Há muitas incertezas sobre o futuro da Ford, após a declaração polêmica feita nos EUA de que eles deixariam de vender sedãs e hatches por lá. No Brasil, as coisas parecem um pouco mais definidas com a prévia, realizada nesta terça-feira, do que será apresentado durante o Salão do Automóvel de São Paulo, entre os dias 8 e 18 de novembro. Uma das novidades será o Ford Territory, SUV médio feito na China para competir diretamente com o Jeep Compass e que aparecerá no evento para medir a aceitação do público, mas que tem grandes chances de vir para nosso mercado.
O modelo que estará no Salão veio direto da China e a Ford diz que será apresentado apenas para medir a aceitação do público. Conversando com executivos da empresa, o Motor1.com apurou que o Territory foi desenvolvido para ter um custo baixo de produção e permitir que tenha um preço agressivo, até mesmo se vier importado. A fabricante ainda está analisando a melhor forma de vendê-lo no Brasil, mas, se tudo der certo, sua chegada é prevista para o fim de 2019.
O Territory foi apresentado na China em agosto, desenvolvido por lá com base no JMC Yusheng S330, empresa com qual a Ford tem parceria. É um SUV médio que mede 4,58 metros de comprimento, 1,93 m de largura, 1,67 m de altura e 2,71 m de entre-eixos. Como comparação, o Jeep Compass mede 4,41 m de comprimento e 2,63 m de entre-eixos. É equipado com motor 1.5 turbo de 163 cv (versão turbinada do 1.5 Dragon usado no Ka e no EcoSport) e câmbio automático de 6 marchas, sempre com tração dianteira.
Por dentro, o modelo oferece amplo espaço (maior que o do Compass) e um interior moderno, com direito a painel digital e uma grande tela para a central multimídia. Único ponto a questionar é que ele não parece um Ford, com design e componentes bem diferentes dos demais carros que conhecemos da marca por aqui.
Não é difícil entender porque a Ford irá apostar em um SUV médio. Afinal, o carro mais vendido entre os utilitários é justamente o Jeep Compass, um carro que custa mais de R$ 100 mil e que emplaca mais do que modelos até R$ 30 mil mais baratos. E a sua aposta no segmento compacto, o EcoSport, não conseguiu recuperar a liderança. Oferecer um produto mais caro (ou seja, com maior margem de lucro) e inédito ajudará a melhorar a imagem da empresa.
Com reportagem de Daniel Messeder
Texto atualizado às 17h15 com mais informações
Fotos: divulgação e Motor1.com
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