As vendas diretas representaram 44,74% dos 239.245 automóveis e comerciais leves registrados no Brasil em agosto. A Fiat (20,91%) assegurou mais de quatro pontos percentuais de vantagem em relação à Chevrolet (16,87%) e manteve a liderança entre as montadoras. Volkswagen (15,63%), Renault (10,26%) e Ford (9,03%) repetiram as posições de julho.
AUTOMÓVEIS
No mês em que registrou seu recorde, o Chevrolet Onix (9.398) manteve a liderança entre os automóveis na modalidade pelo quinto mês seguido. Repetindo a dose de julho, o VW Gol (4.359) manteve-se em segundo, com quase 2/3 de tudo o que foi registrado pelo modelo no período. O Ford Ka (3.841) fechou o pódio menos dependente do que os dois primeiros (38%).
Assim como no último ranking, a Jeep emplacou Compass (3.578) e Renegade (3.151) no top 5, ambos com mais de 60% de representatividade através de vendas diretas – no caso do segundo, o número foi superior a 70%. Surpresa do mês, o Nissan Kicks (3.134) por muito pouco não superou o Renegade.
Logo atrás do Hyundai HB20 (2.667), que teve apenas 25,2% das vendas realizadas diretamente pela marca sul-coreana, o Renault Logan (2.452) foi o sedã nº 1 na modalidade, com quase 90% do total de emplacamentos – o maior percentual do top 20. Hyundai Creta (2.430) e Fiat Mobi (2.342) fecharam o pelotão da frente, assegurando quatro SUVs no top 10.
E por pouco não foram cinco, já que o Renault Duster (2.175) foi o 12º, pouco atrás do Chevrolet Prisma (2.327). Após um bom período de baixa, o Fiat Uno (2.154) reagiu e subiu para o 13º lugar. Sexto em julho, o Renault Sandero (1.862) caiu para 17º, ameaçado pelo Renault Captur (1.849) e pelo Fiat Cronos (1.833).
De todos os modelos do top 50, nenhum foi tão dependente das vendas diretas quanto a Fiat Weekend (516), com quase 99%. Na ponta oposta, Honda HR-V (267) e Toyota Yaris Hatch (301) tiveram 5,3% e 7,4%, respectivamente, mostrando que a força deles está concentrada no varejo.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
AGO 18 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
9.398 |
43,18% |
21.763 |
2º |
VW GOL |
4.359 |
65,77% |
6.628 |
3º |
FORD KA |
3.841 |
37,96% |
10.118 |
4º |
JEEP COMPASS |
3.578 |
61,69% |
5.800 |
5º |
JEEP RENEGADE |
3.151 |
70,57% |
4.465 |
6º |
NISSAN KICKS |
3.134 |
65,40% |
4.792 |
7º |
HYUNDAI HB20 |
2.667 |
25,19% |
10.589 |
8º |
RENAULT LOGAN |
2.452 |
88,36% |
2.775 |
9º |
HYUNDAI CRETA |
2.430 |
46,05% |
5.277 |
10º |
FIAT MOBI |
2.342 |
48,05% |
4.874 |
11º |
CHEVROLET PRISMA |
2.327 |
38,03% |
6.119 |
12º |
RENAULT DUSTER |
2.175 |
80,53% |
2.701 |
13º |
FIAT UNO |
2.154 |
81,65% |
2.638 |
14º |
VW VOYAGE |
2.109 |
82,32% |
2.562 |
15º |
FIAT ARGO |
2.066 |
33,51% |
6.166 |
16º |
VW VIRTUS |
1.966 |
42,28% |
4.650 |
17º |
RENAULT SANDERO |
1.862 |
48,14% |
3.868 |
18º |
RENAULT CAPTUR |
1.849 |
60,39% |
3.062 |
19º |
FIAT CRONOS |
1.833 |
45,53% |
4.026 |
20º |
FORD KA SEDAN |
1.729 |
57,14% |
3.026 |
21º |
CHEVROLET COBALT |
1.682 |
76,84% |
2.189 |
22º |
TOYOTA COROLLA |
1.673 |
31,94% |
5.238 |
23º |
NISSAN VERSA |
1.442 |
57,77% |
2.496 |
24º |
VW POLO |
1.421 |
21,71% |
6.544 |
25º |
FORD ECOSPORT |
1.377 |
45,39% |
3.034 |
26º |
HYUNDAI HB20S |
1.167 |
36,61% |
3.188 |
27º |
CHEVROLET SPIN |
981 |
48,73% |
2.013 |
28º |
VW FOX/CROSS FOX |
959 |
24,63% |
3.894 |
29º |
RENAULT KWID |
853 |
