Setembro não foi um mês positivo para a maioria dos modelos. Em comparação com agosto, praticamente todos registraram quedas em seus emplacamentos. Seguindo o caminho contrário, podemos destacar o Volkswagen Gol e Amarok, Fiat Argo e o Chery Tiggo 2. Veja os 50 mais vendidos entre os automóveis e comerciais leves.
AUTOMÓVEIS
Sem surpresa na liderança - o Chevrolet Onix, mesmo recuando acima de 17% nas últimas semanas, emplacou 17.981 unidades -, a disputa pelo segundo lugar foi definida por apenas 54 unidades e trouxe o Ford Ka (8.680) à frente do Hyundai HB20 (8.626) no pódio. O VW Gol, com 6.765 unidades, repetiu a quarta colocação de agosto.
Líder entre os sedãs, o Chevrolet Prisma (6.532) subiu da oitava para a quinta posição, com trajetória de crescimento (+6,8%). Sexto, o Fiat Argo (6.395) voltou a superar a barreira das seis mil unidades pelo 2º mês consecutivo e ficou à frente do Renault Kwid (5.486). O VW Polo (5.318), quinto na última lista, caiu para oitavo.
Único SUV no pelotão principal, o Jeep Compass novamente emplacou mais de 5 mil unidades (5.006). O Toyota Corolla, com 4.774 unidades, retornou ao top 10, pouco à frente de um Renault Sandero (4.577) que havia sido 20º em agosto. Em disputa acirrada, Hyundai Creta (4.195), Nissan Kicks (4.000) e Honda HR-V (3.972) vieram em seguida, todos com vendas em baixa.
Aproveitando-se da recente reestilização, o Ford Ka Sedan (3.282) voltou ao top 20 à frente do Fiat Cronos (3.062). 17º no último ranking, o Toyota Yaris Hatch (2.943) por muito pouco não ficou fora do top 20. Situação pior viveram outros dois modelos da marca japonesa: o Etios Hatch, com 1.165 unidades, se manteve numa modesta 39ª posição, enquanto o Etios Sedan emplacou menos de mil unidades (851).
Em um mês em que as vendas diretas foram fortes, Renault Logan (2.907) e VW Voyage (2.828) foram alguns dos poucos modelos a crescerem. O Chery Tiggo 2 (766), que havia registrado seu recorde no mês anterior, repetiu a dose agora. O VW Tiguan, que emplacou 658 unidades, já vende mais do que o Hyundai ix35 (483).
POS. |
MODELO |
SET 18 |
% TOTAL |
AGO 18 |
% TOTAL |
% VAR. SET/AGO |
POS. AGO |
1º |
CHEVROLET ONIX |
17.981 |
10,38% |
21.763 |
10,67% |
-17,38% |
1º |
2º |
FORD KA |
8.680 |
5,01% |
10.118 |
4,96% |
-14,21% |
3º |
3º |
HYUNDAI HB20 |
8.626 |
4,98% |
10.589 |
5,19% |
-18,54% |
2º |
4º |
VW GOL |
6.765 |
3,91% |
6.628 |
3,25% |
2,07% |
4º |
5º |
CHEVROLET PRISMA |
6.532 |
3,77% |
6.119 |
3,00% |
6,75% |
8º |
6º |
FIAT ARGO |
6.395 |
3,69% |
6.166 |
3,02% |
3,71% |
7º |
7º |
RENAULT KWID |
5.486 |
3,17% |
6.273 |
3,08% |
-12,55% |
6º |
8º |
VW POLO |
5.318 |
3,07% |
6.544 |
3,21% |
-18,73% |
5º |
9º |
JEEP COMPASS |
5.006 |
2,89% |
5.800 |
2,84% |
-13,69% |
9º |
10º |
TOYOTA COROLLA |
4.774 |
2,76% |
5.238 |
2,57% |
-8,86% |
11º |
11º |
RENAULT SANDERO |
4.577 |
2,64% |
3.868 |
1,90% |
18,33% |
20º |
12º |
HYUNDAI CRETA |
4.195 |
2,42% |
5.277 |
2,59% |
-20,50% |
10º |
13º |
NISSAN KICKS |
4.000 |
2,31% |
4.792 |
2,35% |
-16,53% |
14º |
14º |
HONDA HR-V |
3.972 |
2,29% |
5.021 |
2,46% |
-20,89% |
12º |
15º |
FIAT MOBI |
3.537 |
2,04% |
4.874 |
2,39% |
-27,43% |
13º |
16º |
VW VIRTUS |
