevrolet Prisma (7.716) completou o top 5. Com novo recorde, assim como o Onix, o Fiat Argo (6.881) ultrapassou a barreira das seis mil unidades pelo terceiro mês seguido.
Repetindo o oitavo lugar de setembro, o VW Polo (6.090) venceu a disputa contra o Renault Sandero (6.060) por apenas trinta unidades e ficou atrás do Jeep Compass (6.163), mais uma vez o nº 1 entre os SUVs / crossovers e único representante da categoria no top 10, que ainda teve o Renault Kwid (5.940) apenas doze unidades à frente do Toyota Corolla (5.928).
Auxiliado pela reestilização recente e pela adoção de câmbio automático, o Ford Ka Sedan (4.319) vendeu mais do que os dois representantes da VW entre os sedãs compactos, Voyage (4.256) e Virtus (4.159). Com 2.720 emplacamentos, o Fiat Cronos ficou fora do top 20. Destaque também para o recorde do Renault Captur (3.239).
Ultrapassando a barreira das mil unidades, Chery Tiggo (1.045) e VW Tiguan (1.033) venderam mais, por exemplo, do que um Toyota Etios Sedan (892) em queda livre. Em seu primeiro top 50, o recém-lançado Citroën C4 Cactus emplacou 793 unidades, suficientes para uma discreta 47ª posição, mas que o coloca como o carro mais emplacado da empresa com folga.
POS. |
MODELO |
OUT 18 |
% TOTAL |
SET 18 |
% TOTAL |
% VAR. OUT/SET |
POS. SET |
1º |
CHEVROLET ONIX |
22.324 |
10,69% |
17.981 |
10,38% |
24,15% |
1º |
2º |
FORD KA |
10.461 |
5,01% |
8.680 |
5,01% |
20,52% |
2º |
3º |
HYUNDAI HB20 |
9.361 |
4,48% |
8.626 |
4,98% |
8,52% |
3º |
4º |
VW GOL |
8.973 |
4,30% |
6.765 |
3,91% |
32,64% |
4º |
5º |
CHEVROLET PRISMA |
7.716 |
3,70% |
6.532 |
3,77% |
18,13% |
5º |
6º |
FIAT ARGO |
6.881 |
3,30% |
6.395 |
3,69% |
7,60% |
6º |
7º |
JEEP COMPASS |
6.163 |
2,95% |
5.006 |
2,89% |
23,11% |
9º |
8º |
VW POLO |
6.090 |
2,92% |
5.318 |
3,07% |
14,52% |
8º |
9º |
RENAULT SANDERO |
6.060 |
2,90% |
4.577 |
2,64% |
32,40% |
11º |
10º |
RENAULT KWID |
5.940 |
2,84% |
5.486 |
3,17% |
8,28% |
7º |
11º |
TOYOTA COROLLA |
5.928 |
2,84% |
4.774 |
2,76% |
24,17% |
10º |
12º |
HONDA HR-V |
5.352 |
2,56% |
3.972 |
2,29% |
34,74% |
14º |
13º |
HYUNDAI CRETA |
5.026 |
2,41% |
4.195 |
2,42% |
19,81% |
12º |
14º |
FIAT MOBI |
4.997 |
2,39% |
3.537 |
2,04% |
41,28% |
15º |
15º |
NISSAN KICKS |
4.663 |
2,23% |
4.000 |
2,31% |
16,58% |
13º |
16º |
FORD KA SEDAN |
4.319 |
2,07% |
3.282 |
1,90% |
31,60% |
18º |
17º |
VW VOYAGE |
4.256 |
2,04% |
2.828 |
1,63% |
50,50% |
24º |
18º |
VW VIRTUS |
4.159 |
1,99% |
3.524 |
2,03% |
18,02% |
16º |
19º |
VW FOX/CROSS FOX |
3.792 |
1,82% |
2.919 |
1,69% |
29,91% |
21º |
20º |
JEEP RENEGADE |
3.693 |
1,77% |
3.386 |
1,96% |
9,07% |
17º |
21º |
RENAULT CAPTUR |
3.239 |
1,55% |
2.329 |
1,34% |
39,07% |
27º |
22º |
FORD ECOSPORT |
3.167 |
1,52% |
2.888 |
