Não são só as fabricantes e empresas de tecnologias que estão investindo em carros elétricos. A ZF, fabricante de tecnologia automotiva, anuncia que irá produzir o e.Go Mover, carro autônomo e elétrico, em 2019. Desenvolvido em parceria com a e.Go Mobile AG, o modelo será apresentado no Salão de Carros Comerciais da Alemanha, em setembro.
O e.Go Mover foi apresentado pela empresa com o formato de ônibus, mas seria adaptado para que as empresas utilizem o seu espaço para carregar pacotes para entregas. A produção em série será feita na Alemanha, com volume de fabricação anual de cinco dígitos. A ZF espera que consiga produzir um milhão de unidades nos próximos cinco a sete anos.
Totalmente elétrico, o e.Go Mover utiliza uma inteligência artificial e sensores para andar de forma autônoma, comandado por um computador chamado ProAI. Ele utiliza um motor de 150 kW (o equivalente a 204 cv) e a bateria tem capacidade para 60 kWh, o suficiente para andar por até 10 horas.
“Inicialmente, esperamos que as atividades de condução automatizada sejam cada vez mais comuns nas instalações das empresas e armazéns logísticos, em portos ou em ambientes agrícolas, uma vez que, nessas condições, as operações tendem a ser mais recorrentes e os ambientes não são muito complexos”, explica Wolf-Henning Scheider, CEO da ZF. Em um segundo momento, a tecnologia passaria a ser mais utilizada no transporte de cargas e de passageiros.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz CLA elétrico bate recorde do Porsche Taycan
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Porsche: "há uma tendência clara'' de preferência por carros a gasolina
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Toyota confirma lançamento da Hilux elétrica para 2025
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Mercedes-Benz admite que suas metas de eletrificação foram otimistas demais