Mais vendidos em julho (oficial): Gol à frente do Polo, Creta em alta
Após chegada do Yaris, linha Etios registra maior queda
Onix sobrando, Ka vice-líder, Polo deixando Argo para trás, Creta à frente do Renegade, Yaris estreando bem. Confira agora os 50 automóveis e comerciais leves mais vendidos em julho.
AUTOMÓVEIS
Com mais de 7 mil unidades de vantagem em relação ao segundo colocado, o Chevrolet Onix (16.856) permaneceu imbatível na ponta entre os automóveis. A novidade de julho foi o Ford Ka (9.558) à frente do Hyundai HB20 (9.124), todos eles com números melhores do que os registrados no mês anterior.
Sétimo em junho, o VW Gol (6.631) foi o campeão de crescimento do top 10 nas últimas semanas (+31,9%), abrindo mais de 800 unidades de vantagem sobre o Polo (5.828), nono na última lista. O Fiat Argo (5.476), que vinha à frente do novato da VW nos últimos dias, encerrou na sexta posição com leve retração.
Único SUV entre os primeiros colocados, o Jeep Compass novamente emplacou acima de 5 mil unidades (5.360), pouco à frente do Renault Kwid (5.203), que repetiu a oitava posição de junho. Fora do top 10 há um mês, o Chevrolet Prisma (5.016) retomou a liderança geral entre os sedãs, com boa folga sobre o Toyota Corolla (4.364).
Numa gangorra que tem marcado os seus últimos resultados, o Renault Sandero (4.251) caiu de 4º para 11º, muito pouco à frente do Hyundai Creta (4.238), preferido entre os SUVs compactos graças a quase 50% de incremento nas vendas. O Nissan Kicks (3.157), que havia ficado fora do top 20, retomou na 18ª colocação.
Novatos da Toyota, as versões Hatch e Sedan mostraram comportamentos distintos em seu primeiro mês de vendas. Enquanto o primeiro emplacou 2.872 unidades e assegurou a 23ª posição, o segundo foi apenas o 48º, com 754 emplacamentos. A linha Etios, por sua vez, parece ter sentido o efeito, com queda acima dos 30%.
POS. |
MODELO |
JUL 18 |
% TOTAL |
JUN 18 |
% TOTAL |
% VAR. JUL/JUN |
POS. JUN |
1º |
CHEVROLET ONIX |
16.856 |
9,57% |
16.218 |
9,92% |
3,93% |
1º |
2º |
FORD KA |
9.558 |
5,43% |
7.833 |
4,79% |
22,02% |
3º |
3º |
HYUNDAI HB20 |
9.124 |
5,18% |
8.292 |
5,07% |
10,03% |
2º |
4º |
VW GOL |
6.631 |
3,77% |
5.029 |
3,08% |
31,86% |
7º |
5º |
VW POLO |
5.828 |
3,31% |
4.974 |
3,04% |
17,17% |
9º |
6º |
FIAT ARGO |
5.476 |
3,11% |
5.485 |
3,35% |
-0,16% |
5º |
7º |
JEEP COMPASS |
5.360 |
3,04% |
5.054 |
3,09% |
6,05% |
6º |
8º |
RENAULT KWID |
5.203 |
2,96% |
5.004 |
3,06% |
3,98% |
8º |
9º |
CHEVROLET PRISMA |
5.016 |
2,85% |
3.977 |
2,43% |
26,13% |
13º |
10º |
TOYOTA COROLLA |
4.364 |
2,48% |
4.288 |
2,62% |
1,77% |
11º |
11º |
RENAULT SANDERO |
4.251 |
2,41% |
6.139 |
3,75% |
-30,75% |
4º |
12º |
HYUNDAI CRETA |
4.238 |
2,41% |
2.913 |
1,78% |
45,49% |
19º |
13º |
VW VIRTUS |
4.173 |
2,37% |
4.205 |
2,57% |
-0,76% |
12º |
14º |
JEEP RENEGADE |
4.034 |
2,29% |
3.628 |
2,22% |
11,19% |
14º |
15º |
FIAT MOBI |
3.498 |
1,99% |
4.435 |
2,71% |
-21,13% |
10º |
16º |
HONDA HR-V |
3.444 |
1,96% |
3.139 |
1,92% |
9,72% |
17º |
17º |
FIAT CRONOS |
3.284 |
1,87% |
2.999 |
1,83% |
9,50% |
18º |
18º |
