No Salão de Frankfurt de 2017, a BMW anunciou que terá 25 carros elétrificados em sua linha até 2025, com 12 deles totalmente elétricos. Até agora, sabemos que o atual i3 não terá uma segunda geração, o que significa que a BMW planeja 12 novos elétricos, não 11 mais o i3.
O primeiro chegará nos próximos anos, o Mini Cooper 3 portas. O segundo, uma versão elétrica do X3 chamada de iX3, chega em 2020. O terceiro será o BMW i4 em 2021, um sedã para cinco passageiros com quatro portas apresentado em Frankfurt como um conceito chamado "i Vision Dynamics".
Já sabemos agora qual será o quarto. A BMW acaba de voar o mundo com ele em um avião de carga da Lifthansa para mostrá-lo para mais de 300 jornalistas. O InsideEVs teve a oportunidade de ver o conceito da BMW, chamado de iNEXT, em um evento no hangar da Lufthansa no aeroporto de Nova Iorque. Depois de NY, o avião foi para São Francisco, Califórnia, e então Beijing, na China, antes de voltar para a Alemanha. O tour terminou em Munique.
O iNEXT será um SUV do tamanho do X5 e será lançado "poucos meses depois do i Vision Dynamics (i4) 2021". Não se fala em preços, conjunto mecânico ou autonomia ainda, mas não é uma surpresa considerando que este é apenas um conceito inicial.
Uma das surpresas que conseguimos com os representantes da BMW no evento é que a marca está desenvolvendo suas próprias baterias, que serão usadas nos próximos elétricos e híbridos. O fornecedor da baterias da BMW desde 2012 é a Samsung, mas isso está perto de mudar. Atualmente, a Samsung fornece para a BMW as células que são colocadas em módulos. Para o futuro, a BMW já contratou a chinesa CATL para produzir suas próprias células, mas com projeto da BMW. O representante com quem conversei disse que a BMW pode contratar outros fabricantes no futuro para não depender apenas da CATL.
Além disso, terão apenas dois tamanhos de baterias. Um é um pacote maior para os SUVs que tem mais espaço no interior. O segundo é menor para os sedãs da marca, que precisam de posição de dirigir mais baixa que os SUVs e crossovers. Ambos usam células retangulares, diferente das cilíndricas utilizadas pela Tesla.
O iNEXT tem um material no interior que responde quando tocado. Por exemplo, os ocupantes podem fazer um gesto no tecido do banco para controlar o sistema de som ou de navegação. Não há qualquer visor para os passageiros, apenas para o motorista. Os passageiros podem usar um projetor na cabeça para transmitir informações em qualquer parte do carro. O conteúdo projetado pode acompanhar a superfície onde está sendo mostrado se necessário. A BMW admite que a tecnologia não estará no iNEXT no lançamento, mas em modelos futuros.
O iNEXT está sendo desenvolvido para a direção autônoma, mas os representantes da BMW foram rápidos em dizer que ainda não sabem o quão rápido as regulamentações para esta tecnologia serão adotadas. Mesmo assim, estão desenvolvendo o iNEXT e outros BMW para os próximos anos com o Ultimate Driving Machine e o Ultimate Self Driving Experiente, sejam quais foram as regulamentações ou preferências dos consumidores.
Para isso, a BMW batizou os modos de condução do iNEXT de "Boost" e "Ease". No Boost, o motorista conduz o carro ativamente com alguns sistemas ativados. Neste modo, a tela do motorista mostra o que estamos acostumados a ver enquanto dirigimos um carro.
No modo Ease, ele se torna um autônomo e o volante se retrai. A BMW descreve outras mudanças do interior: "A tela entra no modo Exploração, que apresenta ao motorista e passageiros sugestões de lugares e eventos na região que podem ser interessantes para eles. Além, os encostos de cabeça dianteiros podem ser retraídos, permitindo que os passageiros das duas fileiras se comuniquem melhor."
A BMW mostrou como o encosto de cabeça (na verdade, a parte de cima dos bancos) do passageiro fica quando abaixado para facilitar a comunicação com os passageiros de trás. Realmente abre um espaço, mas me pareceu um atleta com o joelho distendido. Basta ver nas imagens.
Sabemos que são quatro dos doze elétricos da BMW serão apresentados nos próximos sete anos. Os consumidores estão deixando os sedãs e partindo para os SUVs, então pensamos que é importante para a BMW ter uma opção elétrica neste segmento. Será interessante ver o iNEXT deixar de ser um conceito para ser um carro de produção em 2021. Ainda não sabemos muito sobre autonomia, potência ou capacidade de recarga, muito menos preço, mas é um bom começo.
Finalmente, aprendemos que diferente de outros BMW i, o iNEXT não terá um nome numérico como o i3, i4 e o i8 de produção. O nome começará com o i, mas não seguido por um número. Deixe sua aposta de nome na área de comentários.
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