Enquanto detalhes mais profundos do Rota 2030 são discutidos antes que vire realmente lei (hoje é uma Medida Provisória), a maior certeza do novo programa é a redução do IPI para modelos elétricos e híbridos. A partir de novembro, a alíquota variará entre 7 e 20%, dependendo do peso e eficiência homologada pelo Inmetro, e o Toyota Prius é um dos beneficiados.
A Toyota confirmou para a Automotive Business que haverá a redução do preço do seu principal híbrido (ainda há dois Lexus, o CT 200h e LS 500h) mesmo que o incentivo tenha sido mais baixo que o esperado. O novo valor ainda não foi definido, já que a Toyota ainda espera o estudo do impacto da redução do IPI na tabela total. Hoje, o Prius custa R$ 126.600 e é o mais barato do Brasil com este tipo de motorização.
A maior questão ainda está no peso dos modelos híbridos, o que dificulta alcançar a menor alíquota. Hoje, o Prius paga 13%, algo que a Toyota briga para reduzir. Uma das alternativas é o lançamento do Prius flex, que já roda em testes no Brasil, com a proposta de emissões zero de CO2 ao utilizar o combustível vegetal.
Fonte: Automotive Business
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota Prius cresce 138% e mostra força dos híbridos diante dos elétricos
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Novo Toyota Prius PHEV faz 200 km/l segundo teste oficial na Europa
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Nova geração do Toyota Prius é registrada no Brasil; será que vem?
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Novo Toyota Prius estreia versão híbrida HEV que faz até 32,6 km/litro