Mais vendidos no Reino Unido: Fiesta ainda lidera, mas VW bate Ford pela 1ª vez
BMW também é destaque num histórico 2º lugar
Após dois meses de vendas em alta, o mercado britânico registrou nova retração em junho. Foram comercializados 234.945 veículos novos no período, 3,5% a menos do que em 2017. O grande destaque do mês, no entanto, foi a força demonstrada por duas montadoras alemãs.
Com 23.224 unidades, a Volkswagen assumiu a liderança geral pela 1ª vez na história. Tradicionalmente primeira colocada no 2º maior mercado europeu, a Ford (22.334), em queda de quase 18%, foi batida pela BMW (22.985), que se aproveitou de um avanço de 20% para chegar a um histórico 2º lugar.
O Ford Fiesta conquistou a preferência de 8.900 consumidores e fechou o 1º semestre inteiro sem perder a ponta. Batido no mês anterior após 12 meses consecutivos no top 2, o VW Golf (6.873) veio em seguida, mas perdendo mais de 20% de suas vendas. Longe do pódio desde março de 2017, o Vauxhall Corsa (6.076) ficou pouco à frente do Mini Cooper (5.839).
Em alta de quase 17%, o VW Polo (5.494) chegou ao terceiro mês seguido entre os cinco primeiros. Vice-líder em maio, o Ford Focus (4.840) caiu para sexto, com a maior retração entre os primeiros (-41,6%). O ótimo resultado da BMW teve relação direta com os desempenhos do Série 3 (4.002) e do Série 1 (3.383), sétimo e décimo colocados, respectivamente.
Mas quem merece maior destaque entre os modelos é o Tiguan (3.527), que pela 1ª vez em sua história atingiu o top 10 local. Graças a este resultado, a marca alemã emplacou pela 1ª vez três modelos entre os preferidos. Após nove meses seguidos no pelotão de elite, o Mercedes Classe A ficou de fora.
POS. |
MODELO |
JUN.18 |
% MERCADO |
JUN.17 |
% VARIAÇÃO |
1 |
FORD FIESTA |
8.900 |
3,8% |
8.601 |
3,5% |
2 |
VW GOLF |
6.873 |
2,9% |
8.808 |
-22,0% |
3 |
VAUXHALL CORSA |
6.076 |
2,6% |
5.739 |
5,9% |
4 |
MINI |
5.839 |
2,5% |
6.630 |
-11,9% |
5 |
VW POLO |
5.494 |
2,3% |
4.705 |
16,8% |
6 |
FORD FOCUS |
4.840 |
2,1% |
8.283 |
-41,6% |
7 |
BMW SÉRIE 3 |
4.002 |
1,7% |
4.264 |
-6,1% |
8 |
NISSAN QASHQAI |
3.939 |
1,7% |
5.103 |
-22,8% |
9 |
VW TIGUAN |
3.527 |
1,5% |
- |
- |
10 |
BMW SÉRIE 1 |
3.383 |
1,4% |
- |
- |
POS. |
MARCA |
JUN.18 |
% MERCADO |
JUN.17 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VOLKSWAGEN |
23.224 |
9,9% |
22.639 |
2,6% |
2 |
BMW |
22.985 |
9,8% |
19.149 |
20,0% |
3 |
FORD |
22.334 |
9,5% |
27.095 |
-17,6% |
4 |
VAUXHALL |
18.218 |
7,8% |
20.981 |
-13,2% |
5 |
MERCEDES-BENZ |
14.928 |
6,4% |
15.715 |
-5,0% |
6 |
AUDI |
14.526 |
6,2% |
15.081 |
-3,7% |
7 |
TOYOTA |
9.697 |
4,1% |
9.556 |
1,5% |
8 |
KIA |
9.162 |
3,9% |
7.972 |
14,9% |
9 |
HYUNDAI |
8.663 |
3,7% |
7.965 |
8,8% |
10 |
NISSAN |
8.640 |
3,7% |
13.067 |
-33,9% |
11 |
SKODA |
8.233 |
3,5% |
7.512 |
9,6% |
12 |
MINI |
8.176 |
3,5% |
9.015 |
-9,3% |
13 |
PEUGEOT |
7.786 |
3,3% |
7.688 |
1,3% |
14 |
SEAT |
6.517 |
2,8% |
4.901 |
33,0% |
15 |
LAND ROVER |
6.024 |
2,6% |
6.201 |
-2,9% |
16 |
RENAULT |
5.606 |
2,4% |
7.316 |
-23,4% |
17 |
CITROËN |
5.144 |
2,2% |
4.685 |
9,8% |
18 |
HONDA |
4.606 |
2,0% |
5.043 |
-8,7% |
19 |
VOLVO |
4.545 |
1,9% |
5.018 |
-9,4% |
20 |
SUZUKI |
3.903 |
1,7% |
3.486 |
12,0% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
234.945 |
... |
243.454 |
-3,5% |
|
ACUMULADO |
1.313.994 |
... |
1.401.811 |
-6,3% |
NO 1º SEMESTRE
As vendas entre janeiro e junho fecharam em baixa de 6,3%, com 1.313.994 unidades. A Ford (145.541) liderou entre as marcas, com boa vantagem sobre a VW (113.386), única a crescer entre as oito preferidas (+5%). A Nissan (59.581) foi a grande perdedora, com queda de 30%.
O Fiesta emplacou mais de 16 mil unidades de diferença sobre o Golf (56.415 x 39.930), terceiro colocado no mesmo período do ano passado. Em baixa de mais de 23%, o Focus (30.757) viu cair para menos de 700 unidades sua vantagem sobre o Qashqai (30.066) – em 2017, o Ford havia emplacado quase sete mil unidades a mais.
Além de Ford e VW, apenas a Mercedes emplacou pelo menos dois modelos no top 10: o Classe A, com 20.002 unidades, e o Classe C, com 19.684 unidades.
POS. |
MODELO |
1º SEM.18 |
% MERCADO |
1º SEM.17 |
% VARIAÇÃO |
1 |
FORD FIESTA |
56.415 |
4,3% |
59.380 |
-5,0% |
2 |
VW GOLF |
39.930 |
3,0% |
36.703 |
8,8% |
3 |
FORD FOCUS |
30.757 |
2,3% |
40.045 |
-23,2% |
4 |
NISSAN QASHQAI |
30.066 |
2,3% |
33.574 |
-10,4% |
5 |
VAUXHALL CORSA |
28.003 |
2,1% |
33.560 |
-16,6% |
6 |
MINI |
23.641 |
1,8% |
25.582 |
-7,6% |
7 |
VW POLO |
22.027 |
1,7% |
27.205 |
-19,0% |
8 |
FORD KUGA |
21.784 |
1,7% |
- |
- |
9 |
MERCEDES CLASSE A |
20.002 |
1,5% |
- |
- |
10 |
MERCEDES CLASSE C |
19.684 |
1,5% |
- |
- |
POS. |
MARCA |
1º SEM.18 |
% MERCADO |
1º SEM.17 |
% VARIAÇÃO |
1 |
FORD |
145.541 |
11,1% |
168.316 |
-13,5% |
2 |
VOLKSWAGEN |
113.386 |
8,6% |
108.027 |
5,0% |
3 |
VAUXHALL |
97.950 |
7,5% |
112.487 |
-12,9% |
4 |
BMW |
92.396 |
7,0% |
92.638 |
-0,3% |
5 |
MERCEDES-BENZ |
91.342 |
7,0% |
98.557 |
-7,3% |
6 |
AUDI |
89.263 |
6,8% |
89.719 |
-0,5% |
7 |
NISSAN |
59.581 |
4,5% |
85.085 |
-30,0% |
8 |
TOYOTA |
56.399 |
4,3% |
56.428 |
-0,1% |
9 |
KIA |
51.506 |
3,9% |
50.650 |
1,7% |
10 |
HYUNDAI |
51.041 |
3,9% |
50.100 |
1,9% |
11 |
PEUGEOT |
44.989 |
3,4% |
47.546 |
-5,4% |
12 |
SKODA |
42.397 |
3,2% |
42.558 |
-0,4% |
13 |
LAND ROVER |
41.432 |
3,2% |
45.675 |
-9,3% |
14 |
SEAT |
35.896 |
2,7% |
29.491 |
21,7% |
15 |
RENAULT |
34.636 |
2,6% |
40.824 |
-15,2% |
16 |
MINI |
34.125 |
2,6% |
34.988 |
-2,5% |
17 |
HONDA |
29.657 |
2,3% |
29.227 |
1,5% |
18 |
CITROËN |
28.247 |
2,1% |
29.849 |
-5,4% |
19 |
VOLVO |
23.605 |
1,8% |
24.519 |
-3,7% |
20 |
SUZUKI |
20.464 |
1,6% |
21.817 |
-6,2% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
ACUMULADO |
1.313.994 |
... |
1.401.811 |
-6,3% |
Fontes: SMTT / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?