A Alemanha registrou crescimento de vendas de veículos novos no 1º semestre de 2018. A locomotiva europeia comercializou 1.839.031 unidades no período, 2,9% a mais do que em 2017. Líder entre as marcas com quase 20% de participação de mercado, a VW (361.659) foi a grande responsável pelo desempenho graças a um avanço de quase 9%.
Mercedes-Benz (162.614) e Audi (151.353), adversárias mais próximas, venderam menos do que há um ano. A maior retração do top 10 veio da Opel (118.526, -7,1%). Além da VW, destaque também para o ótimo resultado da Dacia (39.193), que cresceu quase 25%.
Seguindo firme e forte para mais um ano de liderança geral entre os modelos, o VW Golf foi o preferido por 118.593 consumidores, mais de 6% de tudo o que foi vendido no país. O Tiguan, com 43.045 unidades, subiu para a segunda posição. O top 4, aliás, foi todo da VW, com o Passat (38.042) e o Polo (36.647) – este em baixa de quase 9% - na sequência.
Fechando o top 5, o Audi A4 (34.052) abriu vantagem em relação ao rival Mercedes Classe C (31.128, -14,4%), que caiu para o oitavo lugar. Entre os primeiros colocados, nenhum outro avançou tanto quanto o Ford Focus (31.922), em alta de mais de 36%. Destaque negativo para o Opel Astra (24.751), que perdeu quase ¼ de seus compradores e ficou de fora do top 10.
O VW T-Roc foi o melhor novato entre janeiro e junho: com 16.879 unidades, o SUV compacto garantiu lugar no top 30. Com nova geração aprovada pelos consumidores do continente europeu, o Dacia Duster (13.051) avançou quase 80% e por muito pouco não superou o Sandero (13.082). Recém-lançado no Brasil, o Toyota Yaris foi o 42º, com 12.331 unidades.
POS. |
MODELO |
1º SEM.18 |
% MERCADO |
1º SEM.17 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW GOLF |
118.593 |
6,4% |
113.998 |
4,0% |
2 |
VW TIGUAN |
43.045 |
2,3% |
37.013 |
16,3% |
3 |
VW PASSAT |
38.042 |
2,1% |
37.012 |
2,8% |
4 |
VW POLO |
36.647 |
2,0% |
40.105 |
-8,6% |
5 |
AUDI A4 |
34.052 |
1,9% |
31.307 |
8,8% |
6 |
SKODA OCTAVIA |
33.016 |
1,8% |
29.513 |
11,9% |
7 |
FORD FOCUS |
31.922 |
1,7% |
23.463 |
36,1% |
8 |
MERCEDES CLASSE C |
31.128 |
1,7% |
36.362 |
-14,4% |
9 |
VW TOURAN |
28.239 |
1,5% |
27.121 |
4,1% |
10 |
AUDI A3 |
27.389 |
1,5% |
26.773 |
2,3% |
11 |
MERCEDES CLASSE E |
26.878 |
1,5% |
27.583 |
-2,6% |
12 |
MINI |
25.465 |
1,4% |
23.453 |
8,6% |
13 |
OPEL ASTRA |
24.751 |
1,3% |
32.668 |
-24,2% |
14 |
SKODA FABIA |
24.543 |
1,3% |
26.291 |
-6,6% |
15 |
FORD FIESTA |
24.465 |
1,3% |
22.268 |
9,9% |
16 |
OPEL CORSA |
23.557 |
1,3% |
27.302 |
-13,7% |
17 |
VW TRANSPORTER |
23.407 |
1,3% |
20.733 |
12,9% |
18 |
FORD KUGA |
23.271 |
1,3% |
19.410 |
19,9% |
19 |
SEAT LEON |
21.756 |
1,2% |
23.002 |
-5,4% |
20 |
BMW SÉRIE 5 |
21.558 |
1,2% |
18.058 |
19,4% |
21 |
BMW SÉRIE 2 |
20.544 |
1,1% |
21.529 |
-4,6% |
22 |
MERCEDES GLK / GLC |
20.266 |
1,1% |
16.055 |
26,2% |
