As vendas no varejo em agosto atingiram 55,26% do total de automóveis e comerciais leves emplacados no país (239.245). Novamente líder, a Chevrolet (17,80%) aumentou a diferença em relação à Volkswagen (13,28%). Após quatro meses seguidos no pódio, a Hyundai (10,61%) cedeu a posição à Toyota (11,24%). A Fiat (9,11%), sexta em julho, subiu uma posição.
Completando seis meses ininterruptos como os campeões no varejo, Chevrolet Onix (12.365) e Hyundai HB20 (7.922) tiveram no pódio a companhia do Ford Ka (6.277) pelo terceiro mês seguido. Batido pelo VW Polo (5.123) em julho, o Renault Kwid (5.420) assumiu o quarto lugar com a maior presença no varejo do top 5.
Com quase 95% de participação na modalidade, o Honda HR-V (4.754) foi mais uma vez o SUV preferido e único representante do segmento entre os dez mais vendidos – adversário mais próximo, o Hyundai Creta (2.847) veio em 12º. Logo atrás do Fiat Argo (4.100), o Chevrolet Prisma (3.792) retomou a liderança entre os sedãs após dois meses.
A Toyota emplacou dois modelos no top 10, com o novato Yaris Hatch (3.790) assegurando presença no pelotão da frente pelo segundo mês consecutivo e ficando à frente do Corolla (3.565). A marca japonesa ainda viu o Yaris Sedan (2.047) vender bem mais do que rivais como Honda City (689) e Chevrolet Cobalt (507).
Dentro do top 40, o Chery Tiggo foi o preferido por 728 consumidores, mais do que o total emplacado pelo Toyota Etios Sedan (703). O bom desempenho do VW Tiguan (579) o colocou à frente do Hyundai ix35 (575) e do Kia Sportage (556). A surpresa do mês ficou por conta do Volvo XC40 (474) em seu primeiro top 50, vendendo mais do que o VW Voyage (453).
RANKING DOS CARROS MAIS VENDIDOS NO VAREJO
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
AGO 18 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
12.365 |
56,82% |
21.763 |
2º |
HYUNDAI HB20 |
7.922 |
74,81% |
10.589 |
3º |
FORD KA |
6.277 |
62,04% |
10.118 |
4º |
RENAULT KWID |
5.420 |
86,40% |
6.273 |
5º |
VW POLO |
5.123 |
78,29% |
6.544 |
6º |
HONDA HR-V |
4.754 |
94,68% |
5.021 |
7º |
FIAT ARGO |
4.100 |
66,49% |
6.166 |
8º |
CHEVROLET PRISMA |
3.792 |
61,97% |
6.119 |
9º |
TOYOTA YARIS HATCH |
3.790 |
92,64% |
4.091 |
10º |
TOYOTA COROLLA |
3.565 |
68,06% |
5.238 |
11º |
VW FOX/CROSS FOX |
2.935 |
75,37% |
3.894 |
12º |
HYUNDAI CRETA |
2.847 |
53,95% |
5.277 |
13º |
VW VIRTUS |
2.684 |
57,72% |
4.650 |
14º |
FIAT MOBI |
2.532 |
51,95% |
4.874 |
15º |
VW GOL |
2.269 |
34,23% |
6.628 |
16º |
JEEP COMPASS |
2.222 |
38,31% |
5.800 |
17º |
FIAT CRONOS |
2.193 |
54,47% |
4.026 |
18º |
CHEVROLET TRACKER |
2.086 |
88,39% |
2.360 |
19º |
HONDA CIVIC |
2.082 |
89,39% |
2.329 |
20º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
2.047 |
90,98% |
2.250 |
21º |
HYUNDAI HB20S |
2.021 |
63,39% |
3.188 |
22º |
RENAULT SANDERO |
2.006 |
51,86% |
3.868 |
23º |
NISSAN KICKS |
1.658 |
34,60% |
4.792 |
24º |
FORD ECOSPORT |
1.657 |
54,61% |
3.034 |
25º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
1.483 |
84,89% |
1.747 |
26º |
VW UP |
1.479 |
82,90% |
1.784 |
27º |
HONDA WR-V |
1.393 |
96,47% |
1.444 |
28º |
JEEP RENEGADE |
1.314 |
29,43% |
4.465 |
29º |
HONDA FIT |
1.303 |
63,56% |
2.050 |
30º |
FORD KA SEDAN |
1.297 |
42,86% |
3.026 |
31º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
1.227 |
84,91% |
1.445 |
32º |
RENAULT CAPTUR |
1.213 |
39,61% |
3.062 |
33º |
NISSAN VERSA |
1.054 |
42,23% |
2.496 |
34º |
CHEVROLET SPIN |
1.032 |
51,27% |
2.013 |
35º |
FORD FIESTA |
973 |
82,32% |
1.182 |
36º |
TOYOTA HILUX SW4 |
922 |
71,70% |
1.286 |
37º |
FIAT SIENA |
862 |
53,77% |
1.603 |
38º |
CHERY TIGGO |
728 |
100,00% |
728 |
39º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
703 |
55,75% |
1.261 |
40º |
HONDA CITY |
689 |
56,80% |
1.213 |
41º |
VW TIGUAN |
579 |
81,55% |
710 |
42º |
HYUNDAI IX35 |
575 |
78,77% |
730 |
43º |
KIA SPORTAGE |
556 |
100,00% |
556 |
44º |
RENAULT DUSTER |
526 |
19,47% |
2.701 |
45º |
CHEVROLET COBALT |
507 |
23,16% |
2.189 |
46º |
FIAT UNO |
484 |
18,35% |
2.638 |
47º |
MITSUBISHI ASX |
481 |
97,17% |
495 |
48º |
VOLVO XC40 |
474 |
100,00% |
474 |
49º |
VW VOYAGE |
453 |
17,68% |
2.562 |
50º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
437 |
88,82% |
492 |
Se a Fiat domina o segmento nas vendas diretas, a Toyota não tem adversários no varejo. No mês passado, a Hilux emplacou 2.013 unidades, praticamente a soma da Chevrolet S10 (1.124) e da Fiat Toro (1.121), a última com menos de 20% de suas vendas nas concessionárias.
