Seleção Motor1.com: Fiat Cronos Drive vence categoria de R$ 55 mil a R$ 65 mil
Sedã da Fiat tem bom preço, custos baixos e vem bem equipado
Nesta categoria os sedãs compactos já começam a dominar as ofertas, oferecendo em alguns casos mais espaço que os hatches dos quais derivam, além do porta-malas amplo. Aqui, cerca de 1/3 dos compradores já faz questão do câmbio automático, sem contar itens como conjunto elétrico e central multimídia. Também nesta seara de valores surge a primeira minivan e até crossovers de origem chinesa. Vamos aos vencedores:
1) Fiat Cronos Drive: R$ 57.490
Revisões: R$ 1.196,00
Desvalorização: 9,8%
Seguro: R$ 2.520,00
Cesta de peças: R$ 2.578,03
O sedã do Argo fatura o título por entregar um projeto moderno, bom espaço interno, amplo porta-malas e uma vistosa lista de equipamentos de série - incluindo a desejada multimídia Uconnect com tela de 7". Tudo isso com preço de briga e custos baixos de pós-venda, contando o seguro mais barato. Nossa indicação vai para a versão Drive, que consideramos a mais equilibrada em termos de desempenho e consumo. O motor 1.3 Firefly é econômico e, com 109 cv e 14,2 kgfm, não decepciona nem com o Cronos carregado. Seu porta-malas é dos maiores do segmento, com 525 litros. Fica devendo um câmbio automático de verdade (há opção do automatizado GSR) e o controle de estabilidade, só oferecido no modelo Drive GSR.
2) Chevrolet Prisma Advantage: R$ 59.990
Revisões: R$ 1.292,00
Desvalorização: 5,95%
Seguro: R$ 2.680,00
Cesta de peças: R$ 3.600,00
A versão Advantage do Prisma tem o mérito de oferecer câmbio automático por menos de R$ 60 mil. Para isso, ela traz o mesmo conjunto mecânico dos modelos LT e LTZ (motor 1.4 de 106 cv e 13,9 kgfm com câmbio automático de 6 marchas) aliado a um acabamento mais simples e uma lista de equipamentos mais enxuta. Mesmo assim, o modelo vem com rádio, vidros elétricos na dianteira e retrovisores com ajuste elétrico, além do ar-condicionado e da direção elétrica. Sedã mais vendido do Brasil, o Prisma é o que menos desvaloriza na categoria, mas suas peças estão entre as mais caras.
3) VW Virtus 1.6: R$ 61.390
Revisões: R$ 1.276,05
Desvalorização: 9,1%
Seguro: R$ 2.760,00
Cesta de peças: R$ 2.082,26
A versão de entrada do Virtus perde pontos por ser cara e não oferecer câmbio automático nem como opcional. Em compensação, o sedã do Polo é substancialmente maior e mais espaçoso que Cronos e Prisma, além de vir com motor 1.6 (117 cv e 16,5 kgfm) e ter alcançado 5 estrelas no teste de impacto do Latin NCAP. Além disso, pode receber ESP como opcional e, a partir da linha 2019, corrige a falha de não poder trazer retrovisores com ajuste elétrico (opcional junto com a multimídia e as rodas de liga). O seguro é um pouco mais caro que o dos rivais, mas a cesta de peças é a mais barata da categoria.
Dica: Ford Ka 1.5 automático
A Ford está lançando a linha 2019 do Ka aos poucos. A primeira versão a chegar foi a aventureira FreeStyle (foto abaixo), que, além do visual levemente revisto, trouxe como destaque o novo motor 1.5 de 3 cilindros (136 cv e 16,1 kgfm) aliado ao câmbio automático de 6 marchas - pela primeira vez num Ka. Ela é bem equipada, mas cara (R$ 67.990). Nossa dica é esperar pelas versões mais acessíveis, tanto do hatch quanto do sedã, que também ganharão este conjunto mecânico do FreeStyle, além da central multimídia Sync 3. É o que faltava para o Ka entrar de vez na briga pela ponta do mercado contra Onix e HB20. O lançamento será em agosto.
Carros participantes desta categoria:
Chery-Caoa Tiggo Look | |
Chevrolet Montana Sport | |
Chevrolet Onix 1.4 AT Advantage | |
Chevrolet Onix LTZ | |
Chevrolet Onix LTZ AT | |
Chevrolet Onix Activ MT | |
Chevrolet Prisma 1.4 LT | |
Chevrolet Prisma 1.4 AT Advantage
|
|
Chevrolet Prisma 1.4 LTZ | |
Chevrolet Spin LS | |
Fiat Argo 1.3 Drive GSR | |
Fiat Argo Precision 1.8 | |
Fiat Cronos Drive 1.3 | |
Fiat Cronos GSR 1.3 | |
Fiat Cronos Precision 1.8 | |
Fiat Strada Hard Working 1.4 CE
|
|
Ford Fiesta SE 1.6 | |
Ford Fiesta SE Plus 1.6 | |
Ford Fiesta SEL | |
Honda Fit 1.5 DX | |
Honda HB20 1.6 RSpec | |
Hyundai HB20S 1.0 turbo | |
Hyundai HB20S 1.6 Comf Plus | |
Hyundai HB20X Style | |
JAC T40 MT | |
Nissan March SV CVT | |
Nissan March SL CVT | |
Nissan Versa SV 1.6 | |
Nissan Versa SV CVT | |
Nissan Versa SL MT | |
Peugeot 208 Allure 1.2 | |
Renault Logan 1.6 Expression | |
Renault Logan 1.6 Dynamique | |
Renault Sandero 1.6 Expression | |
Renault Sandero 1.6 GT Line | |
Renault Stepway Expression | |
Renault Stepway Dinamique | |
Toyota Etios X Plus AT | |
Toyota Etios Sedan X Plus | |
VW Polo 1.6 | |
VW Saveiro 1.6 Trend | |
VW SpaceFox 1.6 | |
VW Up! Move TSI | |
VW Up! Cross TSI | |
VW Up! Pepper | |
VW Virtus 1.6 | |
Kia Picanto GT | |
Honda City DX |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Veja quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em 2024
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Veja quais foram as picapes mais vendidas do Brasil em 2024
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Ranking: os sedãs mais vendidos do Brasil em 2024
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Fiat Strada líder e Chevrolet Tracker em destaque: mais vendidos na quinzena