Uma das características mais famosas do Ford EcoSport é o seu estepe pendurado na traseira, algo que remete à modelos antigos de off-road. Quando a reestilização do SUV compacto foi lançada no Brasil, ele manteve o pneu com o argumento de que “seus clientes gostam”. Agora a Ford percebe que muitas pessoas preferem o carro sem o estepe exposto e prepara uma versão com a traseira limpa.
A apuração foi feita pelo pessoal do AutoPapo e do Autos Segredos. O Auto Papo ouviu de fontes ligadas à empresa que ela trabalha em uma versão topo de linha que irá adotar o kit de reparo de pneus. E esta nova configuração pode ser lançada ainda neste ano, embora ainda sem data ou ideia de preços. Como comparação, o modelo Storm, o mais caro da linha no momento, custa R$ 104.190.
Bastou o AutoPapo falar a respeito para o Autos Segredos receber imagens que mostram o EcoSport sem o estepe em testes na região de Camaçari (BA), onde é fabricado. Esta nova versão pode ser a ST-Line, com desenho mais esportivo. Teria tração 4x4 (no momento, disponível somente no EcoSport Storm), motor 2.0 de 176 cv e 22,5 kgfm, e câmbio automático de 6 marchas. Ganha rodas de liga leve de 17”, teto colunas, grade e retrovisores pintados de preto e outros detalhes visuais.
Sem o estepe, o Ford EcoSport teria que recorrer ao kit de reparo de pneus, tampando o furo e inflando o pneu o suficiente para que possa rodar novamente e encontrar uma oficina. Isso porque o projeto do SUV não permite que o estepe seja colocado no fundo do porta-malas ou abaixo da carroceria, algo que demandaria uma alteração na plataforma, o que custa muito e só deve ser feito na próxima geração do crossover.
Como ainda roda em testes, é provável que a Ford segure um pouco mais o EcoSport sem estepe e o apresente em novembro, durante o Salão do Automóvel de São Paulo.
Fontes: AutoPapo e Autos Segredos
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