23 |
BMW SÉRIE 1 |
20.243 |
1,1% |
21.445 |
-5,6% |
24 |
AUDI A6 |
20.041 |
1,1% |
21.169 |
-5,3% |
25 |
VW UP |
19.925 |
1,1% |
19.242 |
3,5% |
26 |
FIAT DUCATO |
19.921 |
1,1% |
18.894 |
5,4% |
27 |
VW CADDY |
18.981 |
1,0% |
17.000 |
11,7% |
28 |
BMW X1 |
17.416 |
0,9% |
17.632 |
-1,2% |
29 |
BMW SÉRIE 3 |
17.346 |
0,9% |
21.726 |
-20,2% |
30 |
VW T-ROC |
16.879 |
0,9% |
- |
NOVO |
31 |
FIAT 500 |
16.460 |
0,9% |
15.738 |
4,6% |
32 |
MERCEDES CLASSE B |
14.694 |
0,8% |
14.607 |
0,6% |
33 |
HYUNDAI I20 |
14.299 |
0,8% |
10.727 |
33,3% |
34 |
MERCEDES CLASSE A |
14.253 |
0,8% |
14.822 |
-3,8% |
35 |
NISSAN QASHQAI |
13.899 |
0,8% |
14.468 |
-3,9% |
36 |
AUDI A5 |
13.580 |
0,7% |
12.402 |
9,5% |
37 |
SMART FORTWO |
13.541 |
0,7% |
11.879 |
14,0% |
38 |
DACIA SANDERO |
13.082 |
0,7% |
11.846 |
10,4% |
39 |
DACIA DUSTER |
13.051 |
0,7% |
7.259 |
79,8% |
40 |
OPEL MOKKA |
12.970 |
0,7% |
18.424 |
-29,6% |
41 |
HYUNDAI TUCSON |
12.781 |
0,7% |
11.483 |
11,3% |
42 |
TOYOTA YARIS |
12.331 |
0,7% |
10.245 |
20,4% |
43 |
AUDI Q2 |
12.285 |
0,7% |
11.597 |
5,9% |
44 |
RENAULT CLIO |
12.053 |
0,7% |
12.059 |
0,0% |
45 |
SKODA KODIAQ |
11.708 |
0,6% |
5.002 |
134,1% |
46 |
RENAULT CAPTUR |
11.421 |
0,6% |
11.268 |
1,4% |
47 |
AUDI Q5 |
11.246 |
0,6% |
12.885 |
-12,7% |
48 |
AUDI A1 |
10.756 |
0,6% |
12.085 |
-11,0% |
49 |
SEAT ATECA |
10.613 |
0,6% |
9.758 |
8,8% |
50 |
OPEL ADAM |
10.492 |
0,6% |
11.616 |
-9,7% |
POS. |
MARCA |
1º SEM.18 |
% MERCADO |
1º SEM.17 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW |
361.659 |
19,7% |
332.876 |
8,6% |
2 |
MERCEDES-BENZ |
162.614 |
8,8% |
167.208 |
-2,7% |
3 |
AUDI |
151.353 |
8,2% |
154.485 |
-2,0% |
4 |
FORD |
135.681 |
7,4% |
128.381 |
5,7% |
5 |
BMW |
130.132 |
7,1% |
131.408 |
-1,0% |
6 |
OPEL |
118.526 |
6,4% |
127.626 |
-7,1% |
7 |
SKODA |
106.802 |
5,8% |
98.837 |
8,1% |
8 |
RENAULT |
68.691 |
3,7% |
70.706 |
-2,8% |
9 |
SEAT |
61.461 |
3,3% |
52.785 |
16,4% |
10 |
HYUNDAI |
58.982 |
3,2% |
53.175 |
10,9% |
11 |
FIAT |
46.493 |
2,5% |
50.928 |
-8,7% |
12 |
TOYOTA |
44.701 |
2,4% |
41.978 |
6,5% |
13 |
DACIA |
39.193 |
2,1% |
31.453 |
24,6% |
14 |
PEUGEOT |
36.763 |
2,0% |
32.501 |
13,1% |
15 |
MAZDA |
33.972 |
1,8% |
34.264 |
-0,9% |
16 |
KIA |
33.770 |
1,8% |
31.158 |
8,4% |
17 |
NISSAN |
30.222 |
1,6% |
36.387 |
-16,9% |
18 |
CITROËN |
28.819 |
1,6% |
28.331 |
1,7% |
19 |
MINI |
25.465 |
1,4% |
23.454 |
8,6% |
20 |
MITSUBISHI |
25.293 |
1,4% |
24.736 |
2,3% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
Total |
1.839.031 |
... |
1.787.026 |
2,9% |
Depois de emplacar os oito primeiros colocados no ranking de maio, o Grupo VW manteve o ótimo momento em junho com um top 6, dos quais os quatro primeiros da própria marca. Completando quatro meses seguidos de baixa, o Golf (19.497) ainda assim vendeu mais do que o dobro do 2º colocado, desta vez o Polo (8.295).
