Nesta categoria os sedãs compactos já começam a dominar as ofertas, oferecendo em alguns casos mais espaço que os hatches dos quais derivam, além do porta-malas amplo. Aqui, cerca de 1/3 dos compradores já faz questão do câmbio automático, sem contar itens como conjunto elétrico e central multimídia. Também nesta seara de valores surge a primeira minivan e até crossovers de origem chinesa. Vamos aos vencedores:
Revisões: R$ 1.196,00
Desvalorização: 9,8%
Seguro: R$ 2.520,00
Cesta de peças: R$ 2.578,03
O sedã do Argo fatura o título por entregar um projeto moderno, bom espaço interno, amplo porta-malas e uma vistosa lista de equipamentos de série - incluindo a desejada multimídia Uconnect com tela de 7". Tudo isso com preço de briga e custos baixos de pós-venda, contando o seguro mais barato. Nossa indicação vai para a versão Drive, que consideramos a mais equilibrada em termos de desempenho e consumo. O motor 1.3 Firefly é econômico e, com 109 cv e 14,2 kgfm, não decepciona nem com o Cronos carregado. Seu porta-malas é dos maiores do segmento, com 525 litros. Fica devendo um câmbio automático de verdade (há opção do automatizado GSR) e o controle de estabilidade, só oferecido no modelo Drive GSR.
Revisões: R$ 1.292,00
Desvalorização: 5,95%
Seguro: R$ 2.680,00
Cesta de peças: R$ 3.600,00
A versão Advantage do Prisma tem o mérito de oferecer câmbio automático por menos de R$ 60 mil. Para isso, ela traz o mesmo conjunto mecânico dos modelos LT e LTZ (motor 1.4 de 106 cv e 13,9 kgfm com câmbio automático de 6 marchas) aliado a um acabamento mais simples e uma lista de equipamentos mais enxuta. Mesmo assim, o modelo vem com rádio, vidros elétricos na dianteira e retrovisores com ajuste elétrico, além do ar-condicionado e da direção elétrica. Sedã mais vendido do Brasil, o Prisma é o que menos desvaloriza na categoria, mas suas peças estão entre as mais caras.
Revisões: R$ 1.276,05
Desvalorização: 9,1%
Seguro: R$ 2.760,00
Cesta de peças: R$ 2.082,26
A versão de entrada do Virtus perde pontos por ser cara e não oferecer câmbio automático nem como opcional. Em compensação, o sedã do Polo é substancialmente maior e mais espaçoso que Cronos e Prisma, além de vir com motor 1.6 (117 cv e 16,5 kgfm) e ter alcançado 5 estrelas no teste de impacto do Latin NCAP. Além disso, pode receber ESP como opcional e, a partir da linha 2019, corrige a falha de não poder trazer retrovisores com ajuste elétrico (opcional junto com a multimídia e as rodas de liga). O seguro é um pouco mais caro que o dos rivais, mas a cesta de peças é a mais barata da categoria.
Dica: Ford Ka 1.5 automático
A Ford está lançando a linha 2019 do Ka aos poucos. A primeira versão a chegar foi a aventureira FreeStyle (foto abaixo), que, além do visual levemente revisto, trouxe como destaque o novo motor 1.5 de 3 cilindros (136 cv e 16,1 kgfm) aliado ao câmbio automático de 6 marchas - pela primeira vez num Ka. Ela é bem equipada, mas cara (R$ 67.990). Nossa dica é esperar pelas versões mais acessíveis, tanto do hatch quanto do sedã, que também ganharão este conjunto mecânico do FreeStyle, além da central multimídia Sync 3. É o que faltava para o Ka entrar de vez na briga pela ponta do mercado contra Onix e HB20. O lançamento será em agosto.
Carros participantes desta categoria:
Chery-Caoa Tiggo Look | |
Chevrolet Montana Sport | |
Chevrolet Onix 1.4 AT Advantage | |
Chevrolet Onix LTZ | |
Chevrolet Onix LTZ AT | |
Chevrolet Onix Activ MT | |
Chevrolet Prisma 1.4 LT | |
Chevrolet Prisma 1.4 AT Advantage
|
|
Chevrolet Prisma 1.4 LTZ | |
Chevrolet Spin LS | |
Fiat Argo 1.3 Drive GSR | |
Fiat Argo Precision 1.8 | |
Fiat Cronos Drive 1.3 | |
Fiat Cronos GSR 1.3 | |
Fiat Cronos Precision 1.8 | |
Fiat Strada Hard Working 1.4 CE
|
|
Ford Fiesta SE 1.6 | |
Ford Fiesta SE Plus 1.6 | |
Ford Fiesta SEL | |
Honda Fit 1.5 DX | |
Honda HB20 1.6 RSpec | |
Hyundai HB20S 1.0 turbo | |
Hyundai HB20S 1.6 Comf Plus | |
Hyundai HB20X Style | |
JAC T40 MT | |
Nissan March SV CVT | |
Nissan March SL CVT | |
Nissan Versa SV 1.6 | |
Nissan Versa SV CVT | |
Nissan Versa SL MT | |
Peugeot 208 Allure 1.2 | |
Renault Logan 1.6 Expression | |
Renault Logan 1.6 Dynamique | |
Renault Sandero 1.6 Expression | |
Renault Sandero 1.6 GT Line | |
Renault Stepway Expression | |
Renault Stepway Dinamique | |
Toyota Etios X Plus AT | |
Toyota Etios Sedan X Plus | |
VW Polo 1.6 | |
VW Saveiro 1.6 Trend | |
VW SpaceFox 1.6 | |
VW Up! Move TSI | |
VW Up! Cross TSI | |
VW Up! Pepper | |
VW Virtus 1.6 | |
Kia Picanto GT | |
Honda City DX |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Vendas na China: BYD emplacou mais que VW e Toyota somadas
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
México: novo Toyota Yaris Sedan é destaque em setembro