Mais vendidos em agosto (oficial): Captur bate EcoSport pela primeira vez
Onix tem recorde, Yaris à frente do Sandero, Kwid em alta e Corolla fora do top 10
Onix com recorde, Argo em alta, Corolla fora do top 10, Yaris vendendo mais do que Sandero, Captur à frente do EcoSport pela primeira vez. Confira agora os 50 automóveis e comerciais leves mais vendidos em agosto.
AUTOMÓVEIS
Em mês histórico, o Chevrolet Onix emplacou 21.763 unidades e atingiu seu novo recorde de vendas. Com quase 11% de tudo o que foi vendido entre automóveis em agosto, o modelo registrou mais do que o dobro do Hyundai HB20 (10.589) e do Ford Ka (10.118), que trocaram de posições em relação a julho.
Gol (6.628) e Polo (6.544) mantiveram a VW com dois modelos no top 5, repetindo as colocações do mês anterior. O Gol, aliás, foi um dos únicos modelos do top 20 a vender menos do que em julho – o outro foi o Renault Sandero (3.868). Oitavo na última lista, o Renault Kwid (6.273) saltou duas colocações, com Fiat Argo (6.166) e Chevrolet Prisma (6.119), este último líder entre os sedãs, muito próximos.
Jeep Compass (5.800) e Hyundai Creta (5.277) foram os representantes dos SUVs no top 10. Logo atrás do Toyota Corolla (5.238), o Honda HR-V (5.021) cresceu quase 46% nas últimas semanas, mas teve na cola o Nissan Kicks (4.792), que avançou ainda mais (+51,8%). Na disputa entre sedãs compactos, o Fiat Cronos (4.026) reduziu a desvantagem em relação ao VW Virtus (4.650).
Em seu segundo mês de vendas, a linha Yaris garantiu boas vendas para a Toyota. A versão Hatch emplacou 4.091 unidades e garantiu o 17º lugar, enquanto o modelo Sedan fechou o mês em 32º, com 2.250 unidades, à frente do Chevrolet Cobalt (2.189). Como resultado prático da novidade, a linha Etios foi mal novamente: o Hatch (1.445) figurou numa modesta 39ª colocação, vendendo quase 20% a menos. Já o Sedan, com 1.261 unidades, ficou atrás do Toyota Hilux SW4 (1.286).
Próximo do top 20, o Renault Captur superou as três mil unidades (3.062) pela primeira vez, ficando à frente do EcoSport - o que também ainda não havia acontecido. Já o Fiat Uno, que vinha mal nos últimos meses, reagiu e fechou o mês com 2.638 emplacamentos, quase três vezes mais do que no último ranking. Destaque para o recorde de vendas do Chery Tiggo (728) e para o bom momento comercial do novo VW Tiguan (710).
POS. |
MODELO |
AGO 18 |
% TOTAL |
JUL 18 |
% VAR. AGO/JUL |
POS. JUL |
1º |
CHEVROLET ONIX |
21.763 |
10,67% |
16.856 |
29,11% |
1º |
2º |
HYUNDAI HB20 |
10.589 |
5,19% |
9.124 |
16,06% |
3º |
3º |
FORD KA |
10.118 |
4,96% |
9.558 |
5,86% |
2º |
4º |
VW GOL |
6.628 |
3,25% |
6.631 |
-0,05% |
4º |
5º |
VW POLO |
6.544 |
3,21% |
5.828 |
12,29% |
5º |
6º |
RENAULT KWID |
6.273 |
3,08% |
5.203 |
20,57% |
8º |
7º |
FIAT ARGO |
6.166 |
3,02% |
5.476 |
12,60% |
6º |
8º |
CHEVROLET PRISMA |
6.119 |
3,00% |
5.016 |
21,99% |
9º |
9º |
JEEP COMPASS |
5.800 |
2,84% |
5.360 |
8,21% |
7º |
10º |
HYUNDAI CRETA |
5.277 |
2,59% |
4.238 |
24,52% |
12º |
11º |
TOYOTA COROLLA |
5.238 |
2,57% |
4.364 |
20,03% |
10º |
12º |
HONDA HR-V |
