O Chevrolet Suburban seria um dos modelos que estaria em estudo para compor os 20 lançamentos prometidos para o Brasil. Em conversa com uma fonte ligada à marca durante nossa visita à sede mundial da GM, em Detroit, o executivo disse que estava confiante na aprovação do modelo.
Por aqui, o Suburban chegaria em versão top de linha como parte dos 20 lançamentos de novos produtos até 2022 anunciados pelo presidente da GM América do Sul, Carlos Zarlenga, em meados de maio.
GM Mercosul nega
Após a repercussão desta informação, um porta-voz da GM Mercosul entrou em contato com a redação do Motor1.com Brasil para negar veementemente a possibilidade do Suburban ser lançado no Brasil. Ao questionar se ao menos estaria nos planos, conforme a fonte havia dito, a resposta foi a de que o Suburban não virá ao nosso mercado.
Sobre o Suburban
Bem maior que qualquer modelo da Chevrolet vendido atualmente no país, o Suburban é grande, muito grande. São 5,69 m de comprimento, 3,30 m de entre-eixos e 2,04 m de largura. Pesando 2.721 kg, tem debaixo do capô um motor V8 de 5.3 litros que entrega 355 cv e 39,3 kgfm - dados da versão Premier.
O que tornaria o Suburban um modelo único em nosso mercado é a capacidade (real) para transportar sete pessoas, sendo a segunda fileira formada por bancos individuais enquanto a última fila acomoda três ocupantes, todos com o mesmo espaço disponível para as pernas. Ou seja, ninguém precisa viajar com os joelhos elevados ou apertados. Além disso, mesmo com todos os ocupantes, ainda há um amplo porta-malas com 900 litros de capacidade. Se rebater os bancos traseiros, a capacidade sobe para impressionantes 3.429 litros.
Outros SUVs na mira?
Embora a GM Mercosul tenha negado o Suburban para o Brasil, a montadora tem outras possibilidades tangíveis. Recentemente registrou no INPI as patentes do GMC Terrain, um SUV de porte semelhante ao do Equinox, porém ainda mais luxuoso. Sobre a possibilidade de utilizar outra marca aqui no Brasil, o executivo afirmou que todas as novidades serão “sempre Chevrolet”.
Outro modelo registrado há mais tempo foi o Chevrolet Traverse, SUV maior que o Equinox e com sete lugares. Diferente do Suburban, o Traverse tem foco mais familiar, sem aquela pegada de carro do FBI.
O sucesso do Equinox parece ter mostrado novas possibilidades para a Chevrolet no Brasil. Com uma generosa gama de utilitários nos Estados Unidos, a Chevrolet pode aproveitar a expansão do segmento com modelos já consagrados lá fora.
Por Fábio Trindade, de Detroit, Michigan
Viagem a convite da GM Mercosul
Atualizado às 17h09 de 06 de junho de 2018