Não é nenhum segredo que a divisão M é o ápice do desempenho dos carros da BMW. Com um DNA esportivo vindo de motores potentes, tração traseira (ou, no caso do M5, nas quatro rodas) e design marcante, a BMW M sempre é lembrada pelos apaixonados por carros. A divisão passará por uma grande mudança, anunciada por Frank Van Meel, chefe da M Division.
Falando ao CarAdvice.com.au durante o lançamento do M5 Competition na Espanha, Van Meel revelou que "todos os carros da BMW M serão eletrificados no final da próxima década." Os puristas irão reclamar muito, mas Van Meel disse que é um caminho sem volta.
"Isto irá acontecer por etapas. A pergunta mais importante é 'quando' - qual o momento certo para esta mudança? Se demorar muito, estaremos atrasados, mas se for muito cedo, não teremos a tecnologia certa. Veja todos os componentes usados na eletrificação hoje em dia. Eles são bem pesados e, como somos uma divisão automobilística, o peso do carro e a relação peso-potência são muito importantes," explica Van Meel.
Por isso, a BMW M deve esperar até a próxima década antes de começar a lançar os carros eletrificados. Afinal, a fabricante está trabalhando para eletrificar sua linha normal, com a expectativa de que sejam entre 15% e 25% de seu portfólio até 2025.
Van Meel não está com medo de que os fãs da marca reclamem da eletrificação. Ele acredita que o importante é que a sensação de dirigir um carro da BMW M não mude. Na sua visão, não importa qual é o motor do M3, desde que continue a ter um desempenho digno do nome. Sua fala mais importante é que "o objetivo não são os componentes da sua tecnologia e sim sua filosofia."
Fonte: CarAdvice.com.au
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BMW M4 CS é lançado no Brasil por R$ 1,4 milhão com apenas 35 unidades
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Novo BMW M4 2024 fica mais potente e moderno, mas longe do Brasil
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Chefão da BMW quer M3 e M4 elétricos apenas quando baterem os de combustão
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
AMG, RS ou M: Qual família de carros de alto desempenho vende mais?