NISSAN KICKS |
3.157 |
1,79% |
2.629 |
1,61% |
20,08% |
25º |
19º |
VW FOX/CROSS FOX |
3.130 |
1,78% |
3.265 |
2,00% |
-4,13% |
16º |
20º |
FORD ECOSPORT |
3.107 |
1,76% |
2.761 |
1,69% |
12,53% |
21º |
21º |
FORD KA SEDAN |
3.050 |
1,73% |
3.269 |
2,00% |
-6,70% |
15º |
22º |
HYUNDAI HB20S |
2.881 |
1,64% |
2.669 |
1,63% |
7,94% |
23º |
23º |
TOYOTA YARIS HATCH |
2.872 |
1,63% |
208 |
0,13% |
1280,77% |
- |
24º |
VW VOYAGE |
2.809 |
1,60% |
2.644 |
1,62% |
6,24% |
24º |
25º |
NISSAN VERSA |
2.685 |
1,52% |
2.696 |
1,65% |
-0,41% |
22º |
26º |
RENAULT CAPTUR |
2.616 |
1,49% |
2.013 |
1,23% |
29,96% |
31º |
27º |
RENAULT DUSTER |
2.534 |
1,44% |
2.016 |
1,23% |
25,69% |
29º |
28º |
CHEVROLET TRACKER |
2.430 |
1,38% |
2.014 |
1,23% |
20,66% |
30º |
29º |
CHEVROLET COBALT |
2.367 |
1,34% |
1.634 |
1,00% |
44,86% |
35º |
30º |
HONDA CIVIC |
2.084 |
1,18% |
2.166 |
1,32% |
-3,79% |
27º |
31º |
RENAULT LOGAN |
2.014 |
1,14% |
2.497 |
1,53% |
-19,34% |
26º |
32º |
HONDA FIT |
1.975 |
1,12% |
1.740 |
1,06% |
13,51% |
34º |
33º |
VW UP |
1.934 |
1,10% |
1.792 |
1,10% |
7,92% |
33º |
34º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
1.790 |
1,02% |
2.907 |
1,78% |
-38,42% |
20º |
35º |
CHEVROLET SPIN |
1.650 |
0,94% |
2.039 |
1,25% |
-19,08% |
28º |
36º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
1.557 |
0,88% |
1.345 |
0,82% |
15,76% |
37º |
37º |
FORD FIESTA |
1.478 |
0,84% |
1.426 |
0,87% |
3,65% |
36º |
38º |
FIAT SIENA |
1.379 |
0,78% |
1.300 |
0,80% |
6,08% |
39º |
39º |
TOYOTA HILUX SW4 |
1.303 |
0,74% |
1.207 |
0,74% |
7,95% |
40º |
40º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
1.259 |
0,72% |
1.850 |
1,13% |
-31,95% |
32º |
41º |
HONDA WR-V |
1.168 |
0,66% |
1.310 |
0,80% |
-10,84% |
38º |
42º |
NISSAN MARCH |
1.128 |
0,64% |
1.038 |
0,63% |
8,67% |
41º |
43º |
HONDA CITY |
1.125 |
0,64% |
1.021 |
0,62% |
10,19% |
42º |
44º |
FIAT UNO |
883 |
0,50% |
427 |
0,26% |
106,79% |
- |
45º |
CITROËN AIRCROSS |
868 |
0,49% |
431 |
0,26% |
101,39% |
- |
46º |
HYUNDAI IX35 |
824 |
0,47% |
654 |
0,40% |
25,99% |
43º |
47º |
PEUGEOT 2008 |
797 |
0,45% |
604 |
0,37% |
31,95% |
44º |
48º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
754 |
0,43% |
4 |
0,00% |
- |
- |
49º |
VW SPACE FOX |
592 |
0,34% |
471 |
0,29% |
25,69% |
49º |
50º |
PEUGEOT 208 |
568 |
0,32% |
529 |
0,32% |
7,37% |
46º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL AUTOS |
176.067 |
100,00% |
163.508 |
100,00% |
7,68% |
|
COMERCIAIS LEVES
Mantendo a liderança dupla para a Fiat, a Toro (6.226) repetiu a dose de junho, mas desta vez com maior folga em relação à Strada (5.765). Com desvantagem de mais de 2 mil unidades em relação à segunda colocada, a VW Saveiro (3.635) completou o pódio em baixa nas últimas semanas.
Superada pela S10 nas últimas listas, a Toyota Hilux (3.080) aproveitou a queda da rival da Chevrolet (-12,9%) para retomar o quarto lugar. Sétima, a VW Amarok (1.629) diminuiu um pouco a diferença em relação à Ford Ranger (1.895). Oitava, a Chevrolet Montana (1.419) teve a maior evolução na comparação com junho (+22,2%).