13,60% |
6.273 |
30º |
PEUGEOT 2008 |
851 |
72,80% |
1.169 |
31º |
NISSAN MARCH |
837 |
67,28% |
1.244 |
32º |
HONDA FIT |
747 |
36,44% |
2.050 |
33º |
FIAT SIENA |
741 |
46,23% |
1.603 |
34º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
558 |
44,25% |
1.261 |
35º |
HONDA CITY |
524 |
43,20% |
1.213 |
36º |
FIAT WEEKEND |
516 |
98,66% |
523 |
37º |
VW SPACE FOX |
487 |
77,18% |
631 |
38º |
FIAT DOBLÒ |
423 |
86,86% |
487 |
39º |
TOYOTA HILUX SW4 |
364 |
28,30% |
1.286 |
40º |
CITROËN C4 LOUNGE |
363 |
83,83% |
433 |
41º |
VW UP |
305 |
17,10% |
1.784 |
42º |
TOYOTA YARIS HATCH |
301 |
7,36% |
4.091 |
43º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
282 |
70,15% |
402 |
44º |
CHEVROLET TRACKER |
274 |
11,61% |
2.360 |
45º |
FORD FOCUS FASTBACK |
269 |
63,90% |
421 |
46º |
HONDA HR-V |
267 |
5,32% |
5.021 |
47º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
264 |
15,11% |
1.747 |
48º |
PEUGEOT 208 |
264 |
41,19% |
641 |
49º |
FORD FUSION |
261 |
50,68% |
515 |
50º |
NISSAN SENTRA |
253 |
50,20% |
504 |
COMERCIAIS LEVES
A Fiat manteve o comando, novamente com Strada (5.908) à frente da Toro (5.051). A líder há 13 meses, vale ressaltar, com quase 97% de suas vendas através de faturamento direto. Terceira, a VW Saveiro (3.743) emplacou mais do que o dobro da Ford Ranger (1.799) e da Toyota Hilux (1.529).
Quarta colocada nas listas anteriores, a Chevrolet S10 (1.521) caiu para sexto, seguida por Chevrolet Montana (1.240) e Renault Duster Oroch (1.166). A VW Amarok, com 917 emplacamentos, ficou atrás do Fiat Fiorino (1.084). Em 12ª, a Mitsubishi L200 (349) foi a menos dependente dentre as picapes maiores (33,4%).
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
AGO 18 |
1º |
FIAT STRADA |
5.908 |
96,55% |
6.119 |
2º |
FIAT TORO |
5.051 |
81,84% |
6.172 |
3º |
VW SAVEIRO |
3.743 |
88,34% |
4.237 |
4º |
FORD RANGER |
1.799 |
82,71% |
2.175 |
5º |
TOYOTA HILUX |
1.529 |
43,17% |
3.542 |
6º |
CHEVROLET S10 |
1.521 |
57,50% |
2.645 |
7º |
CHEVROLET MONTANA |
1.240 |
88,32% |
1.404 |
8º |
RENAULT DUSTER OROCH |
1.166 |
84,86% |
1.374 |
9º |
FIAT FIORINO |
1.084 |
74,04% |
1.464 |
10º |
VW AMAROK |
917 |
53,31% |
1.720 |
11º |
RENAULT MASTER |
531 |
70,33% |
755 |
12º |
MITSUBISHI L200 |
349 |
33,37% |
1.046 |
13º |
FIAT DUCATO |
206 |
73,05% |
282 |
14º |
VW EXPRESS |
172 |
59,52% |
289 |
15º |
NISSAN FRONTIER |
170 |
46,45% |
366 |
16º |
RENAULT KANGOO |
93 |
77,50% |
120 |
17º |
HYUNDAI HR |
81 |
20,77% |
390 |
18º |
PEUGEOT PARTNER |
78 |
84,78% |
92 |
19º |
PEUGEOT EXPERT |
75 |
96,15% |
78 |
20º |
CITROËN JUMPY |
72 |
74,23% |
97 |
21º |
RAM 2500 |
68 |
78,16% |
87 |
22º |
FIAT UNO |
57 |
100,00% |
57 |
23º |
CITROËN BERLINGO |
49 |
89,09% |
55 |
24º |
IVECO DAILY 3514 |
20 |
10,93% |
183 |
25º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
20 |
17,24% |
116 |
26º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
9 |
50,00% |
18 |
27º |
IVECO DAILY 5516 |
0 |
0,00% |
6 |
28º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
3 |
6,12% |
49 |
29º |
AGRALE MARRUÁ |
2 |
100,00% |
2 |
30º |
CITROËN JUMPER |
2 |
100,00% |
2 |
31º |
FIAT DOBLÒ |
1 |
100,00% |
1 |
32º |
FIAT TECFORM |
1 |
100,00% |
1 |
33º |
KIA K2500 |
1 |
0,38% |
260 |
34º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
1 |
33,33% |
3 |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela