Vendas diretas: Jeep Compass garante pódio em maio
Jeep Renegade e Nissan Kicks também asseguram lugar no top 10
As vendas diretas representaram 40,91% do total de 194.922 automóveis e comerciais leves novos emplacados em maio. A Fiat foi a líder entra as montadoras pelo terceiro mês consecutivo, com 19,47% de participação de mercado. Na disputa pelo segundo lugar, a Volkswagen (16,95%) retomou a posição perdida para a Chevrolet (16,69%) em abril. A novidade ficou por conta da Jeep (8,24%) em quinto, logo atrás da Ford (10,50%).
AUTOMÓVEIS
Repetindo a dose de abril, o Chevrolet Onix (5.769) liderou entre os automóveis, com quase 2,2 mil unidades de vantagem sobre o VW Gol (3.591), quinto no último ranking. A grande surpresa do mês foi a Jeep, que emplacou Compass (3.313) e Renegade (3.223) na terceira e na quarta posições, ambos com mais de 59% das vendas concentradas nesta modalidade.
Preferido em março, o Ford Ka (3.184) caiu para quinto, mas ainda com boa vantagem sobre o Chevrolet Prisma (2.011), o líder entre os sedãs. Terceiro em abril, o Renault Sandero (1.820), superado por pouco pelo VW Voyage (1.845), perdeu cinco posições. Em nono, o Nissan Kicks (1.763) assegurou a presença de três SUVs no top 10, que foi completado pelo Ford Ka Sedan (1.749).
Em mês forte, o Nissan Versa (1.581) ficou próximo do pelotão da frente graças aos mais de 60% de composição de vendas. Atrás do VW Virtus (1.423), em 14º, o Argo (1.413) foi o melhor representante da líder entre as montadoras. Reforçando que sua força está concentrada no varejo, o Hyundai HB20 (1.175) foi apenas o 18º, com menos de 14% de participação.
Ainda sem muita representatividade nas vendas diretas, o Renault Kwid (840) vendeu menos do que o Toyota Etios Hatch (858). Já o Honda HR-V (326), em 39º, foi o menos dependente da modalidade dentre os 50 modelos mais vendidos (8,92%). Principal novidade no ranking de maio, o VW Tiguan fechou o top 50 com 180 emplacamentos, mais de ¾ do total comercializado do modelo no período.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
MAI 18 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
5.769 |
38,42% |
15.015 |
2º |
VW GOL |
3.591 |
62,13% |
5.780 |
3º |
JEEP COMPASS |
3.313 |
59,60% |
5.559 |
4º |
JEEP RENEGADE |
3.223 |
73,62% |
4.378 |
5º |
FORD KA |
3.184 |
41,68% |
7.639 |
6º |
CHEVROLET PRISMA |
2.011 |
40,04% |
5.022 |
7º |
VW VOYAGE |
1.845 |
79,42% |
2.323 |
8º |
RENAULT SANDERO |
1.820 |
49,11% |
3.706 |
9º |
NISSAN KICKS |
1.763 |
55,28% |
3.189 |
10º |
FORD KA SEDAN |
1.749 |
59,84% |
2.923 |
11º |
NISSAN VERSA |
1.581 |
62,17% |
2.543 |
12º |
TOYOTA COROLLA |
1.528 |
31,48% |
4.854 |
13º |
HYUNDAI CRETA |
1.425 |
37,10% |
3.841 |
14º |
VW VIRTUS |
1.423 |
33,32% |
4.271 |
15º |
FIAT ARGO |
1.413 |
30,18% |
4.682 |
16º |
FORD ECOSPORT |
1.255 |
38,36% |
3.272 |
17º |
FIAT MOBI |
1.236 |
30,72% |
4.023 |
18º |
HYUNDAI HB20 |
1.175 |
13,80% |
8.513 |
19º |
CHEVROLET SPIN |
1.095 |
64,04% |
1.710 |
20º |
RENAULT LOGAN |
1.050 |
77,72% |
1.351 |
21º |
CHEVROLET COBALT |
1.030 |
65,23% |
