Venda de sedãs médios encolheu 22% em junho - até o Corolla recuou
SUVs, Copa e greve fizeram segmento ter expressiva queda nas vendas
Nem mesmo o segmento de sedãs médios, outrora um dos mais efervescentes do mercado brasileiro, está passando imune à “febre dos SUVs”. Em junho, as vendas caíram quase 22% e até mesmo o líder absoluto registrou queda acentuada.
O Corolla manteve a participação de mercado acima dos 40%, mas as 4.288 unidades emplacadas representaram 25% a menos do que foi registrado no mesmo período de 2017. Este foi o desempenho mais fraco do Toyota desde fevereiro (3.869). Também em baixa, mas bem menor (-4%), o Honda Civic (2.166) se manteve em segundo.
Mais uma vez completando o pódio, o Chevrolet Cruze (1.345), em queda de quase 20%, não vendia tão pouco desde fevereiro do ano passado (892). O resultado, no entanto, foi mais de três vezes superior ao do Ford Focus Fastback (411).
Levemente revigorado pela reestilização, o Citroën C4 Lounge (403) completou três meses seguidos entre os cinco primeiros e por muito pouco não tomou o quarto lugar do representante da Ford. De quebra, foi o único do pelotão de frente a vender mais do que no ano passado (+2,3%). À espera da nova geração, o VW Jetta (302) emplacou menos da metade de 2017.
Mais uma vez um mero coadjuvante – situação inglória para quem figurou frequentemente no pódio nos anos anteriores -, o Nissan Sentra foi o preferido por apenas 271 consumidores, vantagem pequena sobre as 204 unidades do Mitsubishi Lancer, que não tinha resultado similar desde dezembro de 2016 (267).
Com vendas um pouco mais expressivas nos meses anteriores, o Kia Cerato (124) perdeu fôlego, deixando a última posição do top 10 para o Peugeot 408 (86). Tímido, o Hyundai Elantra fechou com apenas 47 unidades, mês mais fraco desde outubro de 2016 (33). Lanterna nos últimos dois meses, o Renault Fluence (21) só não repetiu a dose porque o Geely EC7 emplacou sua primeira unidade em 2018.
Sedãs Médios |
||||||||
POS. |
MODELO |
JUN/18 |
MAI/18 |
JUN/17 |
% JUN 18 |
% MAI 18 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º |
TOYOTA COROLLA |
4288 |
4854 |
5733 |
44,35% |
43,82% |
-11,66% |
-25,20% |
2º |
HONDA CIVIC |
2166 |
2560 |
2258 |
22,40% |
23,11% |
-15,39% |
-4,07% |
3º |
CHEVROLET CRUZE |
1345 |
1681 |
1650 |
13,91% |
15,17% |
-19,99% |
-18,48% |
4º |
FORD FOCUS FASTBACK |
411 |
448 |
472 |
4,25% |
4,04% |
-8,26% |
-12,92% |
5º |
CITROËN C4 LOUNGE |
403 |
325 |
394 |
4,17% |
2,93% |
24,00% |
2,28% |
6º |
VW JETTA |
302 |
290 |
689 |
3,12% |
2,62% |
4,14% |
-56,17% |
7º |
NISSAN SENTRA |
271 |
253 |
367 |
2,80% |
2,28% |
7,11% |
-26,16% |
8º |
MITSUBISHI LANCER |
204 |
117 |
19 |
2,11% |
1,06% |
74,36% |
973,68% |
9º |
KIA CERATO |
124 |
266 |
151 |
1,28% |
2,40% |
-53,38% |
-17,88% |
10º |
PEUGEOT 408 |
86 |
98 |
166 |
0,89% |
0,88% |
-12,24% |
-48,19% |
11º |
HYUNDAI ELANTRA |
47 |
142 |
297 |
0,49% |
1,28% |
-66,90% |
-84,18% |
12º |
RENAULT FLUENCE |
21 |
44 |
153 |
0,22% |
0,40% |
-52,27% |
-86,27% |
13º |
GEELY EC7 |
1 |
0 |
8 |
0,01% |
0,00% |
- |
-87,50% |
|
|
9669 |
11078 |
12357 |
100,00% |
100,00% |
-12,72% |
-21,75% |
NO 1º SEMESTRE
Em baixa na comparação com os seis primeiros meses de 2017, o segmento teve apenas um modelo com números positivos entre os sete primeiros colocados e este foi o Cruze (9.706), que avançou mais de 10%. O líder Corolla (28.554), responsável por quase metade das vendas, foi um dos que menos perdeu espaço (-2,2%).
O vice-líder Civic (13.144) viu cair levemente a sua vantagem sobre o terceiro colocado. Quarto em 2017, o Jetta (2.279) perdeu lugar para o Focus Fastback (2.383) e ainda enxergou a aproximação do C4 Lounge (1.918). O Sentra (1.798), que há doze meses tinha vendido quase três vezes mais do que o Cerato (1.593), ficou agora 205 unidades à frente. O sul-coreano, aliás, mais do que dobrou as suas vendas.
Sedãs Médios |
||||
POS. |
MODELO |
1º SEMESTRE 2018 |
2º SEMESTRE TOTAL 2017 |
% VARIAÇÃO 18/17 |
1º |
TOYOTA COROLLA |
28554 |
29187 |
-2,17% |
2º |
HONDA CIVIC |
13144 |
14694 |
-10,55% |
3º |
CHEVROLET CRUZE |
9706 |
8791 |
10,41% |
4º |
FORD FOCUS FASTBACK |
2383 |
2592 |
-8,06% |
5º |
VW JETTA |
2279 |
2779 |
-17,99% |
6º |
CITROËN C4 LOUNGE |
1918 |
1959 |
-2,09% |
7º |
NISSAN SENTRA |
1798 |
2137 |
-15,86% |
8º |
KIA CERATO |
1593 |
716 |
122,49% |
9º |
MITSUBISHI LANCER |
741 |
390 |
90,00% |
10º |
HYUNDAI ELANTRA |
683 |
1161 |
-41,17% |
11º |
RENAULT FLUENCE |
654 |
526 |
24,33% |
12º |
PEUGEOT 408 |
444 |
609 |
-27,09% |
13º |
GEELY EC7 |
1 |
32 |
-96,88% |
14º |
JAC J5 |
1 |
64 |
-98,44% |
|
|
63899 |
65637 |
-2,65% |
Fonte: Fenabrave
Galeria: Comparativo 2017 Toyota Corolla x Honda Civic
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Veja quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em 2024
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Veja quais foram as picapes mais vendidas do Brasil em 2024
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Ranking: os sedãs mais vendidos do Brasil em 2024
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Fiat Strada líder e Chevrolet Tracker em destaque: mais vendidos na quinzena