O mês de outubro foi o quinto em sequência com retração de vendas no mercado argentino. Foram comercializados no período 46.429 automóveis e comerciais leves, 38,1% a menos do que no mesmo período de 2017. No acumulado de 2018 (707.045), a retração saltou de 1,9% para 5,4% nas últimas semanas.
A Toyota (7.818) foi novamente o grande destaque por lá. Ao lado da Jeep (982), 10ª colocada, a marca japonesa foi a única a crescer num cenário desolador (+0,9%). De quebra, assumiu a ponta e ainda emplacou Hilux (2.777) e Etios (2.106) como campeões de preferência pelo segundo mês seguido.
A surpresa do mês, no entanto, veio da Fiat. Após conquistar o seu primeiro top 10 em setembro, o Cronos (1.862) superou o Renault Kwid (1.845) por margem mínima e garantiu seu primeiro pódio. Líder em agosto, o Ford Ka (1.796) fechou o top 5, com o Chevrolet Onix (1.770) na cola. Em sétimo, o VW Gol (1.341) foi novamente o campeão de queda no top 30 (-67,5%).
O Toyota Yaris, com 797 emplacamentos, garantiu o seu primeiro top 20, logo atrás do Fiat Argo (808), que ficou fora do top 10 após cinco meses consecutivos. Com ambos em alta, o Renault Captur (729) ficou à frente do Jeep Renegade (680). Entre as picapes, vitória da Ford Ranger (1.046) sobre a VW Amarok (1.029) na briga pelo 14º lugar geral.
POS. |
MODELO |
OUT. 18 |
% MERCADO |
OUT. 17 |
% VARIAÇÃO |
1 |
TOYOTA HILUX |
2.777 |
6,0% |
2.969 |
-6,5% |
2 |
TOYOTA ETIOS |
2.106 |
4,5% |
2.859 |
-26,3% |
3 |
FIAT CRONOS |
1.862 |
4,0% |
0 |
NOVO |
4 |
RENAULT KWID |
1.845 |
4,0% |
0 |
NOVO |
5 |
FORD KA |
1.796 |
3,9% |
2.412 |
-25,5% |
6 |
CHEVROLET ONIX |
1.770 |
3,8% |
3.538 |
-50,0% |
7 |
VW GOL |
1.341 |
2,9% |
4.121 |
-67,5% |
8 |
TOYOTA COROLLA |
1.300 |
2,8% |
1.234 |
5,3% |
9 |
VW UP |
1.286 |
2,8% |
1.813 |
-29,1% |
10 |
PEUGEOT 208 |
1.280 |
2,8% |
2.120 |
-39,6% |
11 |
CHEVROLET PRISMA |
1.263 |
2,7% |
2.695 |
-53,1% |
12 |
RENAULT SANDERO |
1.090 |
2,3% |
2.877 |
-62,1% |
13 |
VW POLO |
1.060 |
2,3% |
0 |
NOVO |
14 |
FORD RANGER |
1.046 |
2,3% |
1.850 |
-43,5% |
15 |
VW AMAROK |
1.029 |
2,2% |
1.903 |
-45,9% |
16 |
RENAULT DUSTER |
957 |
2,1% |
1.005 |
-4,8% |
17 |
FORD ECOSPORT |
896 |
1,9% |
1.889 |
-52,6% |
18 |
RENAULT DUSTER OROCH |
859 |
1,9% |
1.009 |
-14,9% |
19 |
FIAT ARGO |
808 |
1,7% |
509 |
58,7% |
20 |
TOYOTA YARIS |
797 |
1,7% |
162 |
392,0% |
21 |
RENAULT CAPTUR |
729 |
1,6% |
659 |
10,6% |
22 |
JEEP RENEGADE |
680 |
1,5% |
641 |
6,1% |
23 |
FORD FIESTA |
679 |
1,5% |
1.771 |
-61,7% |
24 |
CHEVROLET CRUZE |
641 |
1,4% |
1.529 |
-58,1% |
25 |
RENAULT LOGAN |
635 |
1,4% |
1.015 |
-37,4% |
26 |
HONDA HR-V |
601 |
1,3% |
724 |
-17,0% |
27 |
FORD FOCUS |
574 |
1,2% |
1.745 |
-67,1% |
28 |
TOYOTA SW4 |
555 |
1,2% |
343 |
61,8% |
29 |
RENAULT KANGOO |
551 |
1,2% |
1.375 |
-59,9% |
30 |
CITROËN C3 |
533 |
1,1% |
806 |
-33,9% |
POS. |
MARCA |
OUT. 18 |
% MERCADO |
OUT. 17 |
% VARIAÇÃO |
1 |
TOYOTA |
7.818 |
16,8% |
7.752 |
0,9% |
2 |
RENAULT |
6.907 |
14,9% |
8.453 |
-18,3% |
3 |
VOLKSWAGEN |
6.812 |
14,7% |
12.358 |
-44,9% |
4 |
FORD |
5.216 |
11,2% |
9.836 |
-47,0% |
5 |
CHEVROLET |
5.095 |
11,0% |
11.428 |
-55,4% |
6 |
FIAT |
4.395 |
9,5% |
8.592 |
-48,8% |
7 |
PEUGEOT |
3.247 |
7,0% |
5.748 |
-43,5% |
8 |
CITROËN |
1.720 |
3,7% |
3.255 |
-47,2% |
9 |
NISSAN |
1.546 |
3,3% |
1.817 |
-14,9% |
10 |
JEEP |
982 |
2,1% |
842 |
16,6% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
46.429 |
... |
75.019 |
-38,1% |
|
ACUMULADO |
707.045 |
... |
747.799 |
-5,4% |
Fontes: Autoblog Argentina / Acara
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Depois de 17 anos, Renault Logan dá adeus; é o fim?
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Hongqi Guoya: os detalhes do novo 'Rolls-Royce chinês'
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Citroën apresenta novos C4 e C4x reestilizados no Salão de Paris
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Furacão Milton: Donos de supercarros estão desesperados