Onix com recorde, Argo em alta, Corolla fora do top 10, Yaris vendendo mais do que Sandero, Captur à frente do EcoSport pela primeira vez. Confira agora os 50 automóveis e comerciais leves mais vendidos em agosto.
AUTOMÓVEIS
Em mês histórico, o Chevrolet Onix emplacou 21.763 unidades e atingiu seu novo recorde de vendas. Com quase 11% de tudo o que foi vendido entre automóveis em agosto, o modelo registrou mais do que o dobro do Hyundai HB20 (10.589) e do Ford Ka (10.118), que trocaram de posições em relação a julho.
Gol (6.628) e Polo (6.544) mantiveram a VW com dois modelos no top 5, repetindo as colocações do mês anterior. O Gol, aliás, foi um dos únicos modelos do top 20 a vender menos do que em julho – o outro foi o Renault Sandero (3.868). Oitavo na última lista, o Renault Kwid (6.273) saltou duas colocações, com Fiat Argo (6.166) e Chevrolet Prisma (6.119), este último líder entre os sedãs, muito próximos.
Jeep Compass (5.800) e Hyundai Creta (5.277) foram os representantes dos SUVs no top 10. Logo atrás do Toyota Corolla (5.238), o Honda HR-V (5.021) cresceu quase 46% nas últimas semanas, mas teve na cola o Nissan Kicks (4.792), que avançou ainda mais (+51,8%). Na disputa entre sedãs compactos, o Fiat Cronos (4.026) reduziu a desvantagem em relação ao VW Virtus (4.650).
Em seu segundo mês de vendas, a linha Yaris garantiu boas vendas para a Toyota. A versão Hatch emplacou 4.091 unidades e garantiu o 17º lugar, enquanto o modelo Sedan fechou o mês em 32º, com 2.250 unidades, à frente do Chevrolet Cobalt (2.189). Como resultado prático da novidade, a linha Etios foi mal novamente: o Hatch (1.445) figurou numa modesta 39ª colocação, vendendo quase 20% a menos. Já o Sedan, com 1.261 unidades, ficou atrás do Toyota Hilux SW4 (1.286).
Próximo do top 20, o Renault Captur superou as três mil unidades (3.062) pela primeira vez, ficando à frente do EcoSport - o que também ainda não havia acontecido. Já o Fiat Uno, que vinha mal nos últimos meses, reagiu e fechou o mês com 2.638 emplacamentos, quase três vezes mais do que no último ranking. Destaque para o recorde de vendas do Chery Tiggo (728) e para o bom momento comercial do novo VW Tiguan (710).
POS. |
MODELO |
AGO 18 |
% TOTAL |
JUL 18 |
% VAR. AGO/JUL |
POS. JUL |
1º |
CHEVROLET ONIX |
21.763 |
10,67% |
16.856 |
29,11% |
1º |
2º |
HYUNDAI HB20 |
10.589 |
5,19% |
9.124 |
16,06% |
3º |
3º |
FORD KA |
10.118 |
4,96% |
9.558 |
5,86% |
2º |
4º |
VW GOL |
6.628 |
3,25% |
6.631 |
-0,05% |
4º |
5º |
VW POLO |
6.544 |
3,21% |
5.828 |
12,29% |
5º |
6º |
RENAULT KWID |
6.273 |
3,08% |
5.203 |
20,57% |
8º |
7º |
FIAT ARGO |
6.166 |
3,02% |
5.476 |
12,60% |
6º |
8º |
CHEVROLET PRISMA |
6.119 |
3,00% |
5.016 |
21,99% |
9º |
9º |
JEEP COMPASS |
5.800 |
2,84% |
5.360 |
8,21% |
7º |
10º |
HYUNDAI CRETA |
5.277 |
2,59% |
4.238 |
24,52% |
12º |
11º |
TOYOTA COROLLA |
5.238 |
2,57% |
4.364 |
20,03% |
10º |
12º |
HONDA HR-V |
5.021 |
2,46% |
3.444 |
45,79% |
16º |
13º |
FIAT MOBI |
4.874 |
2,39% |
