Setembro histórico na Alemanha: BMW líder e VW fora do pódio
Mercado muda totalmente com a estreia de nova lei de emissões
Após o excepcional desempenho do mercado alemão em agosto, uma dura realidade bateu à porta das marcas no mês passado. No primeiro mês de vigência do WLTP, um novo procedimento de testes mais rígido em relação a consumo de combustível e níveis de emissões de poluentes, obrigatório para todos os novos modelos produzidos a partir de 1º de setembro, as vendas caíram drasticamente.
As 200.134 unidades comercializadas no período representaram uma queda de 30,5%. No acumulado do ano (2.673.418), no entanto, os números ainda são positivos em 2,4%. O resultado prático destes números foram desempenhos históricos para algumas montadoras. A BMW, com 24.524 unidades, liderou o mercado pela primeira vez.
A Mercedes-Benz (22.379), vice-líder, atingiu 11,2% de market share, seu novo recorde. A Volkswagen (20.278), por sua vez, não ficava fora da liderança desde 1990, de acordo com o Best Selling Cars Blog. O mês também foi extremamente negativo para a Audi (4.596), que não ficava fora do top 10 desde a década de 1970.
O Golf (7.116) manteve a posição de modelo nº 1, mas pela primeira vez desde 1982 emplacou menos de 10 mil unidades. Em sua melhor posição desde outubro de 2009, o Opel Corsa (5.429) subiu para segundo. O pódio foi completado pelo BMW Série 1 (4.876) – a última vez que o modelo de entrada da marca de Munique havia figurado entre os três primeiros havia sido em dezembro de 2012.
A Mercedes emplacou Classe C (4.847) e Classe E (4.060) no top 5. Já a BMW, além do Série 1, colocou Série 5 (3.451), Série 2 (3.275) e Série 3 (3.221) entre os dez primeiros. Com 2.854 unidades, o Hyundai Tucson alcançou a 13ª posição, a melhor já conquistada por um modelo de origem sul-coreana no maior mercado europeu.
Mercedes Classe A (2.683) e BMW X3 (2.382) mais do que dobraram as vendas de 2017. Surpresa para o top 30 do Ford Ecosport (1.955), para o novato VW T-Roc (1.446) apenas em 40º e para a ausência de modelos da Audi no top 50.
POS. |
MODELO |
SET.18 |
% MERCADO |
SET.17 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW GOLF |
7.116 |
3,6% |
16.935 |
-58,0% |
2 |
OPEL CORSA |
5.429 |
2,7% |
3.364 |
61,4% |
3 |
BMW SÉRIE 1 |
4.876 |
2,4% |
6.594 |
-26,1% |
4 |
MERCEDES CLASSE C |
4.847 |
2,4% |
3.585 |
35,2% |
5 |
MERCEDES CLASSE E |
4.060 |
2,0% |
3.119 |
30,2% |
6 |
MINI COOPER |
3.972 |
2,0% |
4.224 |
-6,0% |
7 |
SKODA OCTAVIA |
3.670 |
1,8% |
4.177 |
-12,1% |
8 |
BMW SÉRIE 5 |
3.451 |
1,7% |
3.817 |
-9,6% |
9 |
BMW SÉRIE 2 |
3.275 |
1,6% |
3.349 |
-2,2% |
10 |
BMW SÉRIE 3 |
3.221 |
1,6% |
3.255 |
-1,0% |
11 |
OPEL ASTRA |
3.190 |
1,6% |
3.512 |
-9,2% |
12 |
MERCEDES GLK / GLC |
3.141 |
1,6% |
2.545 |
23,4% |
13 |
HYUNDAI TUCSON |
2.854 |
1,4% |
2.042 |
39,8% |
14 |
FORD FIESTA |
2.828 |
1,4% |
4.053 |
-30,2% |
15 |
VW POLO |
2.784 |
1,4% |
3.750 |
-25,8% |
16 |
FIAT 500 |
2.724 |
1,4% |
1.697 |
60,5% |
17 |
FORD KUGA |
2.689 |
1,3% |
3.543 |
-24,1% |
18 |
MERCEDES CLASSE A |
2.683 |
1,3% |
1.157 |
131,9% |
19 |
MITSUBISHI MIRAGE |
2.539 |
1,3% |
901 |
181,8% |
20 |
BMW X1 |
2.422 |
1,2% |
3.167 |
-23,5% |
21 |
SKODA FABIA |
2.411 |
1,2% |
3.394 |
-29,0% |
22 |
OPEL INSIGNIA |
2.408 |
1,2% |
2.041 |
18,0% |
23 |
BMW X3 |
2.382 |
1,2% |
1.022 |
133,1% |
24 |
VW PASSAT |
2.325 |
1,2% |
5.565 |
-58,2% |
25 |
OPEL ADAM |
2.211 |
1,1% |
1.595 |
38,6% |
26 |
MAZDA CX-5 |
2.178 |
1,1% |
1.594 |
36,6% |
27 |
OPEL MOKKA |
2.051 |
1,0% |
2.189 |
-6,3% |
28 |
TOYOTA YARIS |
2.033 |
1,0% |
1.442 |
41,0% |
29 |
VW UP |
2.017 |
1,0% |
2.471 |
-18,4% |
30 |
FORD ECOSPORT |
1.955 |
1,0% |
223 |
776,7% |
31 |
CITROËN C3 |
1.854 |
0,9% |
1.431 |
29,6% |
32 |
SMART FORTWO |
1.721 |
0,9% |
2.853 |
-39,7% |
33 |
MAZDA CX-3 |
1.707 |
0,9% |
1.230 |
38,8% |
34 |
NISSAN QASHQAI |
1.551 |
0,8% |
1.886 |
-17,8% |
35 |
PEUGEOT 2008 |
1.519 |
0,8% |
1.147 |
32,4% |
36 |
HYUNDAI I10 |
1.509 |
0,8% |
1.415 |
6,6% |
37 |
SKODA KAROK |
1.505 |
0,8% |
697 |
115,9% |
38 |
TOYOTA AYGO |
1.456 |
0,7% |
933 |
56,1% |
39 |
MERCEDES CLASSE B |
1.454 |
0,7% |
1.017 |
43,0% |
40 |
VW T-ROC |
1.446 |
0,7% |
517 |
179,7% |
41 |
SKODA SUPERB |
1.406 |
0,7% |
1.531 |
-8,2% |
42 |
FIAT DUCATO |
1.367 |
0,7% |
663 |
106,2% |
43 |
VW TOURAN |
1.356 |
0,7% |
3.873 |
-65,0% |
44 |
OPEL CROSSLAND X |
1.345 |
0,7% |
1.684 |
-20,1% |
45 |
MERCEDES CLA |
1.335 |
0,7% |
887 |
50,5% |
46 |
HYUNDAI I30 |
1.321 |
0,7% |
1.712 |
-22,8% |
47 |
RENAULT CAPTUR |
1.299 |
0,6% |
2.344 |
-44,6% |
48 |
HYUNDAI KONA |
1.268 |
0,6% |
308 |
311,7% |
49 |
FORD FOCUS |
1.256 |
0,6% |
4.727 |
-73,4% |
50 |
OPEL GRANDLAND X |
1.224 |
0,6% |
841 |
45,5% |
POS. |
MARCA |
SET.18 |
% MERCADO |
SET.17 |
% VARIAÇÃO |
1 |
BMW |
24.524 |
12,3% |
24.812 |
-1,2% |
2 |
MERCEDES-BENZ |
22.379 |
11,2% |
28.139 |
-20,5% |
3 |
OPEL |
20.337 |
10,2% |
21.764 |
-6,6% |
4 |
VW |
20.278 |
10,1% |
53.268 |
-61,9% |
5 |
FORD |
15.006 |
7,5% |
18.122 |
-17,2% |
6 |
SKODA |
10.981 |
5,5% |
19.484 |
-43,6% |
7 |
HYUNDAI |
8.584 |
4,3% |
10.889 |
-21,2% |
8 |
MAZDA |
7.010 |
3,5% |
6.886 |
1,8% |
9 |
TOYOTA |
6.982 |
3,5% |
7.449 |
-6,3% |
10 |
FIAT |
5.622 |
2,8% |
6.411 |
-12,3% |
11 |
PEUGEOT |
5.276 |
2,6% |
4.722 |
11,7% |
12 |
RENAULT |
5.078 |
2,5% |
9.037 |
-43,8% |
13 |
KIA |
4.896 |
2,4% |
5.627 |
-13,0% |
14 |
AUDI |
4.596 |
2,3% |
20.614 |
-77,7% |
15 |
MITSUBISHI |
4.396 |
2,2% |
3.248 |
35,3% |
16 |
NISSAN |
4.109 |
2,1% |
6.051 |
-32,1% |
17 |
CITROËN |
4.083 |
2,0% |
3.704 |
10,2% |
18 |
MINI |
3.972 |
2,0% |
4.482 |
-11,4% |
19 |
SEAT |
3.836 |
1,9% |
8.497 |
-54,9% |
20 |
VOLVO |
3.291 |
1,6% |
3.720 |
-11,5% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
200.134 |
... |
288.035 |
-30,5% |
|
ACUMULADO |
2.673.418 |
... |
2.611.821 |
2,4% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog
Galeria: The new BMW 1 Series
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