Ao contrário do terceiro treino livre, a classificação em Paul Ricard aconteceu sem chuva. Os pilotos da Mercedes, liderado por Lewis Hamilton, começaram na frente, mas Kimi Raikkonen marcou 1min31s567 faltando menos de 10 minutos e foi para a ponta.
Verstappen chegou a superar o finlandês, mas Hamilton cravou 1min31s271 e voltou à liderança da sessão.
Com o cronômetro zerado do Q1, a expectativa era saber quem estaria de fora. Como se tornou costumeiro, a dupla da Williams ocupou as duas últimas posições, além de Brendon Hartley e a dupla da McLaren, não conseguiram se qualificar para o Q2.
O Q2 começou com uma pequena garoa, mas os pilotos mantiveram os pneus slicks. O que não mudou também foi o domínio da Mercedes, com Hamilton, fazendo 1min30s645, a melhor marca do fim de semana, seguido de Bottas, que estava incríveis 0s582 mais lento.
Mas Vettel Raikkonen, de ultramacios, conseguiram chegar à segunda e terceira posições, deixando Bottas no quarto posto. Os pilotos da Red Bull, liderado por Daniel Ricciardo fizeram o quinto e sexto tempos, de composto supermacio.
No final, os eliminados do Q2 fora: Esteban Ocon, Nico Hulkenberg, Sergio Pérez, Pierre Gasly e Marcus Ericsson. Charles Leclerc conseguiu se qualificar para o Q3, conseguindo automaticamente a melhor posição de grid da carreira, já que antes o máximo que o monegasco havia conseguido era a 13ª colocação no Canadá.
A expectativa no Q3 era saber se alguém poderia bater Hamilton, que liderou amplamente as duas primeiras partes do treino, além de dominar a sexta-feira.
Na primeira tentativa, Hamilton foi o mais veloz, com 1min30s222, seguido de Bottas, Vettel, Verstappen, Ricciardo e Raikkonen.
Romain Grosjean rodou na curva 3 e ficou estacionado na área de escape da curva 4, trazendo a bandeira vermelha para a sessão.
No retorno à pista para a decisão do pole, Bottas chegou a ser o pole por alguns segundos, mas Hamilton cravou 1min30s029, 0s118 mais rápido que seu companheiro de equipe.
Vettel e Verstappen vão dividir a segunda fila, enquanto que Ricciardo e Raikkonen a terceira.
O GP da França acontece neste domingo, às 11h10, horário de Brasília
Cla | # | Piloto | Chassi | Motor | Tempo | Diferença | km/h |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 1'30.029 | 233.604 | |
2 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | Mercedes | 1'30.147 | 0.118 | 233.298 |
3 | 5 | Sebastian Vettel | Ferrari | Ferrari | 1'30.400 | 0.371 | 232.646 |
4 | 33 | Max Verstappen | Red Bull | TAG | 1'30.705 | 0.676 | 231.863 |
5 | 3 | Daniel Ricciardo | Red Bull | TAG | 1'30.895 | 0.866 | 231.379 |
6 | 7 | Kimi Raikkonen | Ferrari | Ferrari | 1'31.057 | 1.028 | 230.967 |
7 | 55 | Carlos Sainz Jr. | Renault | Renault | 1'32.126 | 2.097 | 228.287 |
8 | 16 | Charles Leclerc | Sauber | Ferrari | 1'32.635 | 2.606 | 227.032 |
9 | 20 | Kevin Magnussen | Haas | Ferrari | 1'32.930 | 2.901 | 226.312 |
10 | 8 | Romain Grosjean | Haas | Ferrari | |||
11 | 31 | Esteban Ocon | Force India | Mercedes | 1'32.075 | 2.046 | 228.413 |
12 | 27 | Nico Hulkenberg | Renault | Renault | 1'32.115 | 2.086 | 228.314 |
13 | 11 | Sergio Perez | Force India | Mercedes | 1'32.454 | 2.425 | 227.477 |
14 | 10 | Pierre Gasly | Toro Rosso | Honda | 1'32.460 | 2.431 | 227.462 |
15 | 9 | Marcus Ericsson | Sauber | Ferrari | 1'32.820 | 2.791 | 226.580 |
16 | 14 | Fernando Alonso | McLaren | Renault | 1'32.976 | 2.947 | 226.200 |
17 | 2 | Stoffel Vandoorne | McLaren | Renault | 1'33.162 | 3.133 | 225.748 |
18 | 35 | Sergey Sirotkin | Williams | Mercedes | 1'33.636 | 3.607 | 224.605 |
19 | 18 | Lance Stroll | Williams | Mercedes | 1'33.729 | 3.700 | 224.383 |
20 | 28 | Brendon Hartley | Toro Rosso | Honda | 1'33.025 | 2.996 | 226.081 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Netflix lança trailer da série do Senna; assista
Locação e crédito salvam o ano sem benefício ao consumidor
Toyota dá mais detalhes sobre o Corolla Cross de Stock Car
Vendas em novembro: BYD passa Nissan e mercado cresce quase 20%
Celebrando 1 Ano de Gulf no País com F1 da Williams, Albon e mais
Equinox 2025: como se compara a Territory, Compass e Corolla Cross?
F1: McLaren não vai impedir ida de Bortoleto para Sauber