5.021 |
2,46% |
3.444 |
45,79% |
16º |
13º |
FIAT MOBI |
4.874 |
2,39% |
3.498 |
39,34% |
15º |
14º |
NISSAN KICKS |
4.792 |
2,35% |
3.157 |
51,79% |
18º |
15º |
VW VIRTUS |
4.650 |
2,28% |
4.173 |
11,43% |
13º |
16º |
JEEP RENEGADE |
4.465 |
2,19% |
4.034 |
10,68% |
14º |
17º |
TOYOTA YARIS HATCH |
4.091 |
2,01% |
2.872 |
42,44% |
23º |
18º |
FIAT CRONOS |
4.026 |
1,97% |
3.284 |
22,59% |
17º |
19º |
VW FOX/CROSS FOX |
3.894 |
1,91% |
3.130 |
24,41% |
19º |
20º |
RENAULT SANDERO |
3.868 |
1,90% |
4.251 |
-9,01% |
11º |
21º |
HYUNDAI HB20S |
3.188 |
1,56% |
2.881 |
10,66% |
22º |
22º |
RENAULT CAPTUR |
3.062 |
1,50% |
2.616 |
17,05% |
26º |
23º |
FORD ECOSPORT |
3.034 |
1,49% |
3.107 |
-2,35% |
20º |
24º |
FORD KA SEDAN |
3.026 |
1,48% |
3.050 |
-0,79% |
21º |
25º |
RENAULT LOGAN |
2.775 |
1,36% |
2.014 |
37,79% |
31º |
26º |
RENAULT DUSTER |
2.701 |
1,32% |
2.534 |
6,59% |
27º |
27º |
FIAT UNO |
2.638 |
1,29% |
883 |
198,75% |
44º |
28º |
VW VOYAGE |
2.562 |
1,26% |
2.809 |
-8,79% |
24º |
29º |
NISSAN VERSA |
2.496 |
1,22% |
2.685 |
-7,04% |
25º |
30º |
CHEVROLET TRACKER |
2.360 |
1,16% |
2.430 |
-2,88% |
28º |
31º |
HONDA CIVIC |
2.329 |
1,14% |
2.084 |
11,76% |
30º |
32º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
2.250 |
1,10% |
754 |
- |
48º |
33º |
CHEVROLET COBALT |
2.189 |
1,07% |
2.367 |
-7,52% |
29º |
34º |
HONDA FIT |
2.050 |
1,01% |
1.975 |
3,80% |
32º |
35º |
CHEVROLET SPIN |
2.013 |
0,99% |
1.650 |
22,00% |
35º |
36º |
VW UP |
1.784 |
0,87% |
1.934 |
-7,76% |
33º |
37º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
1.747 |
0,86% |
1.557 |
12,20% |
36º |
38º |
FIAT SIENA |
1.603 |
0,79% |
1.379 |
16,24% |
38º |
39º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
1.445 |
0,71% |
1.790 |
-19,27% |
34º |
40º |
HONDA WR-V |
1.444 |
0,71% |
1.168 |
23,63% |
41º |
41º |
TOYOTA HILUX SW4 |
1.286 |
0,63% |
1.303 |
-1,30% |
39º |
42º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
1.261 |
0,62% |
1.259 |
0,16% |
40º |
43º |
NISSAN MARCH |
1.244 |
0,61% |
1.128 |
10,28% |
42º |
44º |
HONDA CITY |
1.213 |
0,59% |
1.125 |
7,82% |
43º |
45º |
FORD FIESTA |
1.182 |
0,58% |
1.478 |
-20,03% |
37º |
46º |
PEUGEOT 2008 |
1.169 |
0,57% |
797 |
46,68% |
47º |
47º |
HYUNDAI IX35 |
730 |
0,36% |
824 |
-11,41% |
46º |
48º |
CHERY TIGGO |
728 |
0,36% |
456 |
59,65% |
- |
49º |
VW TIGUAN |
710 |
0,35% |
414 |
71,50% |
- |
50º |
PEUGEOT 208 |
641 |
0,31% |
568 |
12,85% |
50º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL AUTOS |
203.926 |
100,00% |
176.056 |
15,83% |
|
COMERCIAIS LEVES
Toro e Strada mantiveram o domínio da Fiat entre os comerciais leves, mas a diferença entre as duas (6.172 x 6.119) foi a menor do ano. A VW Saveiro (4.237) fechou o pódio mais próxima das adversárias graças à maior evolução sobre o mês anterior.
Novamente quarta colocada, a Toyota Hilux (3.542) abriu boa folga sobre a Chevrolet S10 (2.645), que ficou sob alça de mira da Ford Ranger (2.175). Destaque para a alta expressiva da Fiat Fiorino (1.464), fazendo com que o modelo saltasse do 11º para o 8º lugar.