3.498 |
39,34% |
15º |
14º |
NISSAN KICKS |
4.792 |
2,35% |
3.157 |
51,79% |
18º |
15º |
VW VIRTUS |
4.650 |
2,28% |
4.173 |
11,43% |
13º |
16º |
JEEP RENEGADE |
4.465 |
2,19% |
4.034 |
10,68% |
14º |
17º |
TOYOTA YARIS HATCH |
4.091 |
2,01% |
2.872 |
42,44% |
23º |
18º |
FIAT CRONOS |
4.026 |
1,97% |
3.284 |
22,59% |
17º |
19º |
VW FOX/CROSS FOX |
3.894 |
1,91% |
3.130 |
24,41% |
19º |
20º |
RENAULT SANDERO |
3.868 |
1,90% |
4.251 |
-9,01% |
11º |
21º |
HYUNDAI HB20S |
3.188 |
1,56% |
2.881 |
10,66% |
22º |
22º |
RENAULT CAPTUR |
3.062 |
1,50% |
2.616 |
17,05% |
26º |
23º |
FORD ECOSPORT |
3.034 |
1,49% |
3.107 |
-2,35% |
20º |
24º |
FORD KA SEDAN |
3.026 |
1,48% |
3.050 |
-0,79% |
21º |
25º |
RENAULT LOGAN |
2.775 |
1,36% |
2.014 |
37,79% |
31º |
26º |
RENAULT DUSTER |
2.701 |
1,32% |
2.534 |
6,59% |
27º |
27º |
FIAT UNO |
2.638 |
1,29% |
883 |
198,75% |
44º |
28º |
VW VOYAGE |
2.562 |
1,26% |
2.809 |
-8,79% |
24º |
29º |
NISSAN VERSA |
2.496 |
1,22% |
2.685 |
-7,04% |
25º |
30º |
CHEVROLET TRACKER |
2.360 |
1,16% |
2.430 |
-2,88% |
28º |
31º |
HONDA CIVIC |
2.329 |
1,14% |
2.084 |
11,76% |
30º |
32º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
2.250 |
1,10% |
754 |
- |
48º |
33º |
CHEVROLET COBALT |
2.189 |
1,07% |
2.367 |
-7,52% |
29º |
34º |
HONDA FIT |
2.050 |
1,01% |
1.975 |
3,80% |
32º |
35º |
CHEVROLET SPIN |
2.013 |
0,99% |
1.650 |
22,00% |
35º |
36º |
VW UP |
1.784 |
0,87% |
1.934 |
-7,76% |
33º |
37º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
1.747 |
0,86% |
1.557 |
12,20% |
36º |
38º |
FIAT SIENA |
1.603 |
0,79% |
1.379 |
16,24% |
38º |
39º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
1.445 |
0,71% |
1.790 |
-19,27% |
34º |
40º |
HONDA WR-V |
1.444 |
0,71% |
1.168 |
23,63% |
41º |
41º |
TOYOTA HILUX SW4 |
1.286 |
0,63% |
1.303 |
-1,30% |
39º |
42º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
1.261 |
0,62% |
1.259 |
0,16% |
40º |
43º |
NISSAN MARCH |
1.244 |
0,61% |
1.128 |
10,28% |
42º |
44º |
HONDA CITY |
1.213 |
0,59% |
1.125 |
7,82% |
43º |
45º |
FORD FIESTA |
1.182 |
0,58% |
1.478 |
-20,03% |
37º |
46º |
PEUGEOT 2008 |
1.169 |
0,57% |
797 |
46,68% |
47º |
47º |
HYUNDAI IX35 |
730 |
0,36% |
824 |
-11,41% |
46º |
48º |
CHERY TIGGO |
728 |
0,36% |
456 |
59,65% |
- |
49º |
VW TIGUAN |
710 |
0,35% |
414 |
71,50% |
- |
50º |
PEUGEOT 208 |
641 |
0,31% |
568 |
12,85% |
50º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL AUTOS |
203.926 |
100,00% |
176.056 |
15,83% |
|
COMERCIAIS LEVES
Toro e Strada mantiveram o domínio da Fiat entre os comerciais leves, mas a diferença entre as duas (6.172 x 6.119) foi a menor do ano. A VW Saveiro (4.237) fechou o pódio mais próxima das adversárias graças à maior evolução sobre o mês anterior.
Novamente quarta colocada, a Toyota Hilux (3.542) abriu boa folga sobre a Chevrolet S10 (2.645), que ficou sob alça de mira da Ford Ranger (2.175). Destaque para a alta expressiva da Fiat Fiorino (1.464), fazendo com que o modelo saltasse do 11º para o 8º lugar.
