Levantamento divulgado nesta semana pela empresa de consultoria J.D. Power acaba de apontar a Toyota como marca líder no índice de satisfação em vendas no Brasil em 2018 (Sales Satisfaction Index). Promovido entre os meses fevereiro e maio, o estudo levou em consideração cinco aspectos distintos (processo de entrega, negociação, test-drive, instalações da concessionárias e vendedor) e classificou a gigante japonesa com 845 pontos, de um total de 1.000. Em segundo lugar ficou a Hyundai CAOA, com 833 pontos.
Realizada anualmente, a pesquisa toma sempre como base a participação de proprietários de veículos novos que fecharam negócio há pelo menos 1 ou 12 meses. O objetivo é ouvir os clientes quanto às experiências vivenciadas com serviços na rede de concessionárias, de modo a avaliar itens relacionados à venda (o estudo, vale lembrar, não diz respeito à satisfação no pós-venda). Neste ano, 4.387 pessoas foram ouvidas e a média geral obtida entre as marcas generalistas foi de 805 pontos.
Além de avaliar a reputação de marcas populares, o levantamento deste ano classificou também o desempenho de fabricantes de luxo. Neste mercado, a BMW despontou como detentora dos clientes mais satisfeitos (818 pontos), seguida por Land Rover (808) e Audi (805). A média geral neste caso foi de 800 pontos.
Marca | Pontuação |
Toyota | 845 |
Hyundai CAOA | 833 |
Hyundai HMB | 830 |
Nissan | 828 |
Honda | 823 |
Peugeot | 816 |
Jeep | 813 |
Média Geral | 805 |
Volkswagen | 803 |
Ford | 801 |
Chevrolet | 799 |
Mitsubishi | 789 |
Citroën | 786 |
Renault | 781 |
Fiat | 778 |
Marca | Pontuação |
BMW | 818 |
Land Rover | 808 |
Audi | 805 |
Média Geral | 800 |
Mercedes-Benz |
785
|
Fonte: J.D. Power
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Projeção: um 'Toyota Jimny' poderia levar os fãs de 4x4 à loucura
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida