O treino classificatório para o GP de Mônaco começou com uma má notícia para Max Verstappen. Após o acidente com o holandês no 3º treino livre, a Red Bull teve que trocar a caixa de câmbio e ele perderá cinco posições no grid.
Na pista, todos os pilotos entraram com o composto hipermacio e após vários deles passarem pela primeira posição, Daniel Ricciardo fez 1min12s013 quando restavam 10 minutos para o fim do Q1, seis décimos mais rápido que Kimi Raikkonen, o segundo até então.
Pouco tempo depois, Sebastian Vettel diminuiu a diferença para o australiano, mas ainda ficou a quatro décimos. Lewis Hamilton aparecia com a terceira melhor marca restando seis minutos.
Valtteri Bottas chegou a ficar entre os últimos cinco, mas nos minutos finais fez o terceiro melhor tempo.
No final, os eliminados no Q1 foram Brendon Hartley, Marcus Ericsson, Lance Stroll, Kevin Magnussen e Max Verstappen, que sequer foi à pista.
No Q2, os pilotos da Mercedes arriscaram o composto ultramacio, já os outros continuaram com o hipermacio.
Ricciardo continuou dando as cartas, com 1min11s353, novo recorde da pista. Vettel e Raikkonen vinham logo atrás.
A Mercedes optou pelos hipermacios restando seis minutos para o fim do Q2, já que Bottas e Hamilton estavam entre os eliminados, até então. E naturalmente, ambos conseguiram marcas confortáveis logo na primeira volta rápida.
Ainda deu tempo para Ricciardo diminuir ainda mais seu recorde, com 1min11s278. Raikkonen e Vettel vinham logo atrás.
Os eliminados do Q2 foram: Nico Hulkenberg, Stoffel Vandoorne, Sergey Sirotkin, Charles Leclerc e Romain Grosjean.
Os 12 minutos do Q3 prometiam ser emocionantes, já que mesmo com o domínio de Ricciardo, a Ferrari se aproximou do australiano.
O piloto da Red Bull começou correspondendo às expectativas e baixou ainda mais o recorde da pista, com 1min10s810. Antes da última tentativa, Hamilton era o segundo, Vettel o terceiro e Raikkonen o quarto.
Mas nada mudou em relação ao pole, com Riccirado conseguindo o feito pela segunda vez na carreira. Vettel conseguiu superar Hamilton no fim e largará ao lado do australiano. O inglês terá Raikkonen ao seu lado.
O GP de Mônaco acontece neste domingo, às 10h10, horário de Brasília.
Cla | # | Piloto | Chassi | Motor | Tempo | Gap | km/h |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 3 | Daniel Ricciardo | Red Bull | TAG | 1'10.810 | 169.654 | |
2 | 5 | Sebastian Vettel | Ferrari | Ferrari | 1'11.039 | 0.229 | 169.107 |
3 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 1'11.232 | 0.422 | 168.648 |
4 | 7 | Kimi Raikkonen | Ferrari | Ferrari | 1'11.266 | 0.456 | 168.568 |
5 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | Mercedes | 1'11.441 | 0.631 | 168.155 |
6 | 31 | Esteban Ocon | Force India | Mercedes | 1'12.061 | 1.251 | 166.708 |
7 | 14 | Fernando Alonso | McLaren | Renault | 1'12.110 | 1.300 | 166.595 |
8 | 55 | Carlos Sainz Jr. | Renault | Renault | 1'12.130 | 1.320 | 166.549 |
9 | 11 | Sergio Perez | Force India | Mercedes | 1'12.154 | 1.344 | 166.493 |
10 | 10 | Pierre Gasly | Toro Rosso | Honda | 1'12.221 | 1.411 | 166.339 |
11 | 27 | Nico Hulkenberg | Renault | Renault | 1'12.411 | 1.601 | 165.902 |
12 | 2 | Stoffel Vandoorne | McLaren | Renault | 1'12.440 | 1.630 | 165.836 |
13 | 35 | Sergey Sirotkin | Williams | Mercedes | 1'12.521 | 1.711 | 165.651 |
14 | 16 | Charles Leclerc | Sauber | Ferrari | 1'12.714 | 1.904 | 165.211 |
15 | 8 | Romain Grosjean | Haas | Ferrari | 1'12.728 | 1.918 | 165.179 |
16 | 28 | Brendon Hartley | Toro Rosso | Honda | 1'13.179 | 2.369 | 164.161 |
17 | 9 | Marcus Ericsson | Sauber | Ferrari | 1'13.265 | 2.455 | 163.969 |
18 | 18 | Lance Stroll | Williams | Mercedes | 1'13.323 | 2.513 | 163.839 |
19 | 20 | Kevin Magnussen | Haas | Ferrari | 1'13.393 | 2.583 | 163.683 |
20 | 33 | Max Verstappen | Red Bull | TAG |
Fonte: Motorsport.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Netflix lança trailer da série do Senna; assista
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Toyota dá mais detalhes sobre o Corolla Cross de Stock Car
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Celebrando 1 Ano de Gulf no País com F1 da Williams, Albon e mais
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
F1: McLaren não vai impedir ida de Bortoleto para Sauber