POS. |
MODELO |
AGO 18 |
% TOTAL |
JUL 18 |
% VAR. AGO/JUL |
POS. JUL |
1º |
FIAT TORO |
6.172 |
17,48% |
6.226 |
-0,87% |
1º |
2º |
FIAT STRADA |
6.119 |
17,32% |
5.765 |
6,14% |
2º |
3º |
VW SAVEIRO |
4.237 |
12,00% |
3.635 |
16,56% |
3º |
4º |
TOYOTA HILUX |
3.542 |
10,03% |
3.080 |
15,00% |
4º |
5º |
CHEVROLET S10 |
2.645 |
7,49% |
2.630 |
0,57% |
5º |
6º |
FORD RANGER |
2.175 |
6,16% |
1.895 |
14,78% |
6º |
7º |
VW AMAROK |
1.720 |
4,87% |
1.629 |
5,59% |
7º |
8º |
FIAT FIORINO |
1.464 |
4,15% |
844 |
73,46% |
11º |
9º |
CHEVROLET MONTANA |
1.404 |
3,98% |
1.419 |
-1,06% |
8º |
10º |
RENAULT DUSTER OROCH |
1.374 |
3,89% |
1.186 |
15,85% |
9º |
11º |
MITSUBISHI L200 |
1.046 |
2,96% |
997 |
4,91% |
10º |
12º |
RENAULT MASTER |
755 |
2,14% |
625 |
20,80% |
12º |
13º |
HYUNDAI HR |
390 |
1,10% |
521 |
-25,14% |
13º |
14º |
NISSAN FRONTIER |
366 |
1,04% |
444 |
-17,57% |
14º |
15º |
VW EXPRESS |
289 |
0,82% |
88 |
228,41% |
21º |
16º |
FIAT DUCATO |
282 |
0,80% |
249 |
13,25% |
15º |
17º |
KIA K2500 |
260 |
0,74% |
191 |
36,13% |
17º |
18º |
IVECO DAILY 3514 |
183 |
0,52% |
156 |
17,31% |
18º |
19º |
RENAULT KANGOO |
120 |
0,34% |
138 |
-13,04% |
19º |
20º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
116 |
0,33% |
111 |
4,50% |
20º |
21º |
CITROËN JUMPY |
97 |
0,27% |
82 |
18,29% |
22º |
22º |
PEUGEOT PARTNER |
92 |
0,26% |
206 |
-55,34% |
16º |
23º |
RAM 2500 |
87 |
0,25% |
48 |
81,25% |
26º |
24º |
PEUGEOT EXPERT |
78 |
0,22% |
61 |
27,87% |
24º |
25º |
FIAT UNO |
57 |
0,16% |
0 |
- |
- |
26º |
CITROËN BERLINGO |
55 |
0,16% |
80 |
-31,25% |
23º |
27º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
49 |
0,14% |
48 |
2,08% |
25º |
28º |
IVECO DAILY 30S13 |
28 |
0,08% |
17 |
- |
28º |
29º |
EFFA K01 |
19 |
0,05% |
12 |
58,33% |
30º |
30º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
18 |
0,05% |
10 |
80,00% |
31º |
31º |
JAC V260 |
8 |
0,02% |
19 |
-57,89% |
27º |
32º |
IVECO DAILY 5516 |
6 |
0,02% |
7 |
-14,29% |
32º |
33º |
EFFA K02 |
4 |
0,01% |
6 |
- |
34º |
34º |
IVECO DAILY |
4 |
0,01% |
15 |
-73,33% |
29º |
35º |
EFFA V21 |
3 |
0,01% |
5 |
-40,00% |
35º |
36º |
EFFA V22 |
3 |
0,01% |
4 |
- |
37º |
37º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
3 |
0,01% |
0 |
- |
- |
38º |
AGRALE MARRUÁ |
2 |
0,01% |
0 |
- |
- |
39º |
CITROËN JUMPER |
2 |
0,01% |
6 |
-66,67% |
33º |
40º |
FORD |
2 |
0,01% |
0 |
- |
- |
41º |
FORD F150 |
2 |
0,01% |
5 |
-60,00% |
36º |
42º |
FOTON AUMARK 1039 |
2 |
0,01% |
0 |
- |
- |
43º |
LIFAN FOISON |
2 |
0,01% |
1 |
100,00% |
46º |
44º |
RELY PICK-UP |
2 |
0,01% |
0 |
- |
- |
45º |
WILLYS OVERLAND |
2 |
0,01% |
1 |
- |
50º |
46º |
FIAT DOBLÒ |
1 |
0,00% |
1 |
- |
41º |
47º |
FIAT TECFORM |
1 |
0,00% |
1 |
- |
42º |
48º |
FORD F100 |
1 |
0,00% |
0 |
- |
- |
49º |
FORD JEEP |
1 |
0,00% |
0 |
- |
- |
50º |
MERCEDES-BENZ |
1 |
0,00% |
1 |
- |
48º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL COMERCIAIS |
35.319 |
100,00% |
32.475 |
8,76% |
|
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Volkswagen vê lucro líquido cair 64% no 3º trimestre
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
VW quase teve seu Twingo elétrico, mas sindicato atrapalhou planos