Nome: Audi TT Sportback
Estreia: Salão do Automóvel de Paris 2014
Especificações: 2.0 turbo e injeção direta, quatro cilindros em linha, 400 cv e 45,9 kgfm, câmbio S-Tronic de dupla embreagem e 7 marchas.
Porque lembramos dele: A Audi estava para lançar a terceira geração do TT em 2015 e, como forma de antecipá-lo, mostrou três conceitos: TT Shooting brake, TT Off-Road e, o mais interessante deles, o TT Sportback. Revelado ao mundo no Salão de Paris em 2014, o Sportback era o que mais tinha cara de se tornar realidade. Trazia basicamente a mesma dianteira que acabou indo para o TT de produção, além de uma bela carroceria de quatro portas e quatro lugares - configuração inédita para um TT.
Tendo como destaque a linha de teto bastante curva, o TT Sportback era basicamente uma versão alongada do TT tradicional com duas portas extras e a traseira levemente mais saliente. Media 4,47 metros de comprimento por 1,89 m de largura e 1,38 m de altura. A traseira exibia lanternas delgadas e unidas por um refletor com o logotipo das quatro argolas no centro.
Internamente, tinha como atração o quadro de instrumentos digital (Virtual Cockpit) e o ar-condicionado com visor digital na própria saída de ventilação - dois recursos que chegaram ao TT de produção. Já os dois bancos traseiros individuais, com um pequeno console entre eles, ficaram apenas no modelo conceitual.
O TT Sportback era equipado com motor 2.0 TSFI (turbo e injeção direta), o mesmo do TT de entrada, porém reajustado para entregar 400 cv de potência e 45,9 kgfm de torque (como no VW Golf R400, que também não passou da fase conceitual). Trabalhava em conjunto com o câmbio S-Tronic de dupla embreagem e 7 marchas, enviando força às quatro rodas por meio do sistema de tração integral quattro. De acordo com a Audi, a aceleração de 0 a 100 km/h era feita em apenas 3,9 segundos.
Na época muitos cogitaram sua produção para o ano seguinte, principalmente de olho no sucesso que o rival Mercedes CLA estava obtendo em alguns mercados, como os EUA. Também fazia bastante sentido um cupê de quatro portas compacto, visto que a Audi aposta neste segmento em faixas mais altas, com o A5 Sportback e o A7 Sportback. Mas, como sabemos, o TT de produção ficou restrito apenas à convencional carroceria cupê.
Fotos: arquivo Motor1.com e divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
EP-X: conceito esquecido da Honda fazia 42 km/l já em 1991
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Novo conceito da Hyundai parece um carro que saiu do Breaking Bad
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Esperado no Brasil, Toyota Yaris Cross já tem 2ª geração imaginada
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Mitsubishi DST Concept tem nome nada adequado e antecipa SUV de 7 lugares