1,67% |
9,66% |
23º |
23º |
TOYOTA YARIS HATCH |
3.148 |
1,51% |
2.943 |
1,70% |
6,97% |
20º |
24º |
HYUNDAI HB20S |
2.932 |
1,40% |
2.451 |
1,42% |
19,62% |
26º |
25º |
HONDA FIT |
2.861 |
1,37% |
1.869 |
1,08% |
53,08% |
31º |
26º |
FIAT CRONOS |
2.720 |
1,30% |
3.062 |
1,77% |
-11,17% |
19º |
27º |
RENAULT DUSTER |
2.702 |
1,29% |
1.803 |
1,04% |
49,86% |
32º |
28º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
2.633 |
1,26% |
2.122 |
1,23% |
24,08% |
28º |
29º |
CHEVROLET SPIN |
2.558 |
1,23% |
1.783 |
1,03% |
43,47% |
33º |
30º |
FIAT UNO |
2.309 |
1,11% |
1.515 |
0,87% |
52,41% |
37º |
31º |
NISSAN VERSA |
2.302 |
1,10% |
2.462 |
1,42% |
-6,50% |
25º |
32º |
HONDA CIVIC |
2.298 |
1,10% |
1.914 |
1,11% |
20,06% |
30º |
33º |
CHEVROLET COBALT |
2.094 |
1,00% |
1.994 |
1,15% |
5,02% |
29º |
34º |
CHEVROLET TRACKER |
2.094 |
1,00% |
1.674 |
0,97% |
25,09% |
34º |
35º |
RENAULT LOGAN |
1.921 |
0,92% |
2.907 |
1,68% |
-33,92% |
22º |
36º |
HONDA CITY |
1.852 |
0,89% |
1.030 |
0,59% |
79,81% |
40º |
37º |
VW UP |
1.788 |
0,86% |
1.544 |
0,89% |
15,80% |
35º |
38º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
1.723 |
0,83% |
1.541 |
0,89% |
11,81% |
36º |
39º |
FIAT SIENA |
1.317 |
0,63% |
1.441 |
0,83% |
-8,61% |
38º |
40º |
TOYOTA HILUX SW4 |
1.273 |
0,61% |
1.017 |
0,59% |
25,17% |
41º |
41º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
1.248 |
0,60% |
1.165 |
0,67% |
7,12% |
39º |
42º |
PEUGEOT 2008 |
1.046 |
0,50% |
839 |
0,48% |
24,67% |
43º |
43º |
CHERY TIGGO |
1.045 |
0,50% |
766 |
0,44% |
36,42% |
45º |
44º |
VW TIGUAN |
1.033 |
0,49% |
658 |
0,38% |
56,99% |
48º |
45º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
892 |
0,43% |
851 |
0,49% |
4,82% |
42º |
46º |
HONDA WR-V |
891 |
0,43% |
787 |
0,45% |
13,21% |
44º |
47º |
CITROËN C4 CACTUS |
793 |
0,38% |
190 |
0,11% |
317,37% |
- |
48º |
NISSAN MARCH |
733 |
0,35% |
690 |
0,40% |
6,23% |
46º |
49º |
FORD FIESTA |
691 |
0,33% |
682 |
0,39% |
1,32% |
47º |
50º |
FIAT WEEKEND |
628 |
0,30% |
436 |
0,25% |
44,04% |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL AUTOS |
208.814 |
100,00% |
173.182 |
100,00% |
20,57% |
|
COMERCIAIS LEVES
Líder pelo segundo mês seguido, a Fiat Strada (7.199) cresceu mais de 50% nas últimas semanas e abriu boa vantagem sobre a Fiat Toro (5.659). Já a disputa pelo terceiro lugar foi a mais acirrada dos últimos tempos: a vitória da VW Saveiro sobre a Toyota Hilux se deu por apenas 56 unidades (4.083 x 4.027).
Destaque positivo em setembro, a VW Amarok (1.612) caiu da quinta para a oitava posição, superada pela Chevrolet S10 (2.794), pela Ford Ranger (2.094) e pela Fiat Fiorino (1.705). Dentro do top 20, a van Citroën Jumpy (156) mais do que dobrou os números do mês passado.
POS. |
MODELO |
OUT 18 |
% TOTAL |
SET 18 |
% TOTAL |
% VAR. OUT/SET |
POS. SET |
1º |
FIAT STRADA |
7.199 |
20,04% |
4.696 |
14,89% |
53,30% |
1º |
2º |
FIAT TORO |
5.659 |
15,75% |
4.575 |
14,51% |
23,69% |
2º |
3º |
VW SAVEIRO |
4.083 |
11,37% |
4.334 |
13,74% |
-5,79% |
3º |
4º |
TOYOTA HILUX |
4.027 |
11,21% |
3.282 |
10,41% |
22,70% |
4º |
5º |
CHEVROLET S10 |
2.794 |
7,78% |
2.450 |
7,77% |
14,04% |
6º |
6º |
FORD RANGER |
2.094 |
5,83% |
2.145 |
6,80% |
-2,38% |
7º |
7º |
FIAT FIORINO |
1.705 |
4,75% |
1.285 |
4,07% |
32,68% |
9º |
8º |
VW AMAROK |
1.612 |
4,49% |
2.505 |
7,94% |
-35,65% |
5º |
9º |
CHEVROLET MONTANA |
1.256 |
3,50% |
1.292 |
4,10% |
-2,79% |
8º |
10º |
RENAULT DUSTER OROCH |
1.127 |
3,14% |
1.045 |
3,31% |
7,85% |
10º |
11º |
MITSUBISHI L200 |
906 |
2,52% |
840 |
2,66% |
7,86% |
11º |
12º |
RENAULT MASTER |
663 |
1,85% |
611 |
1,94% |
8,51% |
12º |
13º |
NISSAN FRONTIER |
460 |
1,28% |
361 |
1,14% |
27,42% |
13º |
14º |
FIAT DUCATO |
373 |
1,04% |
333 |
1,06% |
12,01% |
16º |
15º |
HYUNDAI HR |
333 |
0,93% |
353 |
1,12% |
-5,67% |
14º |
16º |
KIA K2500 |
296 |
0,82% |
350 |
1,11% |
-15,43% |
15º |
17º |
VW EXPRESS |
241 |
0,67% |
196 |
0,62% |
22,96% |
17º |
18º |
IVECO DAILY 3514 |
175 |
0,49% |
160 |
0,51% |
9,38% |
18º |
19º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
166 |
0,46% |
154 |
0,49% |
7,79% |
19º |
20º |
CITROËN JUMPY |
156 |
0,43% |
74 |
0,23% |
110,81% |
22º |
21º |
PEUGEOT EXPERT |
113 |
0,31% |
66 |
0,21% |
71,21% |
24º |
22º |
PEUGEOT PARTNER |
72 |
0,20% |
67 |
0,21% |
7,46% |
23º |
23º |
RAM 2500 |
67 |
0,19% |
79 |
0,25% |
-15,19% |
21º |
24º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
64 |
0,18% |
39 |
0,12% |
64,10% |
26º |
25º |
IVECO DAILY 30S13 |
62 |
0,17% |
45 |
0,14% |
37,78% |
25º |
26º |
RENAULT KANGOO |
48 |
0,13% |
95 |
0,30% |
-49,47% |
20º |
27º |
CITROËN BERLINGO |
33 |
0,09% |
21 |
0,07% |
57,14% |
27º |
28º |
IVECO DAILY |
27 |
0,08% |
8 |
0,03% |
237,50% |
31º |
29º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
24 |
0,07% |
19 |
0,06% |
26,32% |
28º |
30º |
EFFA K01 |
21 |
0,06% |
16 |
0,05% |
31,25% |
29º |
31º |
JAC V260 |
16 |
0,04% |
9 |
0,03% |
77,78% |
30º |
32º |
IVECO DAILY 5516 |
8 |
0,02% |
4 |
0,01% |
100,00% |
33º |
33º |
EFFA V22 |
5 |
0,01% |
1 |
0,00% |
400,00% |
42º |
34º |
EFFA K02 |
3 |
0,01% |
3 |
0,01% |
0,00% |
35º |
35º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
3 |
0,01% |
2 |
0,01% |
50,00% |
40º |
36º |
FORD F150 |
2 |
0,01% |
5 |
0,02% |
-60,00% |
32º |
37º |
FORD F75 |
2 |
0,01% |
2 |
0,01% |
0,00% |
37º |
38º |
MERCEDES-BENZ RIBEIRAUTO |
2 |
0,01% |
2 |
0,01% |
0,00% |
38º |
39º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 |
2 |
0,01% |
2 |
0,01% |
0,00% |
39º |
40º |
DKW VEMAGUETE |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
41º |
FARGO |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
42º |
GM C1404 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
43º |
GM C1414 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
44º |
GM CHEVROLET |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
45º |
GM CHEVY |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
46º |
HAFEI RUIYI |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
47º |
HAFEI ZHONGYI VAN |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
48º |
LIFAN FOISON |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
49º |
MERCEDES-BENZ VITO |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
50º |
VW KOMBI |
1 |
0,00% |
3 |
0,01% |
-66,67% |
36º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL COMERCIAIS |
35.926 |
100,00% |
31.538 |
100,00% |
13,91% |
|
Galeria: Volkswagen Gol 1.6 MSI AT6 2019
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Veja quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em 2024
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Veja quais foram as picapes mais vendidas do Brasil em 2024
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Ranking: os sedãs mais vendidos do Brasil em 2024
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Fiat Strada líder e Chevrolet Tracker em destaque: mais vendidos na quinzena