1.579 |
22º |
VW POLO |
1.025 |
18,21% |
5.628 |
23º |
RENAULT DUSTER |
980 |
72,01% |
1.361 |
24º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
858 |
25,53% |
3.361 |
25º |
RENAULT KWID |
840 |
19,22% |
4.371 |
26º |
FIAT CRONOS |
793 |
25,19% |
3.148 |
27º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
769 |
31,11% |
2.472 |
28º |
HYUNDAI HB20S |
507 |
20,18% |
2.512 |
29º |
RENAULT CAPTUR |
507 |
29,84% |
1.699 |
30º |
FIAT UNO |
493 |
69,93% |
705 |
31º |
HONDA FIT |
464 |
23,27% |
1.994 |
32º |
PEUGEOT 2008 |
455 |
58,94% |
772 |
33º |
NISSAN MARCH |
442 |
51,76% |
854 |
34º |
VW FOX/CROSS FOX |
442 |
14,09% |
3.138 |
35º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
434 |
25,82% |
1.681 |
36º |
FIAT DOBLÒ |
406 |
89,62% |
453 |
37º |
FIAT WEEKEND |
370 |
98,67% |
375 |
38º |
FIAT SIENA |
354 |
24,16% |
1.465 |
39º |
HONDA HR-V |
326 |
8,92% |
3.656 |
40º |
FORD FOCUS FASTBACK |
318 |
70,98% |
448 |
41º |
HONDA CIVIC |
301 |
11,76% |
2.560 |
42º |
PEUGEOT 208 |
280 |
41,85% |
669 |
43º |
HONDA CITY |
271 |
23,14% |
1.171 |
44º |
TOYOTA HILUX SW4 |
253 |
21,30% |
1.188 |
45º |
CHEVROLET TRACKER |
252 |
11,38% |
2.215 |
46º |
FORD FUSION |
251 |
59,62% |
421 |
47º |
VW SPACE FOX |
246 |
68,91% |
357 |
48º |
CITROËN C4 LOUNGE |
244 |
75,08% |
325 |
49º |
FORD FIESTA |
183 |
11,91% |
1.536 |
50º |
VW TIGUAN |
180 |
76,27% |
236 |
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
MAI 18 |
1º |
FIAT STRADA |
5.311 |
95,16% |
5.581 |
2º |
FIAT TORO |
4.119 |
82,66% |
4.983 |
3º |
VW SAVEIRO |
3.750 |
89,73% |
4.179 |
4º |
CHEVROLET S10 |
1.705 |
56,46% |
3.020 |
5º |
FORD RANGER |
1.175 |
80,87% |
1.453 |
6º |
FIAT FIORINO |
920 |
83,18% |
1.106 |
7º |
TOYOTA HILUX |
902 |
30,40% |
2.967 |
8º |
CHEVROLET MONTANA |
887 |
92,11% |
963 |
9º |
VW AMAROK |
767 |
51,30% |
1.495 |
10º |
RENAULT DUSTER OROCH |
616 |
60,75% |
1.014 |
11º |
RENAULT MASTER |
394 |
68,28% |
577 |
12º |
MITSUBISHI L200 |
306 |
30,97% |
988 |
13º |
NISSAN FRONTIER |
226 |
43,30% |
522 |
14º |
RENAULT KANGOO |
122 |
97,60% |
125 |
15º |
FIAT DUCATO |
105 |
67,31% |
156 |
16º |
HYUNDAI HR |
91 |
19,32% |
471 |
17º |
PEUGEOT PARTNER |
90 |
90,91% |
99 |
18º |
PEUGEOT EXPERT |
89 |
100,00% |
89 |
19º |
CITROËN JUMPY |
88 |
85,44% |
103 |
20º |
RAM 2500 |
59 |
84,29% |
70 |
21º |
IVECO DAILY 3514 |
4 |
2,31% |
173 |
22º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
4 |
7,14% |
56 |
23º |
CITROËN JUMPER |
3 |
60,00% |
5 |
24º |
VW EXPRESS |
3 |
100,00% |
3 |
25º |
CITROËN BERLINGO |
2 |
100,00% |
2 |
26º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
2 |
8,33% |
24 |
27º |
IVECO DAILY |
1 |
10,00% |
10 |
28º |
PEUGEOT BOXER |
1 |
100,00% |
1 |
Fonte: Fenabrave
Galeria: Jeep Compass Night Eagle
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Ex-CEO da Nissan, Ghosn diz que fusão com a Honda é uma "jogada desesperada"
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Avaliação Fiat Pulse Hybrid: o primeiro híbrido leve da marca vale a pena?
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?