Queda generalizada nas duas categorias, CLA em alta, Série 5 na ponta, Série 7 demonstrando força. Confira agora todos os destaques de agosto entre os sedãs de luxo.
SEDÃS MÉDIOS
As vendas na categoria de entrada recuaram quase 24% frente a agosto de 2017. Dos nove modelos que tiveram pelo menos um emplacamento registrado no mês passado, apenas dois tiveram números melhores.
O destaque foi o Mercedes CLA (172), que completou o pódio pelo quinto mês consecutivo graças à alta de mais de 90%. O outro foi o BMW Série 4 (14), que embora só vendendo mais do que o lanterna Volvo S60 (1) – cuja nova geração chegará ao Brasil em 2019 -, incrementou seus números em quase 17%.
Dono de quase 35% de market share, o Mercedes Classe C (416) teve o seu resultado mais fraco desde fevereiro e viu cair para menos da metade a diferença registrada em julho em relação ao BMW Série 3 (324), embora tenha comemorado oito meses ininterruptos na ponta da tabela.
Novamente numa disputa caseira pelo quarto lugar, o A3 Sedan (144) ampliou a vantagem sobre o A4 (66), com o primeiro registrando a maior retração dentre os mais vendidos (-43,5%). Audi A5 (37) e Jaguar XE (20), que registrou o mesmo número de emplacamentos do mês anterior, vieram em seguida.
Sedãs Médios Premium |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2018 |
AGO/18 |
JUL/18 |
AGO/17 |
% AGO 18 |
% JUL 18 |
VARIAÇÃO AGO/JUL |
VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º |
MERCEDES-BENZ CLASSE C |
3260 |
416 |
485 |
624 |
34,84% |
39,33% |
-14,23% |
-33,33% |
2º |
BMW SÉRIE 3 |
2198 |
324 |
227 |
378 |
27,14% |
18,41% |
42,73% |
-14,29% |
3º |
MERCEDES-BENZ CLA |
1157 |
172 |
159 |
89 |
14,41% |
12,90% |
8,18% |
93,26% |
4º |
AUDI A3 SEDÃ |
1266 |
144 |
145 |
255 |
12,06% |
11,76% |
-0,69% |
-43,53% |
5º |
AUDI A4 |
738 |
66 |
143 |
97 |
5,53% |
11,60% |
-53,85% |
-31,96% |
6º |
AUDI A5 |
346 |
37 |
41 |
64 |
3,10% |
3,33% |
-9,76% |
-42,19% |
7º |
JAGUAR XE |
185 |
20 |
20 |
26 |
1,68% |
1,62% |
0,00% |
-23,08% |
8º |
BMW SÉRIE 4 |
85 |
14 |
13 |
12 |
1,17% |
1,05% |
7,69% |
16,67% |
9º |
VOLVO S60 |
64 |
1 |
0 |
19 |
0,08% |
0,00% |
- |
-94,74% |
|
|
9299 |
1194 |
1233 |
1564 |
100,00% |
100,00% |
-3,16% |
-23,66% |
SEDÃS GRANDES
Superado pelo Classe E (11) em julho, o Série 5 (26) retomou a ponta vendendo mais do que o dobro do rival. Aproveitando-se do pior resultado do Mercedes desde setembro passado, o BMW assumiu a liderança geral no ano, com vantagem de nove unidades.
Quem merece destaque é o BMW Série 7, que chegou ao pódio graças aos sete emplacamentos registrados, metade do total de 2018. Depois de oito meses seguidos no pódio, o Porsche Panamera (3) caiu para a sexta posição, empatado com o Lexus ES350 (3) e atrás do Jaguar XJ (4)
Após três meses sem nenhum representante no ranking, a Maserati viu seu top de linha Quattroporte conquistar a preferência de um consumidor solitário, assumindo a lanterna que fora ocupada pelo Mercedes Classe S (2) em julho.
Sedãs Grandes Premium |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2018 |
AGO/18 |
JUL/18 |
AGO/17 |
% AGO 18 |
% JUL 18 |
VARIAÇÃO AGO/JUL |
VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º |
BMW SÉRIE 5 |
220 |
26 |
17 |
61 |
44,07% |
30,91% |
52,94% |
-57,38% |
2º |
MERCEDES-BENZ CLASSE E |
211 |
11 |
18 |
22 |
18,64% |
32,73% |
-38,89% |
-50,00% |
3º |
BMW SÉRIE 7 |
14 |
7 |
0 |
3 |
11,86% |
0,00% |
- |
133,33% |
4º |
JAGUAR XJ |
10 |
4 |
3 |
1 |
6,78% |
5,45% |
33,33% |
300,00% |
5º |
LEXUS ES350 |
28 |
3 |
0 |
3 |
5,08% |
0,00% |
- |
0,00% |
6º |
PORSCHE PANAMERA |
96 |
3 |
9 |
4 |
5,08% |
16,36% |
-66,67% |
-25,00% |
7º |
AUDI A6 |
32 |
2 |
7 |
3 |
3,39% |
12,73% |
-71,43% |
-33,33% |
8º |
MERCEDES-BENZ CLASSE S |
25 |
2 |
1 |
1 |
3,39% |
1,82% |
100,00% |
100,00% |
9º |
MASERATI QUATTROPORTE |
4 |
1 |
0 |
0 |
1,69% |
0,00% |
- |
- |
|
|
640 |
59 |
55 |
98 |
100,00% |
100,00% |
7,27% |
-39,80% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela