Sedãs de luxo em junho: Mercedes CLA quadruplica vendas com a nova versão 180
Enquanto isso, o Classe C segue liderando o segmento com sobras
Mercedes sem concorrência na faixa de entrada, A3 Sedan novamente em baixa, briga apertada na faixa superior. Confira agora todos os destaques de junho entre os sedãs de luxo.
SEDÃS MÉDIOS
Os líderes perderam espaço em relação ao mesmo período de 2017, mas ainda assim o Classe C “nadou de braçadas”. Com 529 emplacamentos, seu melhor resultado desde setembro passado, o Mercedes se aproximou dos 40% de participação de mercado ao vender mais do que a soma dos dois rivais mais próximos, completando seis meses consecutivos na ponta.
O BMW Série 3 (306), que havia reduzido a desvantagem na lista de maio, perdeu 22,3% de seus compradores e ficou mais para o Mercedes CLA (192), que quadruplicou os números do ano passado e atingiu o seu segundo melhor resultado desde a chegada ao país.
Mais uma vez fora do pódio, o Audi A3 Sedan (151) recuou mais de 50% e viu cair a diferença sobre o Audi A4 (106), que também perdeu fôlego nos últimos 12 meses. Separados por cinco unidades, Audi A5 (41) e Jaguar XE (36) vieram na sequência como os melhores coadjuvantes, com o alemão sendo o campeão de crescimento sobre 2017.
Em queda de quase 80%, o BMW Série 4 (11) só não foi o lanterna porque o Volvo S60, no compasso de espera da nova geração recém-apresentada no exterior, fechou o mês com apenas 5 emplacamentos, pior mês desde outubro de 2010 (1).
Sedãs Médios Premium |
||||||||
POS. |
MODELO |
JUN/18 |
MAI/18 |
JUN/17 |
% JUN 18 |
% MAI 18 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º |
MERCEDES-BENZ CLASSE C |
529 |
430 |
541 |
38,42% |
32,77% |
23,02% |
-2,22% |
2º |
BMW SÉRIE 3 |
306 |
381 |
394 |
22,22% |
29,04% |
-19,69% |
-22,34% |
3º |
MERCEDES-BENZ CLA |
192 |
215 |
48 |
13,94% |
16,39% |
-10,70% |
300,00% |
4º |
AUDI A3 SEDAN |
151 |
123 |
318 |
10,97% |
9,38% |
22,76% |
-52,52% |
5º |
AUDI A4 |
106 |
61 |
112 |
7,70% |
4,65% |
73,77% |
-5,36% |
6º |
AUDI A5 |
41 |
64 |
7 |
2,98% |
4,88% |
-35,94% |
485,71% |
7º |
JAGUAR XE |
36 |
16 |
37 |
2,61% |
1,22% |
125,00% |
-2,70% |
8º |
BMW SÉRIE 4 |
11 |
16 |
49 |
0,80% |
1,22% |
-31,25% |
-77,55% |
9º |
VOLVO S60 |
5 |
6 |
23 |
0,36% |
0,46% |
-16,67% |
-78,26% |
|
|
1377 |
1312 |
1529 |
100,00% |
100,00% |
4,95% |
-9,94% |
SEDÃS GRANDES
Em mais uma briga apertadíssima pela liderança na categoria mais sofisticada entre os sedãs vendidos por aqui, o BMW Série 5 (40) completou quatro meses consecutivos na ponta, apenas 3 unidades à frente do arquirrival Mercedes Classe E (37), ambos em baixa.
Mesmo emplacando menos de 1/3 do segundo colocado, o Porsche Panamera (12) chegou a sete meses seguidos em terceiro. À espera da nova geração, o Audi A6 foi o preferido por seis consumidores. Top de linha da Mercedes, o Classe S (3) repetiu a mesma quinta colocação de abril e de maio. Rivais do S, Audi A8 e BMW Série 7 dividiram a lanterna, com uma unidade cada.
Sedãs Grandes Premium |
||||||||
POS. |
MODELO |
JUN/18 |
MAI/18 |
JUN/17 |
% JUN 18 |
% MAI 18 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º |
BMW SÉRIE 5 |
40 |
34 |
47 |
38,46% |
40,48% |
17,65% |
-14,89% |
2º |
MERCEDES-BENZ CLASSE E |
37 |
28 |
40 |
35,58% |
33,33% |
32,14% |
-7,50% |
3º |
PORSCHE PANAMERA |
12 |
10 |
5 |
11,54% |
11,90% |
20,00% |
140,00% |
4º |
AUDI A6 |
6 |
3 |
9 |
5,77% |
3,57% |
100,00% |
-33,33% |
5º |
MERCEDES-BENZ CLASSE S |
3 |
6 |
3 |
2,88% |
7,14% |
-50,00% |
0,00% |
6º |
AUDI A7 |
2 |
0 |
5 |
1,92% |
0,00% |
- |
-60,00% |
7º |
LEXUS ES350 |
2 |
2 |
0 |
1,92% |
2,38% |
0,00% |
- |
8º |
AUDI A8 |
1 |
0 |
0 |
0,96% |
0,00% |
- |
- |
9º |
BMW SÉRIE 7 |
1 |
1 |
5 |
0,96% |
1,19% |
0,00% |
-80,00% |
|
|
104 |
84 |
114 |
100,00% |
100,00% |
23,81% |
-8,77% |
NO 1º SEMESTRE
Os dois segmentos registraram avanços na casa dos dois dígitos, mas com destaque especial para os modelos mais sofisticados (+34,8%). Na faixa inferior, o líder Classe C (2.359) ampliou em quase ¼ o número de emplacamentos dos seis primeiros meses de 2017.
A briga pela segunda posição, que havia sido acirrada há um ano, praticamente não aconteceu, já que o Série 3 (1.647) avançou e o A3 Sedan (977) foi o único entre os seis primeiros a perder espaço (-30,4%). O último lugar do pódio deverá registrar a maior disputa até dezembro, já que o CLA (826) encostou de vez.
A nova geração do A5 (268) fez o modelo saltar para o sexto lugar, vendendo quase o dobro do XE (145), que perdeu mais de 1/3 de seus compradores. Ainda sem lançamento oficial – a apresentação está prevista para o próximo Salão do Automóvel de São Paulo -, o Kia Stinger fechou a lista com um único emplacamento.
Sedãs Médios Premium |
||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2018 |
TOTAL 2017 |
% VARIAÇÃO 18/17 |
1º |
MERCEDES-BENZ CLASSE C |
2359 |
1898 |
24,29% |
2º |
BMW SÉRIE 3 |
1647 |
1460 |
12,81% |
3º |
AUDI A3 SEDAN |
977 |
1403 |
-30,36% |
4º |
MERCEDES-BENZ CLA |
826 |
214 |
285,98% |
5º |
AUDI A4 |
529 |
486 |
8,85% |
6º |
AUDI A5 |
268 |
9 |
2877,78% |
7º |
JAGUAR XE |
145 |
221 |
-34,39% |
8º |
VOLVO S60 |
63 |
72 |
-12,50% |
9º |
BMW SÉRIE 4 |
58 |
169 |
-65,68% |
10º |
KIA STINGER |
1 |
0 |
NOVO |
|
|
6873 |
5932 |
15,86% |
Na faixa superior houve a disputa mais apertada de todos os segmentos do mercado brasileiro. O Classe E venceu o Série 5 por apenas cinco unidades (182 x 177). Como o representante da BMW está em melhor momento comercial, a briga promete muito até o fim do ano.
Praticamente triplicando as vendas de 2017, o Panamera (84) garantiu um confortável lugar no pódio. Da quarta à sétima posições, apenas quatro unidades separaram o Lexus ES350 (25) do XF (21). Destaque para o Classe S (22), que subiu da nona para a sexta posição ao mais do que dobrar as vendas.
Sedãs Grandes Premium |
||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2018 |
TOTAL 2017 |
% VARIAÇÃO 18/17 |
1º |
MERCEDES-BENZ CLASSE E |
182 |
176 |
3,41% |
2º |
BMW SÉRIE 5 |
177 |
102 |
73,53% |
3º |
PORSCHE PANAMERA |
84 |
30 |
180,00% |
4º |
LEXUS ES350 |
25 |
2 |
1150,00% |
5º |
AUDI A6 |
23 |
22 |
4,55% |
6º |
MERCEDES-BENZ CLASSE S |
22 |
9 |
144,44% |
7º |
JAGUAR XF |
21 |
25 |
-16,00% |
8º |
BMW SÉRIE 7 |
7 |
16 |
-56,25% |
9º |
MERCEDES-BENZ CLS |
6 |
14 |
-57,14% |
10º |
AUDI A7 |
4 |
11 |
-63,64% |
11º |
JAGUAR XJ |
3 |
3 |
0,00% |
12º |
MASERATI GHIBLI |
3 |
3 |
0,00% |
13º |
MASERATI QUATTROPORTE |
3 |
0 |
- |
14º |
AUDI A8 |
2 |
4 |
-50,00% |
|
|
562 |
417 |
34,77% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?