De olho no crescente segmento de compactos automáticos, a Volkswagen apresenta oficialmente Gol e Voyage 2019 equipados com a transmissão Tiptronic de 6 marchas. Para brigar com Hyundai HB20, Chevrolet Onix e o recém-lançado Ford Ka com câmbio automático (além de suas variantes sedãs, HB20S, Prisma e Ka Sedan), a dupla recebe o motor 1.6 16V (com 120 cv e 16,8 kgfm neste caso) e o câmbio automático com conversor de torque dos irmãos mais caros Polo e Virtus.
Segundo o programa de etiquetagem veicular do Inmetro, o Volkswagen Gol 1.6 automático faz 7,7 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada, com etanol. Sobe para 11,1 km/l e 13,6 km/l com gasolina. Já o Voyage, com etanol, rende 8,0 km/l no ciclo urbano e 10,1 km/l no rodoviário. Abastecido com gasolina, faz 11,1 km/l e 14,3 km/l.
Como já acontece desde o lançamento da linha 2019, Gol e Voyage só têm uma versão. A única variação é o motor (1.0 ou 1.6, com 8 válvulas com câmbio manual e o 1.6 16V com câmbio automático). Saem de fábrica com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos e travas elétricas como item de série. Se quiser que ele venha mais equipado, terá que escolher entre os três pacotes de opcionais: Urban Completo, Interatividade Composition Touch ou Discovery Media.
O Urban Completo (R$ 3.000) adiciona rodas de liga leve de 15", alarme keyless, chave canivete com controle remoto, retrovisores e maçanetas na cor da carroceria, grade pintada de preto, sensor de estacionamento traseiro, vidros elétricos nas quatro portas, abertura do porta-malas por botão, faróis de neblina, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, e espelhos laterais com ajuste elétrico, luzes de seta integradas e função tilt-down para o lado direito.
Se desejar a central multimídia, ambos podem ser equipados com o pacote Interatividade Composition Touch (R$ 2.000), que adiciona uma tela sensível ao toque de 5", 4 alto-falantes, 2 tweeters, volante multifuncional e computador de bordo. Este sistema tem entrada USB, conexão Bluetooth e integração com Android Auto e Apple CarPlay. Oferecido de forma promocional para o lançamento da linha 2019, o Discover Media (R$ 2.100) é um pacote com uma central multimídia mais moderna, com tela de 6,3 polegadas e que tem sensor de aproximação, leitor de mensagens SMS por voz e navegação por GPS.
Modelo | Preço |
Gol 1.0 MT5 | R$ 44.990 |
Gol 1.6 MT5 | R$ 51.040 |
Gol 1.6 MSI AT6 | R$ 54.580 |
Voyage 1.0 MT5 | R$ 52.640 |
Voyage 1.6 MT5 | R$ 56.820 |
Voyage 1.6 MSI AT6 | R$ 59.990 |
Ou seja, por R$ 54.580, o Gol é R$ 8.110 mais barato do que o Polo 1.6 MSI AT6, vendido por R$ 62.690. Se equipar o Gol com todos os opcionais, o preço chega a 59.680, ainda assim abaixo do valor básico do Polo. Já o Voyage, vendido por R$ 59.990, custa R$ 6.535 menos do que o Virtus equivalente, que é comercializado por R$ 66.525. A diferença é menor do que no caso do Gol, ainda mais se adicionar os opcionais, o que faz o valor subir para R$ 65.090.
Com a novidades, a Volkswagen deixa o câmbio automatizado i-Motion de 5 marchas apenas para o Fox e Up. Ao lado do Polo e Virtus MSI AT, o Gol e Voyage entram na lista de opções do público que busca carros automáticos mais acessíveis. Apesar de ser um modelo já com data para ter uma nova geração, Gol e Voyage ainda têm peso importante para a Volkswagen, sendo o hatch o segundo mais vendido da marca, atrás apenas do Polo no acumulado de vendas de 2018 até junho.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Chevrolet Equinox é confirmado para o Brasil com duas versões
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Jeep Grand Cherokee 4xe tem preço reduzido em R$ 20 mil e ganha nova cor
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
BMW X2 M35i xDrive chega ao Brasil mais rápido e potente