Kwid dobrando vendas, Up! cada vez mais coadjuvante, Onix com recorde, Polo e Argo em alta, Etios Hatch perdendo fôlego. Confira os destaques entre os hatches compactos em agosto.
CLASSE I
Na faixa de entrada, o Kwid continuou dando as cartas. Com 6.273 unidades, o Renault mais do que dobrou as vendas do ano passado e manteve sua participação de mercado acima dos 47%. Adversário mais próximo, o Fiat Mobi (4.874) perdeu 9,1% de seus compradores no mesmo período.
Mas foi o VW Up! o destaque negativo, com 1.784 emplacamentos e uma retração de mais de 43% nos últimos 12 meses. Último colocado, o Chery QQ registrou apenas 318 unidades, seu melhor resultado desde janeiro (345).
Hatches Compactos I |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2018 |
AGO/18 |
JUL/18 |
AGO/17 |
% AGO 18 |
% JUL 18 |
VARIAÇÃO AGO/JUL |
VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º |
RENAULT KWID |
41154 |
6273 |
5203 |
2889 |
47,35% |
47,73% |
20,57% |
117,13% |
2º |
FIAT MOBI |
33375 |
4874 |
3498 |
5363 |
36,79% |
32,09% |
39,34% |
-9,12% |
3º |
VW UP! |
13515 |
1784 |
1934 |
3123 |
13,47% |
17,74% |
-7,76% |
-42,88% |
4º |
CHERY QQ |
2199 |
318 |
265 |
430 |
2,40% |
2,43% |
20,00% |
-26,05% |
|
|
90243 |
13249 |
10900 |
11805 |
100,00% |
100,00% |
21,55% |
12,23% |
CLASSE II
Superando com folga as 18.611 unidades emplacadas em novembro do ano passado, o Onix teve em agosto o seu melhor mês desde o lançamento. Em alta de quase 18% nos últimos 12 meses, o Chevrolet conquistou mais de 26% de participação de mercado e garantiu mais de 11 mil unidades de vantagem sobre os rivais mais próximos.
Vice-líder em julho, o Ka foi superado pelo Hyundai HB20, mas a diferença de pouco mais de 400 unidades (10.589 x 10.118) e um maior crescimento do Ford prometem disputas acirradas nas próximas listas. Praticamente estável em relação ao mês passado, o VW Gol (6.628) manteve-se em quarto.
Quinto, o VW Polo (6.544) registrou o seu melhor desempenho nesta nova geração. Logo na sequência, o Fiat Argo (6.166) pela primeira vez superou a meta de seis mil unidades estabelecida pela marca italiana quando foi lançado. O novato Toyota Yaris foi o preferido por 4.091 consumidores e subiu de nono para sétimo, com VW Fox (3.894) e Renault Sandero (3.868) na cola, ambos em retração.
Embora perdendo ¼ de seus compradores de 2017, o Fiat Uno (2.638) fechou o top 10 em seu melhor momento desde setembro do ano passado (3.194) após seis meses consecutivos emplacando menos de mil unidades. 11º, o Honda Fit (2.050) incrementou as vendas em quase 13%.
O Etios Hatch, por sua vez, assumiu o posto de destaque negativo que estava de posse do Uno há alguns meses. Com 1.445 unidades, 64,2% a menos do que em 2017, o Toyota mais barato não vendia tão pouco desde setembro de 2012 (291), quando teve seus primeiros emplacamentos registrados. Também em mau momento, os representantes da PSA, Peugeot 208 (641) e Citroën C3 (507), somados, venderam menos do que o Ford Fiesta (1.182).
Hatches Compactos II |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2018 |
AGO/18 |
JUL/18 |
AGO/17 |
% AGO 18 |
% JUL 18 |
VARIAÇÃO AGO/JUL |
VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
128242 |
21763 |
16856 |
18512 |
26,10% |
23,38% |
29,11% |
17,56% |
2º |
HYUNDAI HB20 |
70140 |
10589 |
9124 |
10376 |
12,70% |
12,65% |
16,06% |
2,05% |
3º |
FORD KA |
67940 |
10118 |
9558 |
7631 |
12,13% |
13,26% |
5,86% |
32,59% |
4º |
VW GOL |
45778 |
6628 |
6631 |
6824 |
7,95% |
9,20% |
-0,05% |
-2,87% |
5º |
VW POLO |
46515 |
6544 |
5828 |
1 |
7,85% |
8,08% |
12,29% |
- |
6º |
FIAT ARGO |
39628 |
6166 |
5476 |
4075 |
7,40% |
7,60% |
12,60% |
51,31% |
7º |
TOYOTA YARIS |
7177 |
4091 |
2872 |
0 |
4,91% |
3,98% |
42,44% |
- |
8º |
VW FOX / CROSSFOX |
25751 |
3894 |
3130 |
5182 |
4,67% |
4,34% |
24,41% |
-24,86% |
9º |
RENAULT SANDERO |
33213 |
3868 |
4251 |
6064 |
4,64% |
5,90% |
-9,01% |
-36,21% |
10º |
FIAT UNO |
8282 |
2638 |
883 |
3539 |
3,16% |
1,22% |
198,75% |
-25,46% |
11º |
HONDA FIT |
17859 |
2050 |
1975 |
1820 |
2,46% |
2,74% |
3,80% |
12,64% |
12º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
22746 |
1445 |
1790 |
4034 |
1,73% |
2,48% |
-19,27% |
-64,18% |
13º |
NISSAN MARCH |
8964 |
1244 |
1128 |
791 |
1,49% |
1,56% |
10,28% |
57,27% |
14º |
FORD FIESTA |
11638 |
1182 |
1478 |
2040 |
1,42% |
2,05% |
-20,03% |
-42,06% |
15º |
PEUGEOT 208 |
5203 |
641 |
568 |
1120 |
0,77% |
0,79% |
12,85% |
-42,77% |
16º |
CITROËN C3 |
4680 |
507 |
534 |
819 |
0,61% |
0,74% |
-5,06% |
-38,10% |
17º |
FIAT PALIO |
366 |
10 |
11 |
2206 |
0,01% |
0,02% |
-9,09% |
-99,55% |
18º |
CHERY CELER |
118 |
1 |
5 |
29 |
0,00% |
0,01% |
-80,00% |
-96,55% |
19º |
FIAT PUNTO |
16 |
1 |
0 |
32 |
0,00% |
0,00% |
- |
-96,88% |
|
|
544256 |
83380 |
72098 |
75095 |
100,00% |
100,00% |
15,65% |
11,03% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela