Kwid sobrando entre os menores, Onix sem concorrência na faixa superior, Ka em alta, Yaris estreando bem, Etios perdendo força. Confira agora todos os destaques entre os hatches compactos em julho.
CLASSE I
Entre os hatches menores, o Kwid continua dando as cartas. Com 5.203 emplacamentos no mês passado, o Renault se aproximou dos 48% de participação de mercado, aproveitando-se também da retração de quase 20% registrada pelo Fiat Mobi (3.498), que teve seu resultado mais fraco desde fevereiro.
Mesmo caindo quase 30% sobre o mesmo período de 2017, o VW up! (1.934) teve o segundo melhor mês em 2018, atrás apenas das 2.061 unidades de janeiro. Lanterna, o Chery QQ (265) foi quem mais perdeu espaço (-42,5%). No geral, as vendas do segmento cresceram praticamente 40% graças ao desempenho do líder Kwid.
Hatches Compactos I |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2018 |
JUL/18 |
JUN/18 |
JUL/17 |
% JUL 18 |
% JUN 18 |
VARIAÇÃO JUL/JUN |
VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º |
RENAULT KWID |
34881 |
5203 |
5004 |
317 |
47,73% |
43,63% |
3,98% |
1541,32% |
2º |
FIAT MOBI |
28501 |
3498 |
4435 |
4315 |
32,09% |
38,67% |
-21,13% |
-18,93% |
3º |
VW UP! |
11731 |
1934 |
1792 |
2698 |
17,74% |
15,62% |
7,92% |
-28,32% |
4º |
CHERY QQ |
1881 |
265 |
239 |
461 |
2,43% |
2,08% |
10,88% |
-42,52% |
|
|
76994 |
10900 |
11470 |
7791 |
100,00% |
100,00% |
-4,97% |
39,91% |
CLASSE II
Com alta de quase 11% nos últimos 12 meses, dono de quase 24% de participação de mercado num segmento com mais de quinze modelos, o Chevrolet Onix (16.856) teve em julho o seu melhor resultado em 2018. A vantagem em relação ao rival mais próximo, para se ter uma ideia, foi superior a 7 mil unidades.
Após três meses seguidos superado pelo Hyundai HB20 (9.124), o renovado Ford Ka (9.558) avançou quase 32% no período e assumiu a vice-liderança. Sexto em junho, o VW Gol (6.631), que não vendia tanto desde agosto passado (6.824), subiu duas posições e deixou para trás o Polo (5.828), seu irmão mais novo.
Top 5 no mês anterior, o Fiat Argo (5.476) caiu para sexto, praticamente estável em relação a junho. Já o Renault Sandero (4.251), quarto no último ranking, perdeu mais de 36% de seus compradores e caiu para o sétimo lugar, ainda com boa folga sobre o VW Fox (3.130), que ainda demonstra bom fôlego apesar da idade avançada do projeto.
Estreante no top 10, o novato Toyota Yaris Hatch conquistou a preferência de 2.872 consumidores, mais de 1 mil unidades acima do registrado pelo Etios Hatch (1.790), o principal prejudicado pela sua chegada. O modelo de entrada da marca japonesa, oitavo em junho, recuou quase 50% e caiu para o 11º lugar, atrás do Honda Fit (1.975).
Destaque negativo nas últimas listas, o Fiat Uno continuou emplacando menos de mil unidades (883), mas ao menos quase dobrou o resultado de junho. Em mau momento, os representantes franceses Peugeot 208 (568) e Citroën C3 (534) emplacaram pouco mais de 1.100 unidades, menos do que as 1.128 unidades de um discreto Nissan March.
Hatches Compactos II |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2018 |
JUL/18 |
JUN/18 |
JUL/17 |
% JUL 18 |
% JUN 18 |
VARIAÇÃO JUL/JUN |
VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
106479 |
16856 |
16218 |
15232 |
23,38% |
24,57% |
3,93% |
10,66% |
2º |
FORD KA |
57822 |
9558 |
7833 |
7248 |
13,26% |
11,87% |
22,02% |
31,87% |
3º |
HYUNDAI HB20 |
59551 |
9124 |
8292 |
9312 |
12,65% |
12,56% |
10,03% |
-2,02% |
4º |
VW GOL |
39150 |
6631 |
5029 |
6236 |
9,20% |
7,62% |
31,86% |
6,33% |
5º |
VW POLO |
39971 |
5828 |
4974 |
3 |
8,08% |
7,54% |
17,17% |
- |
6º |
FIAT ARGO |
33462 |
5476 |
5485 |
3233 |
7,60% |
8,31% |
-0,16% |
69,38% |
7º |
RENAULT SANDERO |
29345 |
4251 |
6139 |
6663 |
5,90% |
9,30% |
-30,75% |
-36,20% |
8º |
VW FOX |
21857 |
3130 |
3265 |
3771 |
4,34% |
4,95% |
-4,13% |
-17,00% |
9º |
TOYOTA YARIS |
3086 |
2872 |
208 |
0 |
3,98% |
0,32% |
1280,77% |
- |
10º |
HONDA FIT |
15809 |
1975 |
1740 |
1772 |
2,74% |
2,64% |
13,51% |
11,46% |
11º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
21301 |
1790 |
2907 |
3542 |
2,48% |
4,40% |
-38,42% |
-49,46% |
12º |
FORD FIESTA |
10456 |
1478 |
1426 |
2146 |
2,05% |
2,16% |
3,65% |
-31,13% |
13º |
NISSAN MARCH |
7720 |
1128 |
1038 |
612 |
1,56% |
1,57% |
8,67% |
84,31% |
14º |
FIAT UNO |
5644 |
883 |
427 |
3355 |
1,22% |
0,65% |
106,79% |
-73,68% |
15º |
PEUGEOT 208 |
4562 |
568 |
529 |
1018 |
0,79% |
0,80% |
7,37% |
-44,20% |
16º |
CITROËN C3 |
4173 |
534 |
466 |
693 |
0,74% |
0,71% |
14,59% |
-22,94% |
17º |
FIAT PALIO |
356 |
11 |
10 |
1467 |
0,02% |
0,02% |
10,00% |
-99,25% |
18º |
CHERY CELER |
117 |
5 |
14 |
18 |
0,01% |
0,02% |
-64,29% |
-72,22% |
|
|
460861 |
72098 |
66000 |
66321 |
100,00% |
100,00% |
9,24% |
8,71% |
Fonte: Fenabrave
Fotos: divulgação e arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Vendas na China: BYD emplacou mais que VW e Toyota somadas
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
México: novo Toyota Yaris Sedan é destaque em setembro