Fábrica da GM em Gravataí (RS) celebra 18 anos
Neste tempo, foram 3.500.000 unidades produzidas - entre Celta, Onix e Prisma
Em 20 de julho de 2000, a General Motors inaugurava sua fábrica de Gravataí (RS). A planta se destacava por concentrar a cadeia de fornecedores bem próxima, acelerando o processo de produção, na época, do Chevrolet Celta, popular que chegou para substituir o Corsa no mercado brasileiro. Agora, 18 anos depois, a unidade celebra 3.500.000 unidades produzidas.
Hoje produzindo Onix e Prisma (LT, LTZ, Advantage e Activ, já que a linha Joy é feita em São Caetano do Sul), a fábrica começou com Celta e Prisma (que em sua primeira geração era o sedã do Celta). Distante cerca de 30 km de Porto Alegre (RS), o Completo Industrial Automotivo de Gravataí foi revolucionário ao trazer seus fornecedores para o entorno do local da produção, recebendo montados, por exemplo, rodas, pneus e chicotes elétricos, sem depender de serviços logísticos mais afastados, como tradicionalmente acontecia em outras fábricas.
Em 2006, Gravataí chegou a capacidade de 230 mil unidades por ano, com o lançamento do primeiro Prisma. Em 2010, passou a 350 mil unidades/ano, com a chegada do projeto do Onix (lançado em 2012). Em agosto de 2017, a unidade recebeu um novo aporte de investimentos, quando foram colocados R$ 1,4 bi como parte de um plano da GM no Brasil, possivelmente para receber a produção da próxima geração de compactos da marca.
Fotos: divulgação
Galeria: Chevrolet Onix 2019
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Chevrolet Equinox sobe de preço apenas um mês após chegar ao Brasil
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Chevrolet Cruze sai de linha e tem adeus com título da Stock Car
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Chevrolet Tracker e Montana ficam mais potentes na linha 2025