Seleção Motor1.com - Toyota Etios X automático vence categoria de R$ 45 mil a R$ 55 mil
Automático mais barato do Brasil, hatch de entrada da Toyota é imbatível nos custos
A briga nesta segunda categoria do Seleção Motor1.com é composta por modelos mais completos e com motores acima de 1.0 litro. Nesta faixa o consumidor já faz questão de ter alguns "mimos", como central multimídia, conjunto elétrico e até mesmo câmbio automático. Alguns modelos também começam a investir em segurança, trazendo os controles de tração e estabilidade. Por fim, surgem os primeiros sedãs e picapes compactas, atendendo à públicos distintos. Vamos aos vencedores:
1) Toyota Etios X 1.3 AT: R$ 53.440
Revisões: R$ 1.111,44
Desvalorização: 5,57%
Seguro: R$ 2.400,00
Cesta de peças: 1.832,26
A versão de entrada do Etios se caracteriza pela simplicidade, abrindo mão até do sistema de som, mas traz itens importantes para o comprador, como o câmbio automático e os controles de tração e estabilidade. Além disso, é o que menos desvaloriza da categoria e tem as revisões mais baratas (assim como o seu irmão sedã), bem como o preço do pacote das peças. O seguro não é o mais barato do segmento, mas é menor que do segundo e terceiro colocados. Apesar de ter apenas quatro marchas, o câmbio automático conversa bem com o motor 1.3 (98 cv e 13,1 kgfm), formando uma boa dupla para o dia a dia urbano.
2) Fiat Argo Drive 1.3: R$ 52.690
Revisões: R$ 1.196,00
Desvalorização: 9,8%
Seguro: R$ 2.420,00
Cesta de peças: R$ 2.999,97
O Argo com motor 1.3 Firefly (109 cv e 14,2 kgfm) e câmbio manual é o mais equilibrado de toda a gama - quase tão econômico quanto o 1.0 e quase tão bom de andar quanto o 1.8. Ficou mais barato na linha 2019 porque deixou de ter a central multimídia de 7" como item de série, trocando-a por uma de 9" opcional. Ainda que seja mais moderno que o Etios, perde nos custos de pós-venda e na desvalorização. Além disso, fica devendo uma versão com câmbio automático de verdade (há apenas opção do GSR automatizado) e o controle de estabilidade, inexplicavelmente só oferecido no modelo Drive 1.3 GSR.
3) Hyundai HB20 1.6 Comfort Plus: R$ 54.550
Revisões: R$ 1.273,80
Desvalorização: 6,9%
Seguro: R$ 2.455,00
Cesta de peças: R$ 2.626,37
Para quem busca um hatch compacto com motor mais potente, o HB20 1.6 segue como boa opção. Com 128 cv e 16,5 kgfm de torque, aliado ao câmbio manual de 6 marchas, oferece desempenho acima da média do segmento. Segundo carro mais vendido do Brasil, o hatch da Hyundai desvaloriza pouco e tem a cesta de peças mais barata que a do Argo, mas perde pontos por possuir as revisões mais caras e o seguro mais alto. Além disso, o HB20 ganhará uma nova geração em, no máximo, dois anos.
Picape - Volkswagen Saveiro 1.6 Robust: R$ 48.390
Revisões: R$ 1.231,34
Desvalorização: 9,11%
Seguro: R$ 2.220,00
Cesta de peças: R$ 2.072,75
Para quem busca um carro para o trabalho, a Saveiro Robust é a nossa indicada. Apesar de desvalorizar mais que a Montana, ela é a mais barata na hora da compra e na hora de fazer a manutenção. Com motor 1.6 (104 cv e 15,6 kgfm), ela supera as rivais 1.4 (Strada e Montana) em desempenho vazia ou carregada. Também é a única da categoria com suspensão traseira por molas helicoidais, que garante melhor conforto e dirigibilidade sem abrir mão da capacidade de carga (712 kg contra 705 kg da Strada).
Dica - Toyota Etios Sedan X 1.5 MT: R$ 53.240
Se o Etios hatch é pequeno para você, considere o Etios Sedan X. Ele tem entre-eixos alongado para maior espaço interno e porta-malas gigante (562 litros), além do motor 1.5 (107 cv e 14,7 kgfm de torque). A lista de equipamentos é a mesma do hatch X, com controles de tração e estabilidade, mas sem a comodidade das trocas automáticas de marchas (ele vem com câmbio manual de 6 posições). Na hora da manutenção e seguro, tem praticamente os mesmos custos do irmão.
Carros participantes desta categoria:
Chevrolet Onix 1.0 LT |
Chevrolet Onix 1.4 LT |
Chevrolet Prisma 1.0 Joy |
Citroën C3 1.2 Attraction |
Citroën Aircross 1.6 Start |
Fiat Argo Drive 1.0 |
Fiat Argo Drive 1.3 |
Fiat Cronos 1.3 |
Fiat Grand Siena 1.0 |
Fiat Grand Siena 1.4 |
Fiat Mobi GSR |
Fiat Uno 1.0 Drive |
Fiat Strada Working |
Hyundai HB20 1.0 Turbo |
Hyundai HB20 1.6 Comfort Plus |
Hyundai HB20S 1.0 Comfort |
Nissan March 1.0 SV |
Nissan March 1.6 SV |
Nissan Versa 1.0 |
Nissan Versa 1.0 S |
Nissan Versa 1.6 S |
Peugeot 208 1.2 Active |
Renault Logan 1.0 Authentique |
Renault Logan 1.0 Advantage |
Renault Logan 1.0 Expression |
Renault Sandero 1.0 Expression |
Toyota Etios X MT |
Toyota Etios X AT |
Toyota Etios Sedan 1.5 X |
Volkswagen Fox 1.0 |
Volkswagen Fox 1.6 |
Volkswagen Fox 1.6 Extreme |
Volkswagen Gol 1.6 |
Volkswagen Gol 1.0 Track |
Volkswagen Polo 1.0 MPI |
Volkswagen Saveiro 1.6 Robust |
Volkswagen Up 1.0 MPI Move |
Volkswagen Voyage 1.0 |
Volkswagen Voyage 1.6 |
Chevrolet Montana 1.4 |
Fotos: divulgação e arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Veja quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em 2024
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Veja quais foram as picapes mais vendidas do Brasil em 2024
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Ranking: os sedãs mais vendidos do Brasil em 2024
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Fiat Strada líder e Chevrolet Tracker em destaque: mais vendidos na quinzena