A BMW mal mostrou o novo Série 3 durante o Salão de Paris (França), na semana passada, e o modelo já aparece no registro de desenho industrial no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Além das imagens do sedã, a marca alemã ainda registrou a versão perua, normalmente chamada de Touring, que ainda não havia sido revelada pela empresa. Apesar do registro, a fabricante por enquanto só confirma a chegada da variante sedã ao Brasil, prevista para o segundo semestre de 2019.
O documento revelado pelo INPI mostra todos os ângulos externos do novo BMW Série 3 Touring. Desenvolvida em conjunto com o três-volumes, a perua manteve o desenho geral do novo Série 3 sedã, como os faróis de LED com formato irregular, com dois projetores e que pode ser equipado com tecnologia laser como opcional. O modelo revelado na patente segue o estilo da versão tradicional (sem o kit esportivo M), fazendo com a que a grade tenha filetes pretos e o para-choque seja mais simples.
A traseira também é semelhante à do sedã, mudando o caimento do teto para aumentar o espaço do porta-malas. Como o teto é mais longo, a terceira janela ficou consideravelmente mais longa, passando do arco da roda traseira. Traz as mesmas lanternas horizontais em LED, com formato inspirado no novo Série 8. Há também um pequeno spoiler acima do vidro traseiro.
Embora a patente não tenha revelado o interior, ele deve ser idêntico ao do sedã. Pode ter uma tela de até 10,3 polegadas para a central multimídia, e um quadro de instrumentos digital de 12,3”. Um dos destaques é a adoção de um assistente pessoal da BMW, acionado por comandos de voz e com funcionamento semelhante ao de outros IA, como Siri da Apple ou Google Assistant da Google.
Como é de praxe, o novo BMW Série 3 Touring deve seguir a motorização da versão sedã. Ou seja, terá motor 2.0 de quatro cilindros no modelo 320i, que gera 184 cv e 30,6 kgfm, como a opção de entrada, subindo para 258 cv e 40,8 kgfm na versão 330i. No topo da linha estará o M340i xDrive, com o 3.0 de seis cilindros, capaz de gerar 374 cv e 50,1 kgfm. No ano que vem, ainda receberá a versão híbrida 330e, com 292 cv e autonomia de 60 km no modo totalmente elétrico.
Imagens: reprodução INPI
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