Após publicarmos que o compacto da Hyundai flagrado em testes na Coreia do Sul era na verdade o novo HB20 e não o i10 Grand, começaram a surgir outras imagens indiscretas do hatch. E as fotos mais próximas do carro parado mostram que se trata de um facelift mais profundo do que aquele feito em 2016, mas que ainda não é uma nova geração. Diversas partes da carroceria mantêm formato muito próximo do modelo atual, embora as chapas sejam novas. Também apuramos que a plataforma será mantida, assim como aconteceu com os outros compactos da Hyundai oferecidos em mercados internacionais.
Carroceria manterá muito do formato atual, embora com linha de cintura ascendente; bancos terão melhor apoio lateral
Pelo que podemos observar na imagem acima, a dianteira vai manter os faróis bem espichados para cima, bem como o recorte do capô e a inclinação da coluna A. Na parte camuflada se esconde a nova identidade visual da Hyundai, com faróis e grade de formato mais retilíneo e com cantos vivos, semelhante ao que foi implementado no Elantra (foto abaixo). Já as laterais revelam uma linha de cintura ligeiramente ascendente na parte da porta traseira e novos retrovisores, além de calotas e rodas de liga (dependendo da versão flagrada) com novo desenho. Na traseira, as lanternas ficarão maiores e em posição mais baixa.
Grade e faróis seguirão as linhas pontiagudas adotadas recentemente no Elantra - é a nova linguagem visual da Hyundai
Segundo apurou nosso colega do site AutoBuzz, o jornalista Glauco Lucena, o HB20 terá o entre-eixos alongado em cerca de 50 mm, para ampliar o espaço interno. Desta forma, o modelo irá dos atuais 2.500 mm para 2.550 mm, acompanhando a tendência de crescimento do segmento - vide Fiat Argo e VW Polo. Outra mudança se dará no painel de instrumentos, que segundo sites asiáticos será completamente redesenhado. A única imagem interna até agora mostra bancos com melhor apoio lateral.
Na parte mecânica, espera-se que o HB20 enfim receba a injeção direta no motor 1.0 turbo, como já existe no i20 europeu, além de uma atualização no 1.0 aspirado (que ainda mantém, por exemplo, o arcaico tanquinho de gasolina para a partida a frio). O 1.6 também deverá seguir, assim como as transmissões manual de 5 (1.0) ou 6 marchas (1.6) e automática de 6 posições (1.6). Novidades ficarão por conta dos controles de tração e estabilidade (hoje só oferecidos no SUV Creta) e da direção elétrica para todas as versões (hoje disponível somente no HB20X).
Lanternas ficarão maiores e serão posicionadas mais abaixo que no carro atual; placa seguirá no para-choque
De acordo com Lucena, o lançamento do HB20 renovado acontecerá no segundo semestre de 2019, como linha 2020, seguido pelo sedã HB20S e pelo aventureiro HB20X - todos produzidos em Piracicaba (SP).
Fotos: Hyundai Palisade Club e bobaedream.co.kr
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Flagra: GWM acelera testes do Tank 300 antes do lançamento no Brasil
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Nissan Townstar, primo elétrico Kangoo, é flagrado no Brasil
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Novo SUV barato da VW acelera testes antes de chegar ao Brasil em 2025
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Flagra: VW testa novo SUV Tera na terra antes do lançamento em 2025