Imagens de um hatch compacto rodando em testes na Coreia do Sul nos deixaram de sobreaviso. Alguns órgãos de imprensa disseram se tratar da versão alongada do i10 (chamada de Gran i10) vendida na Índia, mas a verdade é que esse modelo é um tanto "parrudo" para ser o i10. De posse das imagens, então, acionamos nossa rede de contatos e obtivemos a resposta que mais esperávamos: "Apesar dos disfarces, é quase certo ser o novo HB20", disse uma fonte que teve acesso ao projeto.
O novo HB20 terá entre-eixos alongado entre 40 e 50 mm, mas manterá as rodas aro 15" e as lanternas horizontais
Lançado em 2012, o HB20 nasceu como uma versão do Hyundai i20 adaptada ao gosto do consumidor brasileiro. Tanto é que a Hyundai resolveu manter o nome do projeto (Hyundai Brasil) no modelo final. Passados seis anos, chega o momento de uma nova geração para o hatch. E, como da primeira vez, ele será mantido como um carro exclusivo para o mercado nacional. Então por que apareceu lá fora antes? Simples: apesar de desenvolvido para o Brasil, o HB20 foi projetado no centro de desenvolvimento de Namyang, na Coreia do Sul, como aconteceu com a primeira geração. Após sair da toca lá, devem começar a pipocar protótipos nos arredores da fábrica da Hyundai em Piracicaba, no interior paulista.
Pelas imagens do flagra, podemos perceber que o novo HB20 seguirá uma linha evolutiva de design, sem grandes rupturas com o modelo atual. Ele manterá a frente curta e vincada, bem como a linha de cintura elevada (agora com a janela traseira puxada um pouco mais para cima na parte final) e as lanternas horizontais na traseira. Na dianteira, a inspiração virá do novo Elantra (ainda em testes, na foto abaixo), com faróis e grade unidos em um jogo de formas pontiagudas. O modelo também usava rodas aro 15", como o HB20 atual, embora obviamente com novo desenho.
O novo Elantra (acima) servirá de inspiração visual para a dianteira do próximo HB20, com linhas bem angulares
Um de nossos colegas e informantes, o jornalista Glauco Lucena, do site AutoBuzz, também obteve informações exclusivas sobre o novo HB20 que complementam nossa apuração. Em conversa com uma fonte ligada à Hyundai, Lucena adianta que a segunda geração do hatch terá o entre-eixos alongado entre 40 e 50 mm (o atual tem 2.500 mm), para ampliar o espaço interno principalmente no banco traseiro. Também ouviu que os coreanos estão tendo dificuldades com o design, porque o HB20 foi tão inovador em sua estreia que tornou-se mais complicado criar um sucessor que cause o mesmo impacto - daí a aposta num desenho evolutivo. Por fim, ele ainda conseguiu a data de estreia: segundo semestre de 2019.
Ainda de acordo com Lucena, o fato de ter alto volume de vendas (o HB20 disputa a segunda colocação do mercado nacional com o Ford Ka) justifica que a Hyundai desenvolva uma linha de compactos própria para o mercado brasileiro, com hatch, sedã e aventureiro. Ainda não temos informações sobre mudanças mecânicas, mas a mais provável delas é que o motor 1.0 turbo receba injeção direta (como existe na Europa) e acabe por substituir o 1.6 aspirado nas versões mais caras. Vamos ficar de olho...
Fotos: CafeNaver.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen Nivus GTS já roda sem qualquer disfarce e chega em 2025
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Flagra: inspiração de Mobi e Argo, Fiat Panda aparece no Brasil
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Flagra: novo Honda HR-V 2026 já roda em testes no Brasil
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Picape anti-Hilux da Chery aparece na China