Desde o primeiro teaser mostrando desenhos e a silhueta de um Porsche 993, desejamos muito que este projeto do 911 da Porsche Classic fosse realmente especial. Agora temos total acesso a esta criação e francamente, não há outra forma de dizer isso: amamos.
Precisamos ter um momento de honestidade. Há um certo desapontamento e imaginávamos que este projeto seria um pouco mais customizado. Durante as últimas semanas, a Porsche tem nos deixado curiosos e achando que veríamos algo único na carroceria. Sabíamos que o ponto de inicio era um 911 da geração 993 - a última refrigerada a ar - mas esperávamos ver algo criativo da fábrica para fazer deste clássico algo realmente único. Ao invés, a Porsche Classic basicamente restaurou um 993 do zero, criando um "novo" 911 Turbo S. A empresa até colocou o número de chassi seguinte da última unidade produzida nesta especificação em 1998.
Isso dito, não ligamos para como o carro aparenta. A Porsche Classic deu ao 993 novos componentes e uma restauração de 18 meses, incluindo proteção anti-corrosão e processo de pintura moderno. De fato, o acabamento é o mesmo Golden Yellow Metallic usado no 911 Turbo S Exclusive Series - o único toque moderno deste renascido. O tom está no interior, na costura dos bancos, volante e painel, e nos detalhes das rodas pretas do Project Gold. Há plaquetas de identificação ao redor do carro, dentro e fora.
Como mostrado nos teasers, o motor é o do período, o 3.6 boxer de seis cilindros, refrigerado a ar, com 450 cv, cortesia de um par de turbos. A Porsche diz que é um motor totalmente novo, e tudo - desde a suspensão até o sistema de tração integral, componentes do interior e preparação do motor - foi feito na casa da Porsche Classic. Em outras palavras, a Porsche quer que você saiba que tudo é novo neste clássico 993.
Há um outro aspecto dele que gostamos muito. Diversas vezes, fabricantes seguem para uma nova fase tecnologica e tenta ignorar o passado, ao menos que os compradores decidam por não ter o mais moderno. É extraordinário ver que a Porsche está homenageando o legado dos refrigerados a ar literalmente construindo este novo 993 Turbo. Infelizmente, o carro não pode rodar nas ruas, e não há planos para construir mais.
Isso não significa que você não pode comprá-lo. A empresa o venderá no leilão da RM Sotheby de 70 anos da Porsche em Atlanta no dia 27 de outubro. Com o peso histórico que o 993 já tem - sem mencionar a raridade de um 993 Turbo S - esperamos que ele valha um bom valor.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Retrospectiva: relembre a história dos hipercarros da Ferrari
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
O dia em que a BMW fez uma M3 picape
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Exclusivo do Brasil, VW Golf MK4,5 entra no acervo da marca
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Fim do Grand Tour disparou as buscas pelos carros usados no último episódio