VW Amarok (803) e Mitsubishi L200 (697) fecharam o top 5 pelo quinto mês seguido, com a VW Saveiro (494) repetindo o sexto lugar de julho. Preferida no geral, a Fiat Strada (211) não sabe o que é presença no top 10 há seis meses – foram menos de 4% de emplacamentos no varejo.
RANKING DOS COMERCIAIS LEVES MAIS VENDIDOS NO VAREJO
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
AGO 18 |
1º |
TOYOTA HILUX |
2.013 |
56,83% |
3.542 |
2º |
CHEVROLET S10 |
1.124 |
42,50% |
2.645 |
3º |
FIAT TORO |
1.121 |
18,16% |
6.172 |
4º |
VW AMAROK |
803 |
46,69% |
1.720 |
5º |
MITSUBISHI L200 |
697 |
66,63% |
1.046 |
6º |
VW SAVEIRO |
494 |
11,66% |
4.237 |
7º |
FIAT FIORINO |
380 |
25,96% |
1.464 |
8º |
FORD RANGER |
376 |
17,29% |
2.175 |
9º |
HYUNDAI HR |
309 |
79,23% |
390 |
10º |
KIA K2500 |
259 |
99,62% |
260 |
11º |
RENAULT MASTER |
224 |
29,67% |
755 |
12º |
FIAT STRADA |
211 |
3,45% |
6.119 |
13º |
RENAULT DUSTER OROCH |
208 |
15,14% |
1.374 |
14º |
NISSAN FRONTIER |
196 |
53,55% |
366 |
15º |
CHEVROLET MONTANA |
164 |
11,68% |
1.404 |
16º |
IVECO DAILY 3514 |
163 |
89,07% |
183 |
17º |
VW EXPRESS |
117 |
40,48% |
289 |
18º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
96 |
82,76% |
116 |
19º |
FIAT DUCATO |
76 |
26,95% |
282 |
20º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
46 |
93,88% |
49 |
21º |
RENAULT KANGOO |
27 |
22,50% |
120 |
22º |
CITROËN JUMPY |
25 |
25,77% |
97 |
23º |
IVECO DAILY 30S13 |
20 |
71,43% |
28 |
24º |
EFFA K01 |
19 |
100,00% |
19 |
25º |
RAM 2500 |
19 |
21,84% |
87 |
26º |
PEUGEOT PARTNER |
14 |
15,22% |
92 |
27º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
9 |
50,00% |
18 |
28º |
JAC V260 |
8 |
100,00% |
8 |
29º |
CITROËN BERLINGO |
6 |
10,91% |
55 |
30º |
IVECO DAILY 5516 |
6 |
100,00% |
6 |
31º |
EFFA K02 |
4 |
100,00% |
4 |
32º |
IVECO DAILY |
4 |
100,00% |
4 |
33º |
EFFA V21 |
3 |
100,00% |
3 |
34º |
EFFA V22 |
3 |
100,00% |
3 |
35º |
PEUGEOT EXPERT |
3 |
3,85% |
78 |
36º |
FORD |
2 |
100,00% |
2 |
37º |
FORD F150 |
2 |
100,00% |
2 |
38º |
FOTON AUMARK 1039 |
2 |
100,00% |
2 |
39º |
LIFAN FOISON |
2 |
100,00% |
2 |
40º |
RELY PICK-UP |
2 |
100,00% |
2 |
41º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
2 |
66,67% |
3 |
42º |
WILLYS OVERLAND |
2 |
100,00% |
2 |
43º |
FORD F100 |
1 |
100,00% |
1 |
44º |
FORD JEEP |
1 |
100,00% |
1 |
45º |
HAFEI START PICKUP |
1 |
100,00% |
1 |
46º |
JAC T8 |
1 |
100,00% |
1 |
47º |
MERCEDES-BENZ RIBEIRAUTO |
1 |
100,00% |
1 |
48º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 311 |
1 |
100,00% |
1 |
49º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 |
1 |
100,00% |
1 |
50º |
VW KOMBI |
1 |
100,00% |
1 |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela