Nesta faixa de valores os SUVs e picapes passam a dominar as ofertas - até porque eles têm sido a preferência do consumidor que gasta mais de R$ 120 mil num carro. Entre os SUVs, os modelos de médio porte foram os que mais se renovaram nos últimos tempos, incluindo o VW Tiguan AllSpace e o Chevrolet Equinox, além do líder de vendas Jeep Compass. Aqui também entra o primeiro híbrido do mercado nacional, que ganhará companhia em breve. Vamos aos vencedores:
Revisões: inclusas na compra do carro
Desvalorização: 9,8%
Seguro: R$ 5.620,00
Cesta de peças: R$ 7.845,66
A estratégia de preços da Volkswagen com o Tiguan fez a diferença nesta categoria. Vindo do México, sem pagar Imposto de Importação, o modelo tem sua versão de entrada tabelada a R$ 124.990, valor que o deixa em distância confortável dos rivais Chevrolet Equinox e Peugeot 3008. Mesmo sendo o modelo "básico", já vem com ar digital de 3 zonas, 6 airbags, ESP, multimídia de 8" com GPS e sensores de estacionamento na frente e atrás - o único opcional é o teto solar panorâmico, por R$ 4 mil. Também tem a vantagem de ser flex, sendo equipado com o mesmo motor 1.4 TSI do Golf (150 cv e 25,5 kgfm) ligado ao câmbio DSG de dupla embreagem (contra Tiptronic no hatch médio). Como no Golf, o Tiguan tem as três primeiras revisões inclusas no valor de compra do carro, e isso também ajudou a decidir o vencedor. Entre os três primeiros, no entanto, sua cesta de peças é a mais cara.
Revisões: R$ 1.301,49
Desvalorização: 5,3%
Seguro: R$ 5.700,00
Cesta de peças: R$ 6.560,13
O primeiro híbrido da lista sempre agradou durante nossos testes e comparativos. Além de toda a questão de consumo e emissões (possui motor 1.8 a gasolina unido a um elétrico), ele é bom de dirigir e vem mais equipado que o Corolla Altis por um preço apenas um pouco maior. E a conta pode até melhorar, com o Rota 2030 reduzindo a tabela do IPI para híbridos e elétricos. Além disso, o Prius desvaloriza bem pouco, apenas 5,3%, e o pacote de peças e revisões não extrapola o bolso como seria de se pensar em um carro com tanta tecnologia embarcada. Por fim, ainda fica livre do rodízio em cidades com a medida, como São Paulo.
Revisões: R$ 768,00
Desvalorização: 11,17%
Seguro: R$ 5.920,00
Cesta de peças: R$ 4.879,56
Eis a forma mais barata de andar com uma picape cabine dupla a diesel. A versão Freedom da Toro usa motor o 2.0 turbodiesel do Renegade (170 cv e 35,7 kgfm de torque) com câmbio automático de 9 marchas (sendo a primeira reduzida) e tração integral automática. Com revisões a cada 20.000 km, leva a vantagem no valor, mas é necessária uma troca de óleo a cada 10.000 km. O pacote de peças é o mais barato do trio campeão, mas o seguro é salgado. Leva 1.000 kg de carga, ou 350 kg a mais que as versões flex.
Dica - Ford Fusion 2.0 SEL: R$ 127.200
O Fusion tinha tudo para disputar o pódio desta categoria, com chances de vitória. Afinal, por menos de R$ 130 mil o sedã grande da Ford vem com motor 2.0 turbo de 248 cv, diversos equipamentos de conforto e segurança e ainda tem a desvalorização baixa (7,4%). O seguro é salgado (R$ 7.000) e a cesta de peças idem, mas o que prejudicou o Fusion foi mesmo seu futuro incerto. A Ford já disse que não planeja investir numa próxima geração do modelo, a ser substituído por SUVs e crossovers. É uma informação que pode segurar as vendas do sedã e complicar sua revenda futura. Por aqui, ele ainda aguarda uma reestilização já apresentada nos EUA, que deve chegar até o fim do ano. Comprar agora, só com bom desconto.
Carros participantes desta categoria:
Audi A1 Ambition 1.8 |
Audi A3 Sedan 1.4 |
Audi A3 Sportback 1.4 |
Chevrolet Equinox LT |
Chevrolet S10 CS Diesel |
Chevrolet S10 CD LTZ |
Chevrolet S10 CD LT AT |
Chevrolet S10 CD LTZ AT |
Citroën C4 Picasso |
Citroën C4 Gran Picasso |
Fiat Toro Freedom diesel |
Ford Fusion SEL 2.0 |
Ford Fusion Titanium |
Ford Ranger CD XLT 2.5 |
Ford Ranger Limited CD 2.5 |
Honda Civic Touring |
Hyundai Tucson GL |
Hyundai Tucson GLS |
Jeep Compass Night Eagle |
Jeep Compass Limited |
Jeep Renegade Trailhack |
Lexus CT200H |
Mini Cooper 1.5 Top |
Mitsubishi L200 Triton Sport GLS |
Toyota Hilux CS 4x4 |
Toyota Hilux CD 2.7 AT |
Toyota Hilux CD 2.7 AT |
VW Tiguan AllSpace |
Volvo V40 T4 |
Toyota Rav4 |
Toyota Prius |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Vendas na China: BYD emplacou mais que VW e Toyota somadas
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
México: novo Toyota Yaris Sedan é destaque em setembro