O GP de Mônaco teve apenas um nome em todos os dias de ação na pista: Daniel Ricciardo. Neste domingo ele liderou do início ao fim a prova nas ruas do principado, permanecendo à frente até mesmo depois de voltar de seu único pit stop.
O australiano chegou a reportar problemas de potência durante o evento, o que fez o segundo colocado, Sebastian Vettel, se aproximar em algumas vezes, mas o alemão da Ferrari não conseguir estragar o fim de semana do australiano.
Lewis Hamilton, que também fez queixas à equipe, mas falando dos pneus, terminou na terceira posição. Kimi Raikkonen e Valtteri Bottas completaram o top-5.
Largando da última posição, Max Verstappen conseguiu chegar à zona de pontuação, finalizando a corrida em nono.
A largada para o GP de Mônaco foi limpa e Daniel Ricciardo manteve a ponta tranquilamente. Os 11 primeiros mantiveram suas posições na primeira volta. Max Verstappen conseguiu subir duas posições, chagando à 18ª colocação.
O holandês conseguiu mais um posto no quinto giro, ultrapassando Marcus Ericsson.
Ao mesmo tempo, a FIA anunciava uma punição a Sergey Sirotkin, que não tinha os pneus fixados até três minutos antes do início da prova. Com isso, o russo teve que pagar 10 segundos de stop and go.
Na 10ª volta, Lance Stroll apareceu com a asa dianteira e o pneu esquerdo danificados. O canadense foi para os pits para a equipe consertar o estrago. A essa altura, Verstappen já era o 14º colocado.
Hamilton fez sua primeira parada na volta 12, colocando ultramacios, na tentativa de permanecer na pista até o fim.
Vettel e Ricciardo fizeram suas paradas nas voltas 16 e 17, respectivamente, também optando pelo composto ultramacio.
A partir da 25ª volta, Ricciardo reportava falta de potência em seu carro. Com isso, Vettel se aproximou do australiano, mas aos poucos o ritmo da Red Bull voltava a afastar o alemão.
Em terceiro, Hamilton reclamava muito da granulação dos pneus, mas era acalmado pela equipe, que pedia para ele manter o ritmo.
Finalmente, na 49ª volta, Verstappen fez sua parada nos pits para colocar pneus hipermacios. O holandês estava em nono e retornou em 11º.
Com problemas de câmbio, Fernando Alonso foi obrigado a abandonar na 54ª volta. O espanhol retornava a Mônaco, depois de se ausentar em 2017 para fazer as 500 Milhas de Indianápolis.
Na 58, Verstappen manobrou sobre Sainz pela nona posição na chicane da saída do túnel. O espanhol reclamou que o holandês cortou caminho, mas os comissários não entenderam assim.
Na 72º volta, o piloto da casa, Charles Leclerc, perdeu os freios na saída do túnel e acertou em cheio a traseira de Brendon Hartley, sendo obrigado a abandonar e fazendo com que o neozelandês fosse aos boxes para fazer o mesmo. O safety car virtual foi acionado.
Na volta, Ricciardo manteve boa distância para Vettel e garantiu a segunda vitória do ano. O australiano também havia triunfado na China. Vettel confirmou a segunda colocação e Hamilton fechou o pódio.
A próxima etapa da Fórmula 1 acontece no Canadá, no dia 10 de junho.
Cla | # | Piloto | Chassis | Motor | Voltas | Tempo | Gap | Intervalo | km/h | Pits | Pontos | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 3 | Daniel Ricciardo | Red Bull | TAG | 78 | - | 1 | 25 | |||||
2 | 5 | Sebastian Vettel | Ferrari | Ferrari | 78 | 7.336 | 7.336 | 7.336 | 1 | 18 | |||
3 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 78 | 17.013 | 17.013 | 9.677 | 1 | 15 | |||
4 | 7 | Kimi Raikkonen | Ferrari | Ferrari | 78 | 18.127 | 18.127 | 1.114 | 1 | 12 | |||
5 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | Mercedes | 78 | 18.822 | 18.822 | 0.695 | 1 | 10 | |||
6 | 31 | Esteban Ocon | Force India | Mercedes | 78 | 23.667 | 23.667 | 4.845 | 1 | 8 | |||
7 | 10 | Pierre Gasly | Toro Rosso | Honda | 78 | 24.331 | 24.331 | 0.664 | 1 | 6 | |||
8 | 27 | Nico Hulkenberg | Renault | Renault | 78 | 24.839 | 24.839 | 0.508 | 1 | 4 | |||
9 | 33 | Max Verstappen | Red Bull | TAG | 78 | 25.317 | 25.317 | 0.478 | 1 | 2 | |||
10 | 55 | Carlos Sainz Jr. | Renault | Renault | 78 | 1'09.013 | 1'09.013 | 43.696 | 1 | 1 | |||
11 | 9 | Marcus Ericsson | Sauber | Ferrari | 78 | 1'09.864 | 1'09.864 | 0.851 | 1 | ||||
12 | 11 | Sergio Perez | Force India | Mercedes | 78 | 1'10.461 | 1'10.461 | 0.597 | 1 | ||||
13 | 20 | Kevin Magnussen | Haas | Ferrari | 78 | 1'14.823 | 1'14.823 | 4.362 | 1 | ||||
14 | 2 | Stoffel Vandoorne | McLaren | Renault | 77 | 1 lap | 1 volta | 1 volta | 2 | ||||
15 | 8 | Romain Grosjean | Haas | Ferrari | 77 | 1 lap | 1 volta | 0.000 | 2 | ||||
16 | 35 | Sergey Sirotkin | Williams | Mercedes | 77 | 1 lap | 1 volta | 0.000 | 3 | ||||
17 | 18 | Lance Stroll | Williams | Mercedes | 76 | 2 laps | 2 voltas | 1 volta | 3 | ||||
dnf | 16 | Charles Leclerc | Sauber | Ferrari | 70 | 8 laps | 8 voltas | 6 voltas | 1 | Acidente | |||
dnf | 28 | Brendon Hartley | Toro Rosso | Honda | 70 | 8 laps | 8 voltas | 0.000 | 2 | Acidente | |||
dnf | 14 | Fernando Alonso | McLaren | Renault | 52 | 26 laps | 26 voltas | 18 voltas | 1 | Câmbio |
Fonte: Motorsport.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Netflix lança trailer da série do Senna; assista
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Toyota dá mais detalhes sobre o Corolla Cross de Stock Car
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Celebrando 1 Ano de Gulf no País com F1 da Williams, Albon e mais
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
F1: McLaren não vai impedir ida de Bortoleto para Sauber