Vice-líder no acumulado, o Tiguan (7.726) fechou o pódio em alta de quase 35%, contra pouco menos de 12% do Passat (7.307). Sexto em maio, o Audi A4 (6.805) subiu uma posição, à frente do Skoda Octavia (6.242). O Mini, com 5.371 unidades, foi o primeiro “não-VW” da lista.
Perdendo quase 1/3 de seus compradores, o Classe C (4.374) foi o melhor Mercedes da lista, em 15º. Destaque para o T-Roc (4.159) pela primeira vez presente no top 20. Perto do top 30, Ford Ecosport (3.086) e Dacia Duster (2.976) praticamente triplicaram as vendas do ano passado.
Após registrar queda em maio, o mercado alemão fechou o último mês do 1º semestre com 341.308 veículos novos vendidos, 4,2% a mais do que em 2017. A Mercedes, com 28.376 unidades, foi a única do top 5 a perder fôlego (-9,6%). Situação oposta à da Dacia (7.957), que cresceu quase 50% e vendeu mais do que a Toyota (7.603).
POS. |
MODELO |
JUN.18 |
% MERCADO |
JUN.17 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW GOLF |
19.497 |
5,7% |
19.876 |
-1,9% |
2 |
VW POLO |
8.295 |
2,4% |
7.972 |
4,1% |
3 |
VW TIGUAN |
7.726 |
2,3% |
5.737 |
34,7% |
4 |
VW PASSAT |
7.307 |
2,1% |
6.547 |
11,6% |
5 |
AUDI A4 |
6.805 |
2,0% |
5.142 |
32,3% |
6 |
SKODA OCTAVIA |
6.242 |
1,8% |
5.474 |
14,0% |
7 |
MINI |
5.371 |
1,6% |
4.753 |
13,0% |
8 |
VW TRANSPORTER |
5.251 |
1,5% |
3.952 |
32,9% |
9 |
AUDI A3 |
4.983 |
1,5% |
4.538 |
9,8% |
10 |
OPEL CORSA |
4.678 |
1,4% |
4.568 |
2,4% |
11 |
SKODA FABIA |
4.570 |
1,3% |
5.728 |
-20,2% |
12 |
OPEL ASTRA |
4.562 |
1,3% |
5.625 |
-18,9% |
13 |
FORD FIESTA |
4.550 |
1,3% |
3.209 |
41,8% |
14 |
SEAT LEON |
4.415 |
1,3% |
4.659 |
-5,2% |
15 |
MERCEDES CLASSE C |
4.374 |
1,3% |
6.507 |
-32,8% |
16 |
FORD KUGA |
4.185 |
1,2% |
3.758 |
11,4% |
17 |
VW T-ROC |
4.159 |
1,2% |
- |
NOVO |
18 |
BMW SÉRIE 2 |
4.113 |
1,2% |
4.110 |
0,1% |
19 |
VW TOURAN |
3.990 |
1,2% |
4.496 |
-11,3% |
20 |
BMW SÉRIE 1 |
3.890 |
1,1% |
3.830 |
1,6% |
21 |
HYUNDAI I20 |
3.832 |
1,1% |
2.249 |
70,4% |
22 |
MERCEDES GLK / GLC |
3.707 |
1,1% |
3.500 |
5,9% |
23 |
BMW X1 |
3.670 |
1,1% |
1.727 |
112,5% |
24 |
FORD FOCUS |
3.610 |
1,1% |
3.956 |
-8,7% |
25 |
BMW SÉRIE 5 |
3.605 |
1,1% |
4.166 |
-13,5% |
26 |
MERCEDES CLASSE A |
3.598 |
1,1% |
2.588 |
39,0% |
27 |
MERCEDES CLASSE E |
3.548 |
1,0% |
4.686 |
-24,3% |
28 |
FIAT 500 |
3.341 |
1,0% |
2.932 |
13,9% |
29 |
BMW SÉRIE 3 |
3.254 |
1,0% |
3.562 |
-8,6% |
30 |
VW UP |
3.252 |
1,0% |
3.684 |
-11,7% |
31 |
FIAT DUCATO |
3.128 |
0,9% |
3.120 |
0,3% |
32 |
FORD ECOSPORT |
3.086 |
0,9% |
1.082 |
185,2% |
33 |
SEAT ARONA |
3.075 |
0,9% |
- |
- |
34 |
AUDI A6 |
3.032 |
0,9% |
3.725 |
-18,6% |
35 |
DACIA DUSTER |
2.976 |
0,9% |
1.007 |
195,5% |
36 |
MERCEDES CLASSE B |
2.974 |
0,9% |
2.362 |
25,9% |
37 |
VW CADDY |
2.956 |
0,9% |
2.880 |
2,6% |
38 |
HYUNDAI TUCSON |
2.780 |
0,8% |
2.679 |
3,8% |
39 |
AUDI A5 |
2.776 |
0,8% |
2.215 |
25,3% |
40 |
RENAULT CAPTUR |
2.764 |
0,8% |
2.336 |
18,3% |
41 |
SMART FORTWO |
2.668 |
0,8% |
2.300 |
16,0% |
42 |
SKODA KAROK |
2.603 |
0,8% |
- |
NOVO |
43 |
NISSAN QASHQAI |
2.517 |
0,7% |
1.654 |
52,2% |
44 |
RENAULT CLIO |
2.424 |
0,7% |
2.439 |
-0,6% |
45 |
OPEL ADAM |
2.422 |
0,7% |
2.099 |
15,4% |
46 |
FORD TRANSIT |
2.267 |
0,7% |
2.947 |
-23,1% |
47 |
TOYOTA YARIS |
2.228 |
0,7% |
1.866 |
19,4% |
48 |
DACIA SANDERO |
2.222 |
0,7% |
1.996 |
11,3% |
49 |
OPEL MOKKA |
2.211 |
0,6% |
3.310 |
-33,2% |
50 |
MERCEDES CLASSE V |
2.171 |
0,6% |
2.287 |
-5,1% |
POS. |
MARCA |
JUN.18 |
% MERCADO |
JUN.17 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW |
66.389 |
19,5% |
60.555 |
9,6% |
2 |
MERCEDES-BENZ |
28.376 |
8,3% |
31.394 |
-9,6% |
3 |
AUDI |
27.775 |
8,1% |
25.153 |
10,4% |
4 |
BMW |
25.325 |
7,4% |
22.713 |
11,5% |
5 |
FORD |
24.525 |
7,2% |
22.398 |
9,5% |
6 |
OPEL |
22.066 |
6,5% |
23.283 |
-5,2% |
7 |
SKODA |
20.626 |
6,0% |
19.515 |
5,7% |
8 |
RENAULT |
13.710 |
4,0% |
15.679 |
-12,6% |
9 |
SEAT |
12.954 |
3,8% |
11.608 |
11,6% |
10 |
HYUNDAI |
11.938 |
3,5% |
10.509 |
13,6% |
11 |
FIAT |
8.644 |
2,5% |
9.108 |
-5,1% |
12 |
DACIA |
7.957 |
2,3% |
5.355 |
48,6% |
13 |
TOYOTA |
7.603 |
2,2% |
7.405 |
2,7% |
14 |
PEUGEOT |
6.282 |
1,8% |
6.618 |
-5,1% |
15 |
MAZDA |
5.911 |
1,7% |
6.428 |
-8,0% |
16 |
KIA |
5.667 |
1,7% |
5.777 |
-1,9% |
17 |
MINI |
5.371 |
1,6% |
4.754 |
13,0% |
18 |
NISSAN |
5.276 |
1,5% |
5.386 |
-2,0% |
19 |
MITSUBISHI |
4.627 |
1,4% |
5.086 |
-9,0% |
20 |
CITROËN |
4.553 |
1,3% |
5.448 |
-16,4% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
341.308 |
... |
327.693 |
4,2% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal