Usuários de iPhone sempre tiveram um problema com o Apple CarPlay. Diferentemente do Android Auto, o software de espelhamento não reproduzia o Google Maps ou o Waze na tela da central multimídia de automóveis. Com o lançamento do sistema operacional iOS 12, ambos os aplicativos estão liberados para a (importante e aguardada) funcionalidade.
Como não dependia apenas da Apple a liberação dos aplicativos, alguns dias após o lançamento do iOS 12 para o público, o Google Maps colocou no ar sua atualização com a funcionalidade de espelhamento. Nesta semana, o Waze finalizou a etapa de testes e também disponibilizou a navegação pela tela das centrais multimídias compatíveis com o Apple CarPlay.
Junto com o WhatsApp, Spotify, TuneIn e outros aplicativos, Waze e Google Maps podem ser utilizados sem a necessidade de estar com o celular nas mãos. Conectado via Bluetooth ou fio (dependendo do veículo), as informações e operações são feitas diretamente pela tela, diminuindo o tempo de distração do motorista. Além disso, não é mais necessário deixar o smartphone preso em algum suporte no painel ou no vidro.
Em uso, ambos os sistemas são bem parecidos. Na tela do celular, ficam as informações do trajeto para quem preferir seguir o roteiro além do mapa. Selecionar destinos ou fazer alertas podem ser feitos pela tela da central multimídia. O Waze segue avisando sobre os radares fixos.
Fotos: Paulo Trindade
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai terá painéis com botões e descarta concentrar tudo nas telas
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
GM: abandonar o Apple CarPlay foi a melhor decisão
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Câmara discute regras para carros autônomos, hoje proibidos no Brasil
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Hyundai explica câmbio de dupla embreagem do novo Creta e reforça garantia