POS. |
MODELO |
AGO 18 |
% TOTAL |
JUL 18 |
% VAR. AGO/JUL |
POS. JUL |
1º |
FIAT TORO |
6.172 |
17,48% |
6.226 |
-0,87% |
1º |
2º |
FIAT STRADA |
6.119 |
17,32% |
5.765 |
6,14% |
2º |
3º |
VW SAVEIRO |
4.237 |
12,00% |
3.635 |
16,56% |
3º |
4º |
TOYOTA HILUX |
3.542 |
10,03% |
3.080 |
15,00% |
4º |
5º |
CHEVROLET S10 |
2.645 |
7,49% |
2.630 |
0,57% |
5º |
6º |
FORD RANGER |
2.175 |
6,16% |
1.895 |
14,78% |
6º |
7º |
VW AMAROK |
1.720 |
4,87% |
1.629 |
5,59% |
7º |
8º |
FIAT FIORINO |
1.464 |
4,15% |
844 |
73,46% |
11º |
9º |
CHEVROLET MONTANA |
1.404 |
3,98% |
1.419 |
-1,06% |
8º |
10º |
RENAULT DUSTER OROCH |
1.374 |
3,89% |
1.186 |
15,85% |
9º |
11º |
MITSUBISHI L200 |
1.046 |
2,96% |
997 |
4,91% |
10º |
12º |
RENAULT MASTER |
755 |
2,14% |
625 |
20,80% |
12º |
13º |
HYUNDAI HR |
390 |
1,10% |
521 |
-25,14% |
13º |
14º |
NISSAN FRONTIER |
366 |
1,04% |
444 |
-17,57% |
14º |
15º |
VW EXPRESS |
289 |
0,82% |
88 |
228,41% |
21º |
16º |
FIAT DUCATO |
282 |
0,80% |
249 |
13,25% |
15º |
17º |
KIA K2500 |
260 |
0,74% |
191 |
36,13% |
17º |
18º |
IVECO DAILY 3514 |
183 |
0,52% |
156 |
17,31% |
18º |
19º |
RENAULT KANGOO |
120 |
0,34% |
138 |
-13,04% |
19º |
20º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
116 |
0,33% |
111 |
4,50% |
20º |
21º |
CITROËN JUMPY |
97 |
0,27% |
82 |
18,29% |
22º |
22º |
PEUGEOT PARTNER |
92 |
0,26% |
206 |
-55,34% |
16º |
23º |
RAM 2500 |
87 |
0,25% |
48 |
81,25% |
26º |
24º |
PEUGEOT EXPERT |
78 |
0,22% |
61 |
27,87% |
24º |
25º |
FIAT UNO |
57 |
0,16% |
0 |
- |
- |
26º |
CITROËN BERLINGO |
55 |
0,16% |
80 |
-31,25% |
23º |
27º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
49 |
0,14% |
48 |
2,08% |
25º |
28º |
IVECO DAILY 30S13 |
28 |
0,08% |
17 |
- |
28º |
29º |
EFFA K01 |
19 |
0,05% |
12 |
58,33% |
30º |
30º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
18 |
0,05% |
10 |
80,00% |
31º |
31º |
JAC V260 |
8 |
0,02% |
19 |
-57,89% |
27º |
32º |
IVECO DAILY 5516 |
6 |
0,02% |
7 |
-14,29% |
32º |
33º |
EFFA K02 |
4 |
0,01% |
6 |
- |
34º |
34º |
IVECO DAILY |
4 |
0,01% |
15 |
-73,33% |
29º |
35º |
EFFA V21 |
3 |
0,01% |
5 |
-40,00% |
35º |
36º |
EFFA V22 |
3 |
0,01% |
4 |
- |
37º |
37º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
3 |
0,01% |
0 |
- |
- |
38º |
AGRALE MARRUÁ |
2 |
0,01% |
0 |
- |
- |
39º |
CITROËN JUMPER |
2 |
0,01% |
6 |
-66,67% |
33º |
40º |
FORD |
2 |
0,01% |
0 |
- |
- |
41º |
FORD F150 |
2 |
0,01% |
5 |
-60,00% |
36º |
42º |
FOTON AUMARK 1039 |
2 |
0,01% |
0 |
- |
- |
43º |
LIFAN FOISON |
2 |
0,01% |
1 |
100,00% |
46º |
44º |
RELY PICK-UP |
2 |
0,01% |
0 |
- |
- |
45º |
WILLYS OVERLAND |
2 |
0,01% |
1 |
- |
50º |
46º |
FIAT DOBLÒ |
1 |
0,00% |
1 |
- |
41º |
47º |
FIAT TECFORM |
1 |
0,00% |
1 |
- |
42º |
48º |
FORD F100 |
1 |
0,00% |
0 |
- |
- |
49º |
FORD JEEP |
1 |
0,00% |
0 |
- |
- |
50º |
MERCEDES-BENZ |
1 |
0,00% |
1 |
- |
48º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL COMERCIAIS |
35.319 |
100,00% |
32.475 |
8,76% |
|
Fonte: Fenabrave
Galeria: Comparativo Ford EcoSport x Renault Captur
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Quer um Toyota Corolla híbrido? Agora só na versão mais cara
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
BYD está em vias de alcançar 4,25 milhões de carros vendidos em 2024
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Toyota Corolla GR Sport 2025 recebe novo visual e nova multimídia