Com menos de 10 mil unidades comercializadas, o segmento de sedãs médios completou quatro meses consecutivos com retração na casa dos dois dígitos (-15,6%). Só o líder Toyota Corolla (4.774), embora próximos dos 50% de participação de mercado, perdeu quase 21% de seus compradores.
Principal rival do Corolla, o Civic (1.914) cresceu 0,7%, enquanto o Cruze, com 1.540 unidades, recuou quase 7%. O Honda teve o seu resultado mais fraco desde fevereiro (1.893), enquanto o Chevrolet registrou o segundo pior mês em 2018, à frente apenas das 1.345 unidades de junho.
O Nissan Sentra (451), repetindo a quarta posição de agosto, viu as vendas dispararem mais de 43% graças às promoções realizadas pela rede de concessionárias da marca – a versão de entrada estava sendo comercializada por R$ 79.990. O quinto lugar ficou com o Ford Focus Fastback (379), que prepara o seu adeus para o nosso mercado - a Ford anunciou que irá encerrar a venda do Focus, tanto na versão hatch quanto sedã, em maio de 2019.
O Volkswagen Jetta, cuja nova geração começou a ser vendida no final do mês passado, encerrou com 287 unidades, número que tende a crescer significativamente ao final de outubro. Top 5 em agosto, o Citroën C4 Lounge (197) caiu para sétimo, em pior momento no ano. Também turbinado por preços promocionais, o Hyundai Elantra (152) triplicou o resultado do último ranking.
Sedãs Médios |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2018 |
SET/18 |
AGO/18 |
SET/17 |
% SET 18 |
% AGO 18 |
VARIAÇÃO SET/AGO |
VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º |
TOYOTA COROLLA |
42929 |
4774 |
5238 |
6035 |
47,99% |
46,14% |
-8,86% |
-20,89% |
2º |
HONDA CIVIC |
19471 |
1914 |
2329 |
1901 |
19,24% |
20,52% |
-17,82% |
0,68% |
3º |
CHEVROLET CRUZE |
14550 |
1540 |
1747 |
1650 |
15,48% |
15,39% |
-11,85% |
-6,67% |
4º |
NISSAN SENTRA |
3119 |
451 |
504 |
315 |
4,53% |
4,44% |
-10,52% |
43,17% |
5º |
FORD FOCUS FASTBACK |
3510 |
379 |
421 |
421 |
3,81% |
3,71% |
-9,98% |
-9,98% |
6º |
VW JETTA |
3089 |
287 |
262 |
932 |
2,89% |
2,31% |
9,54% |
-69,21% |
7º |
CITROËN C4 LOUNGE |
2745 |
197 |
433 |
198 |
1,98% |
3,81% |
-54,50% |
-0,51% |
8º |
HYUNDAI ELANTRA |
914 |
152 |
46 |
125 |
1,53% |
0,41% |
230,43% |
21,60% |
9º |
KIA CERATO |
1938 |
110 |
129 |
120 |
1,11% |
1,14% |
-14,73% |
-8,33% |
10º |
MITSUBISHI LANCER |
1147 |
109 |
159 |
5 |
1,10% |
1,40% |
-31,45% |
2080,00% |
11º |
PEUGEOT 408 |
675 |
23 |
80 |
77 |
0,23% |
0,70% |
-71,25% |
-70,13% |
12º |
RENAULT FLUENCE |
680 |
11 |
4 |
5 |
0,11% |
0,04% |
175,00% |
120,00% |
13º |
JAC J5 |
2 |
1 |
0 |
2 |
0,01% |
0,00% |
- |
-50,00% |
|
|
64392 |
9948 |
11352 |
11786 |
100,00% |
100,00% |
-12,37% |
-15,59% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Vendas na China: BYD emplacou mais que VW e Toyota somadas
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
México: novo Toyota Yaris Sedan é destaque em setembro