De acordo com pesquisa do Google, o consumidor desta faixa de preço tem cerca de 25 anos e prioriza não somente o preço. Ele quer conforto, inovação e (baixo) consumo de combustível. Ou seja, não basta apenas um valor acessível de compra e manutenção, mas também equipamentos que garantam maior comodidade no dia a dia, como ar-condicionado e direção assistida. Já a inovação pode ser medida pelos itens de conectividade, como rádio com conexão para smartphones ou, na melhor das hipóteses, uma central multimídia. Por fim, o consumo de combustível acaba sendo uma virtude da maioria dos carros deste valor, pois são quase todos equipados com motores 1.0, e diversos deles com os modernos 3 cilindros. Vamos aos vencedores:
Revisões: R$ 1.053,90
Desvalorização: 8,0%
Seguro: R$ 1.665,00
Cesta de peças: 1.694,00
O Kwid teve alguns problemas no começo de sua carreira no Brasil, com uma série de recalls e atrasos de entrega que acabaram por manchar um pouco sua imagem. Mas, com o tempo, a Renault foi corrigindo as falhas e ajustando a produção para atender à demanda. O hatch é compacto e tem acabamento simples, mas agrada pelo bom porta-malas (290 litros) e foi bem nos testes de impacto do Latin NCAP (3 estrelas), ajudado pelos airbags laterais (de série desde a versão de entrada). A versão intermediária Zen é a nossa escolhida por vir com os itens mais desejados, como direção elétrica, ar-condicionado, travas e vidros dianteiros elétricos, além de rádio com Bluetooth, por menos de R$ 37,5 mil. Custa R$ 5 mil a menos que o rival Fiat Mobi Drive e ainda é mais barato nas revisões e na cesta de peças, sem contar o seguro. O motor SCe 1.0 de 3 cilindros é econômico e, embora com apenas 70 cv e 9,8 kgfm, move com agilidade os somente 779 kg do carrinho.
Revisões: R$ 1.072,00
Desvalorização: 5,98%
Seguro: R$ 1.960,00
Cesta de peças: 2.042,97
A linha Mobi praticamente nasceu de novo com a chegada do motor 1.0 Firefly de 3 cilindros (77 cv e 10,9 kgfm), que trouxe junto a direção elétrica. Com esse conjunto, disponível apenas na versão mais cara Drive, o hatch se tornou o carro mais econômico já testado pelo Motor1.com (com gasolina). Também melhorou bastante em desempenho, ficando próximo do Kwid, que é mais leve. Ponto fraco do Mobi fica por conta do porta-malas de 215 litros, que não comporta nem um carrinho de bebê. Mas o que fez o Fiat ficar em segundo foi mesmo o preço bem superior ao do Renault, sem que isso se reflita em mais equipamentos. Também possui a cesta de peças mais cara, bem como o seguro. Em compensação, é o que menos desvaloriza na categoria.
Revisões: R$ 1.292,00
Desvalorização: 9,12%
Seguro: R$ 1.950,00
Cesta de peças: 2.372,63
Versão de entrada do carro mais vendido do Brasil, o Onix Joy tem como atração o porte superior em relação ao Kwid e Mobi, com espaço e porta-malas suficientes para uma família jovem com filho. O motor 1.0 de 4 cilindros (80 cv e 9,8 kgfm) tem projeto antigo, mas, ajudado por um câmbio de 6 marchas de relações curtas, oferece desempenho e consumo na média dos rivais. É o mesmo conjunto mecânico da versão LT, mais equipada, mas mantém o visual do hatch pré-reestilização, bem como o acabamento mais simples. Apesar do preço de briga, o Joy custa mais para manter que os rivais, tanto nas revisões quanto na cesta de peças. Também possui desvalorização maior.
Dica - Citroën C3 1.2 Start: R$ 43.990
Se você não liga de ter um carro com mercado mais restrito (que se reflete em maior desvalorização e menos facilidade de revenda), a versão de entrada do Citroën pode ser uma boa opção. O C3 vem com o moderno motor 1.2 de 3 cilindros PureTech (90 cv e 13 kgfm) e não tem cara de "carro popular" nem na carroceria nem no interior. Seus custos estão na média do segmento.
Carros participantes desta categoria:
Chery QQ Look | |
Chery QQ ACT | |
Chevrolet Onix Joy | |
Citroen C3 1.2 Start | |
Fiat Mobi Easy | |
Fiat Mobi Drive | |
Fiat Mobi Way | |
Fiat Uno Drive | |
Fiat Argo 1.0 | |
Hyundai HB20 Unique | |
Lifan 530 Talent | |
Nissan March S | |
Renault Kwid Life | |
Renault Kwid Zen | |
Renault Kwid Intense | |
Renault Sandero 1.0 Authentique
|
|
VW Gol 1.0 Trendline |
Fotos: arquivo Motor1.com e divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Vendas na China: BYD emplacou mais que VW e Toyota somadas
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
México: novo Toyota Yaris Sedan é destaque em setembro