Sucessora da Fiat Strada chega em 2020, diz site
Projeto atende pelo código 2810 e terá plataforma mista de Mobi e Fiorino
Especulada desde 2017, a sucessora da Fiat Strada ganha contornos mais definitivos. Após ser flagrada em testes, ainda com muita camuflagem, agora a futura picape compacta recebe data de estreia: primeiro trimestre de 2020, segundo o site AutosSegredos, que teve acesso a informações exclusivas sobre o modelo. Antes conhecido como X1P, o projeto final atende pelo código 2810.
Conforme já vinha sendo especulado, a plataforma da picape será mista: dianteira do Mobi (327) com componentes do Argo e traseira do furgão Fiorino, o que significa manter o robusto eixo rígido com mola semi-helíptica. Como na Strada, a nova picape terá versões de cabine simples, estendida e dupla, com a diferença de que esta última terá quatro portas - contra três da atual. Ainda na parte mecânica, a picape 2810 terá como principal motor o 1.3 Firefly de 109 cv e 14,2 kgfm ligado ao câmbio manual de 5 marchas, em substituição ao 1.4 Fire (88 cv) da Strada. De acordo com o AutosSegredos, uma opção 1.0 com o Firefly de 3 cilindros também não está descartada.
Nascida em 1998 como uma derivação do Palio de primeira geração, a Strada mantém até hoje a plataforma, apesar de ter sido modernizada na mecânica e no estilo ao longo dos anos. Com a chegada da Toro, a Strada ficou mais focada em atender o mercado frotista e ainda hoje lidera as vendas do segmento com folga. Apesar disso, o projeto antigo perdeu o encanto nas versões mais caras, sobretudo a Adventure - apelo que pode ser retomado com a nova 2810.
Projeções: Jonathan Machado
Galeria: Fiat Strada 2019
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Volkswagen T-Roc 2026: imagens vazam e revelam visual do SUV do Golf
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Novo Duster terá versão com sistema híbrido e tração 4x4
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Nova geração do Sandero estreará em 2027 e resistirá à influência dos SUVs
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
CEO da Ram quer uma picape média, mas Rampage pode não ser a resposta