Lewis Hamilton conquistou a pole position para o GP da Grã-Bretanha, em Silverstone, a 10ª etapa da temporada de 2018 da F1. Mas se enganou quem achava que seria fácil após o ritmo apresentado pela Mercedes nos treinos livres, já que a Ferrari terminou a classificação em sua cola.
Hamilton só veio a conquistar a pole position em sua volta derradeira no Q3, quando tomou a ponta de Sebastian Vettel. O tempo registrado pelo inglês foi de 1min25s892, somente 0s044 à frente do concorrente.
Vettel e Kimi Raikkonen, aliás, foram competitivos nas parciais, mas não encaixaram voltas suficientes para a pole. Valtteri Bottas ficou mais distante, no quarto lugar.
Max Verstappen e Daniel Ricciardo ficaram em um posto à parte, seguidos da dupla da Haas, Charles Leclerc e Esteban Ocon, que também avançaram ao Q3.
Já no fundo do grid, resultados melancólicos para Stoffel Vandoorne e as duas Williams, que caíram ainda no Q2. Já Brendon Hartley foi a ausência da tarde, já que não foi à pista após sofrer um forte acidente no terceiro treino livre.
Q1
Logo no começo da classificação houve as primeiras baixas: Lance Stroll escapou na entrada da curva Brooklands, o mesmo ponto em que Hartley bateu pela manhã, e abandonou o treino sem sequer marcar tempos. Dois pilotos, portanto, já estavam eliminados no Q1.
Não foi o único susto da Williams em sua corrida de casa, já que, poucos minutos mais tarde, Sergey Sirotkin rodou na entrada da Stowe e por pouco não ficou atolado na caixa de brita.
Assim que o treino prosseguiu, os ponteiros usaram abordagens diferentes. Vettel foi ao Q1 de pneus macios e liderou com 1min26s585, logo à frente de Hamilton e Bottas, que vieram de médios. Raikkonen também usou pneus marcados em branco e ficou em quinto, ainda atrás de Max Verstappen (quarto de pneus macios, demarcados em amarelo).
A surpresa positiva foi mais uma vez Leclerc, que colocou a Sauber no sexto posto, à frente de Ricciardo, da Red Bull.
Na parte inferior da tabela, más notícias para Carlos Sainz, Stoffel Vandoorne e Sirotkin, que ocuparam as últimas posições, além de Stroll e Hartley, que não marcaram tempos.
Q2
Os pilotos das equipes de ponta foram à pista de imediato com pneus macios. Ao fim da rodada, quem levou a melhor foi Hamilton, com 1min26s256 – com 0s1 de vantagem para Vettel e Bottas e 0s2 à frente de Raikkonen, o quarto.
Já a Red Bull seguiu a tendência já mostrada nos treinos anteriores de ocupar um “pelotão à parte”, ou seja, longe de Mercedes e Ferrari, mas à frente das demais. Verstappen foi o quinto, 0s7 atrás de Hamilton, com Ricciardo em sexto.
A Haas mais uma vez se destacou e levou seus dois carros ao Q3, com Romain Grosjean em sétimo, Kevin Magnussen em oitavo. Leclerc e Ocon também brilharam ao ficar entre os dez melhores.
Isso significou más notícias para Nico Hulkenberg, Sergio Pérez, Fernando Alonso, Pierre Gasly e Marcus Ericsson, que foram eliminados da fase.
Q3
Na primeira rodada do Q3, Vettel levou a melhor por uma pequena margem: 1min25s936, apenas 0s057 à frente de Hamilton. Bottas e Raikkonen fecharam a seguir, separados, respectivamente, por 0s2 e 0s3.
Depois, na tentativa decisiva, Hamilton pulou para o primeiro lugar, com destaque para a melhor parcial geral no segundo setor 1min25s892. Vettel não chegou a melhorar, pois não fez um primeiro trecho de volta dos mais competitivos.
Raikkonen, por sua vez, roubou o terceiro lugar, registrando a melhor parcial no primeiro e terceiro setores – mas perdendo tempo de forma significativa no trecho do meio, o que possivelmente lhe custou a pole.
Cla | # | Piloto | Chassi | Motor | Tempo | Diferença |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 1'25.892 | |
2 | 5 | Sebastian Vettel | Ferrari | Ferrari | 1'25.936 | 0.044 |
3 | 7 | Kimi Raikkonen | Ferrari | Ferrari | 1'25.990 | 0.098 |
4 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | Mercedes | 1'26.217 | 0.325 |
5 | 33 | Max Verstappen | Red Bull | TAG | 1'26.602 | 0.710 |
6 | 3 | Daniel Ricciardo | Red Bull | TAG | 1'27.099 | 1.207 |
7 | 20 | Kevin Magnussen | Haas | Ferrari | 1'27.244 | 1.352 |
8 | 8 | Romain Grosjean | Haas | Ferrari | 1'27.455 | 1.563 |
9 | 16 | Charles Leclerc | Sauber | Ferrari | 1'27.879 | 1.987 |
10 | 31 | Esteban Ocon | Force India | Mercedes | 1'28.194 | 2.302 |
11 | 27 | Nico Hulkenberg | Renault | Renault | 1'27.901 | 2.009 |
12 | 11 | Sergio Perez | Force India | Mercedes | 1'27.928 | 2.036 |
13 | 14 | Fernando Alonso | McLaren | Renault | 1'28.139 | 2.247 |
14 | 10 | Pierre Gasly | Toro Rosso | Honda | 1'28.343 | 2.451 |
15 | 9 | Marcus Ericsson | Sauber | Ferrari | 1'28.391 | 2.499 |
16 | 55 | Carlos Sainz Jr. | Renault | Renault | 1'28.456 | 2.564 |
17 | 2 | Stoffel Vandoorne | McLaren | Renault | 1'29.096 | 3.204 |
18 | 35 | Sergey Sirotkin | Williams | Mercedes | 1'29.252 | 3.360 |
19 | 18 | Lance Stroll | Williams | Mercedes | ||
20 | 28 | Brendon Hartley | Toro Rosso | Honda |
Fonte: Motorsport.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Netflix lança trailer da série do Senna; assista
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Toyota dá mais detalhes sobre o Corolla Cross de Stock Car
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Celebrando 1 Ano de Gulf no País com F1 da Williams, Albon e mais
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
F1: McLaren não vai impedir ida de Bortoleto para Sauber