3.524 |
2,03% |
4.650 |
2,28% |
-24,22% |
15º |
17º |
JEEP RENEGADE |
3.386 |
1,96% |
4.465 |
2,19% |
-24,17% |
16º |
18º |
FORD KA SEDAN |
3.282 |
1,89% |
3.026 |
1,48% |
8,46% |
24º |
19º |
FIAT CRONOS |
3.062 |
1,77% |
4.026 |
1,97% |
-23,94% |
18º |
20º |
TOYOTA YARIS HATCH |
2.943 |
1,70% |
4.091 |
2,01% |
-28,06% |
17º |
21º |
VW FOX/CROSS FOX |
2.919 |
1,69% |
3.894 |
1,91% |
-25,04% |
19º |
22º |
RENAULT LOGAN |
2.907 |
1,68% |
2.775 |
1,36% |
4,76% |
25º |
23º |
FORD ECOSPORT |
2.888 |
1,67% |
3.034 |
1,49% |
-4,81% |
23º |
24º |
VW VOYAGE |
2.828 |
1,63% |
2.562 |
1,26% |
10,38% |
28º |
25º |
NISSAN VERSA |
2.462 |
1,42% |
2.496 |
1,22% |
-1,36% |
29º |
26º |
HYUNDAI HB20S |
2.451 |
1,42% |
3.188 |
1,56% |
-23,12% |
21º |
27º |
RENAULT CAPTUR |
2.329 |
1,34% |
3.062 |
1,50% |
-23,94% |
22º |
28º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
2.122 |
1,23% |
2.250 |
1,10% |
-5,69% |
32º |
29º |
CHEVROLET COBALT |
1.994 |
1,15% |
2.189 |
1,07% |
-8,91% |
33º |
30º |
HONDA CIVIC |
1.914 |
1,11% |
2.329 |
1,14% |
-17,82% |
31º |
31º |
HONDA FIT |
1.869 |
1,08% |
2.050 |
1,01% |
-8,83% |
34º |
32º |
RENAULT DUSTER |
1.803 |
1,04% |
2.701 |
1,32% |
-33,25% |
26º |
33º |
CHEVROLET SPIN |
1.783 |
1,03% |
2.013 |
0,99% |
-11,43% |
35º |
34º |
CHEVROLET TRACKER |
1.674 |
0,97% |
2.360 |
1,16% |
-29,07% |
30º |
35º |
VW UP |
1.544 |
0,89% |
1.784 |
0,87% |
-13,45% |
36º |
36º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
1.541 |
0,89% |
1.747 |
0,86% |
-11,79% |
37º |
37º |
FIAT UNO |
1.515 |
0,87% |
2.638 |
1,29% |
-42,57% |
27º |
38º |
FIAT SIENA |
1.441 |
0,83% |
1.603 |
0,79% |
-10,11% |
38º |
39º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
1.165 |
0,67% |
1.445 |
0,71% |
-19,38% |
39º |
40º |
HONDA CITY |
1.030 |
0,59% |
1.213 |
0,59% |
-15,09% |
44º |
41º |
TOYOTA HILUX SW4 |
1.017 |
0,59% |
1.286 |
0,63% |
-20,92% |
41º |
42º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
851 |
0,49% |
1.261 |
0,62% |
-32,51% |
42º |
43º |
PEUGEOT 2008 |
839 |
0,48% |
1.169 |
0,57% |
-28,23% |
46º |
44º |
HONDA WR-V |
787 |
0,45% |
1.444 |
0,71% |
-45,50% |
40º |
45º |
CHERY TIGGO 2 |
766 |
0,44% |
728 |
0,36% |
5,22% |
48º |
46º |
NISSAN MARCH |
690 |
0,40% |
1.244 |
0,61% |
-44,53% |
43º |
47º |
FORD FIESTA |
682 |
0,39% |
1.182 |
0,58% |
-42,30% |
45º |
48º |
VW TIGUAN |
658 |
0,38% |
710 |
0,35% |
-7,32% |
49º |
49º |
PEUGEOT 208 |
516 |
0,30% |
641 |
0,31% |
-19,50% |
50º |
50º |
HYUNDAI IX35 |
483 |
0,28% |
730 |
0,36% |
-33,84% |
47º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL AUTOS |
173.193 |
100,00% |
203.911 |
100,00% |
-15,06% |
|
COMERCIAIS LEVES
A Fiat Strada (4.696), que vinha sendo superada nos últimos meses, deixou a Fiat Toro (4.575) para trás. Mas não foi fácil, já que a VW Saveiro colou nas duas, com 4.334 unidades. A Toyota Hilux, com 3.282 unidades, se manteve em quarto.
O grande destaque, no entanto, foi a presença da VW Amarok (2.505) no top 5, impulsionada por uma evolução de mais de 45% nas vendas – ainda assim, a diferença em relação à Chevrolet S10 foi de apenas 55 unidades (2.450). Praticamente estável, a Ford Ranger (2.145) caiu de sexto para sétimo.
