Esta é uma versão de validação de produção (VP) da nova Harley-Davidson LiveWire, a primeira moto elétrica da marca norte-americana. Ou seja, estamos olhando para uma moto bastante próximo da final, que realmente irá para as lojas. Ela não foi feita numa linha de montagem, com muitos dos últimos retoques feitos à mão, e por isso ainda não podemos montá-la. Pelo menos não agora.
O novo motor elétrico da HD não é exatamente uma revelação, pois, a não ser que você estivesse congelado nos últimos quatro anos, certamente já ouviu falar da LiveWire. Trata-se do projeto de moto elétrica da Harley, mostrado pela primeira vez em 2014. A moto que está sendo exibida agora em Milwaukee representa uma evolução significativa em relação ao modelo inicial.
A LiveWire hoje é apenas uma única moto, mas a marca já confirmou que ela será a plataforma de lançamento de uma linha inteira de motos elétricas da Harley-Davidson. A empresa está chamando esta linha de "twist and go", projetada para atrair novos motociclistas e fazer dela uma das marcas fortes do mercado de motos elétricas.
Durante a convenção de mídia, quando perguntado porque a Harley está fazendo uma moto elétrica e se isso não diluiria a tradição da marca, o Vice Presidente do HD Museum e bisneto do fundador William A. Davison, Bill Davidson disse que a LiveWire carrega o DNA da marca, no qual o estilo, o som e a sensação são centrais em qualquer novo produto. "Ela é uma Harley-Davidson, espere até você pilotá-la!", prometeu Bill.
Os executivos da empresa mostraram entusiasmo inclusive com o mercado de aluguel de scooters elétricas que está crescendo em diversas cidades mundo afora. "Nós adoramos a ideia dos econômicos e-scooters, pois eles introduzem nas pessoas a ideia de liberdade. A Harley-Davidson vai representar a ponta premium deste tipo de produto, revela o Vice Presidente e Diretor Internacional de vendas, Marc MCallister.
A HD LiveWire será fabricada em York, na Pennsylvania, e chegará ao mercado em 2019. Estará disponível em três variações de cores para o mercado norte-americano: preta, amarela e a laranja destas fotos. Fica a expectativa da venda da Harley elétrica também no Brasil.
Fotos: Kanishka Sonnadara, do Ride Apart.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Semana Motor1.com: nova Triton 2026, Hilux 2025, Tiguan nos EUA e mais
Triumph oferece até R$ 14.000 de desconto na Tiger 1200 e outras motos