POS. |
MODELO |
JUL 18 |
% TOTAL |
JUN 18 |
% TOTAL |
% VAR. JUL/JUN |
POS. JUN |
1º |
FIAT TORO |
6.226 |
19,17% |
5.500 |
17,43% |
13,20% |
1º |
2º |
FIAT STRADA |
5.765 |
17,75% |
5.474 |
17,35% |
5,32% |
2º |
3º |
VW SAVEIRO |
3.635 |
11,19% |
3.745 |
11,87% |
-2,94% |
3º |
4º |
TOYOTA HILUX |
3.080 |
9,48% |
2.974 |
9,43% |
3,56% |
5º |
5º |
CHEVROLET S10 |
2.630 |
8,10% |
3.019 |
9,57% |
-12,89% |
4º |
6º |
FORD RANGER |
1.895 |
5,83% |
1.907 |
6,05% |
-0,63% |
6º |
7º |
VW AMAROK |
1.629 |
5,01% |
1.478 |
4,69% |
10,22% |
7º |
8º |
CHEVROLET MONTANA |
1.419 |
4,37% |
1.161 |
3,68% |
22,22% |
10º |
9º |
RENAULT DUSTER OROCH |
1.186 |
3,65% |
1.414 |
4,48% |
-16,12% |
8º |
10º |
MITSUBISHI L200 |
997 |
3,07% |
873 |
2,77% |
14,20% |
11º |
11º |
FIAT FIORINO |
844 |
2,60% |
1.205 |
3,82% |
-29,96% |
9º |
12º |
RENAULT MASTER |
625 |
1,92% |
555 |
1,76% |
12,61% |
12º |
13º |
HYUNDAI HR |
521 |
1,60% |
509 |
1,61% |
2,36% |
13º |
14º |
NISSAN FRONTIER |
444 |
1,37% |
505 |
1,60% |
-12,08% |
14º |
15º |
FIAT DUCATO |
249 |
0,77% |
177 |
0,56% |
40,68% |
15º |
16º |
PEUGEOT PARTNER |
206 |
0,63% |
108 |
0,34% |
90,74% |
19º |
17º |
KIA K2500 |
191 |
0,59% |
166 |
0,53% |
15,06% |
16º |
18º |
IVECO DAILY 3514 |
156 |
0,48% |
146 |
0,46% |
6,85% |
18º |
19º |
RENAULT KANGOO |
138 |
0,42% |
154 |
0,49% |
-10,39% |
17º |
20º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
111 |
0,34% |
90 |
0,29% |
23,33% |
20º |
21º |
VW EXPRESS |
88 |
0,27% |
46 |
0,15% |
91,30% |
24º |
22º |
CITROËN JUMPY |
82 |
0,25% |
73 |
0,23% |
12,33% |
22º |
23º |
CITROËN BERLINGO |
80 |
0,25% |
8 |
0,03% |
900,00% |
28º |
24º |
PEUGEOT EXPERT |
61 |
0,19% |
56 |
0,18% |
8,93% |
23º |
25º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
48 |
0,15% |
23 |
0,07% |
108,70% |
25º |
26º |
RAM 2500 |
48 |
0,15% |
79 |
0,25% |
-39,24% |
21º |
27º |
JAC V260 |
19 |
0,06% |
15 |
0,05% |
26,67% |
26º |
28º |
IVECO DAILY 30S13 |
17 |
0,05% |
5 |
0,02% |
- |
32º |
29º |
IVECO DAILY |
15 |
0,05% |
14 |
0,04% |
7,14% |
27º |
30º |
EFFA K01 |
12 |
0,04% |
5 |
0,02% |
140,00% |
31º |
31º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
10 |
0,03% |
7 |
0,02% |
42,86% |
29º |
32º |
IVECO DAILY 5516 |
7 |
0,02% |
3 |
0,01% |
133,33% |
40º |
33º |
CITROËN JUMPER |
6 |
0,02% |
4 |
0,01% |
50,00% |
35º |
34º |
EFFA K02 |
6 |
0,02% |
2 |
0,01% |
- |
43º |
35º |
EFFA V21 |
5 |
0,02% |
3 |
0,01% |
66,67% |
39º |
36º |
FORD F150 |
5 |
0,02% |
1 |
0,00% |
400,00% |
47º |
37º |
EFFA V22 |
4 |
0,01% |
4 |
0,01% |
- |
36º |
38º |
JAC T8 |
4 |
0,01% |
6 |
0,02% |
-33,33% |
30º |
39º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 |
2 |
0,01% |
1 |
0,00% |
- |
48º |
40º |
ENGESA EE34 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
41º |
FIAT DOBLÒ |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
42º |
FIAT TECFORM |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
43º |
FORD F75 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
44º |
HYUNDAI H100 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
45º |
JAC T140 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
46º |
LIFAN FOISON |
1 |
0,00% |
4 |
0,01% |
-75,00% |
38º |
47º |
MERCEDES-BENZ METRIS |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
48º |
MERCEDES-BENZ RIBEIRAUTO |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
49º |
VW KOMBI |
1 |
0,00% |
2 |
0,01% |
-50,00% |
45º |
50º |
WILLYS OVERLAND |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL COMERCIAIS |
32.484 |
100,00% |
31.546 |
100,00% |
2,97% |
|
Fonte: Fenabrave
Galeria: VW Gol e Voyage 2019
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?