POS. |
MODELO |
SET 18 |
% TOTAL |
AGO 18 |
% TOTAL |
% VAR. SET/AGO |
POS. AGO |
1º |
FIAT STRADA |
4.696 |
14,89% |
6.119 |
17,33% |
-23,26% |
2º |
2º |
FIAT TORO |
4.575 |
14,51% |
6.172 |
17,48% |
-25,87% |
1º |
3º |
VW SAVEIRO |
4.334 |
13,74% |
4.237 |
12,00% |
2,29% |
3º |
4º |
TOYOTA HILUX |
3.282 |
10,41% |
3.542 |
10,03% |
-7,34% |
4º |
5º |
VW AMAROK |
2.505 |
7,94% |
1.720 |
4,87% |
45,64% |
7º |
6º |
CHEVROLET S10 |
2.450 |
7,77% |
2.645 |
7,49% |
-7,37% |
5º |
7º |
FORD RANGER |
2.145 |
6,80% |
2.175 |
6,16% |
-1,38% |
6º |
8º |
CHEVROLET MONTANA |
1.292 |
4,10% |
1.404 |
3,98% |
-7,98% |
9º |
9º |
FIAT FIORINO |
1.285 |
4,07% |
1.464 |
4,15% |
-12,23% |
8º |
10º |
RENAULT DUSTER OROCH |
1.045 |
3,31% |
1.374 |
3,89% |
-23,94% |
10º |
11º |
MITSUBISHI L200 |
840 |
2,66% |
1.046 |
2,96% |
-19,69% |
11º |
12º |
RENAULT MASTER |
611 |
1,94% |
755 |
2,14% |
-19,07% |
12º |
13º |
NISSAN FRONTIER |
361 |
1,14% |
366 |
1,04% |
-1,37% |
14º |
14º |
HYUNDAI HR |
353 |
1,12% |
390 |
1,10% |
-9,49% |
13º |
15º |
KIA K2500 |
350 |
1,11% |
260 |
0,74% |
34,62% |
17º |
16º |
FIAT DUCATO |
333 |
1,06% |
282 |
0,80% |
18,09% |
16º |
17º |
VW EXPRESS |
196 |
0,62% |
289 |
0,82% |
-32,18% |
15º |
18º |
IVECO DAILY 3514 |
160 |
0,51% |
183 |
0,52% |
-12,57% |
18º |
19º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
154 |
0,49% |
116 |
0,33% |
32,76% |
20º |
20º |
RENAULT KANGOO |
95 |
0,30% |
120 |
0,34% |
-20,83% |
19º |
21º |
RAM 2500 |
79 |
0,25% |
87 |
0,25% |
-9,20% |
23º |
22º |
CITROËN JUMPY |
74 |
0,23% |
97 |
0,27% |
-23,71% |
21º |
23º |
PEUGEOT PARTNER |
67 |
0,21% |
92 |
0,26% |
-27,17% |
22º |
24º |
PEUGEOT EXPERT |
66 |
0,21% |
78 |
0,22% |
-15,38% |
24º |
25º |
IVECO DAILY 30S13 |
45 |
0,14% |
28 |
0,08% |
60,71% |
28º |
26º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
39 |
0,12% |
49 |
0,14% |
-20,41% |
27º |
27º |
CITROËN BERLINGO |
21 |
0,07% |
55 |
0,16% |
-61,82% |
26º |
28º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
19 |
0,06% |
18 |
0,05% |
5,56% |
30º |
29º |
EFFA K01 |
16 |
0,05% |
19 |
0,05% |
-15,79% |
29º |
30º |
JAC V260 |
9 |
0,03% |
8 |
0,02% |
12,50% |
31º |
31º |
IVECO DAILY |
8 |
0,03% |
4 |
0,01% |
100,00% |
34º |
32º |
FORD F150 |
5 |
0,02% |
2 |
0,01% |
150,00% |
41º |
33º |
IVECO DAILY 5516 |
4 |
0,01% |
6 |
0,02% |
-33,33% |
32º |
34º |
TOYOTA RIBEIRAUTO |
4 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
35º |
EFFA K02 |
3 |
0,01% |
4 |
0,01% |
-25,00% |
33º |
36º |
VW KOMBI |
3 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
37º |
FORD F75 |
2 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
38º |
MERCEDES-BENZ RIBEIRAUTO |
2 |
0,01% |
1 |
0,00% |
100,00% |
50º |
39º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 |
2 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
40º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
2 |
0,01% |
3 |
0,01% |
-33,33% |
37º |
41º |
CITROËN JUMPER |
1 |
0,00% |
2 |
0,01% |
-50,00% |
39º |
42º |
EFFA V22 |
1 |
0,00% |
3 |
0,01% |
-66,67% |
36º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL COMERCIAIS |
31.540 |
100,00% |
35.316 |
100,00% |
-10,69% |
|
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Vendas na China: BYD emplacou mais que VW e Toyota somadas
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
México: novo Toyota Yaris Sedan é destaque em setembro